.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 21/08/2007 - 14:34 - Veja vídeos de títulos e momentos históricos do Vasco

Em 109 anos de história, comemorados nesta terça-feira, a torcida do Vasco festejou a conquista do charmoso Campeonato Carioca por 22 vezes. Roberto Dinamite, Romário, Jardel e Pedrinho são alguns dos protagonistas desta trajetória nos vídeos que o GLOBOESPORTE.COM selecionou para lembrar o aniversário do clube. Entre neste túnel do tempo e veja as imagens que foram eternizadas por grandes talentos do futebol.

Clique aqui para assistir aos vídeos.

Ao lado de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, o Vasco forma a galeria dos times tetracampeões do Campeonato Brasileiro. As conquistas vieram em 1974, 1989, 1997 e 2000. Nesta terça-feira, data dos 109 anos de história clube, o GLOBOESPORTE.COM relembra, com vídeos, alguns dos momentos mais marcantes dos três últimos títulos. Sorato, Edmundo, Romário, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano são astros que estarão sempre na memória dos torcedores por essas e tantas outras glórias. Assista!

Clique aqui para assistir aos vídeos.

Um clube com 109 anos, comemorados nesta terça-feira, tem muitas histórias para contar. No Vasco, alguns momentos marcantes entraram para a vitoriosa galeria de conquistas do time e são relembrados pelo GLOBOESPORTE.COM. Nos vídeos abaixo, assista aos emociantes títulos da Taça Libertadores de 1998 e da Copa Mercosul de 2000. Separamos também uma homenagem ao centenário do clube no Carnaval do Rio de Janeiro e o feito de Romário, ao alcançar o milésimo gol da carreira.

Clique aqui para assistir aos vídeos.

O Vasco comemora 109 anos, nesta terça-feira, dia 21 de agosto. Difícil eleger seu feito mais importante, mas seria imprudente deixar de destacar o fato de o clube não ter concordado com imposições de Flamengo, Fluminense e Botafogo para retirar de seu elenco jogadores negros e pobres, em 1924. Antes disso, em 1904, o Vasco elegeu o primeiro presidente mulato, Cândido José de Araújo.

As comemorações começaram no último sábado, quando uma estátua em homenagem a Romário foi inaugurada em São Januário, atrás do gol em que o Baixinho marcou o milésimo, em 20 de maio. Nesta terça, a festa começou às 6h com alvoradas (queima de fogos), nas cinco sedes (São Januário, Calabouço, Lagoa, Barra e Washington Luiz). À noite, há a Sessão Solene do Conselho Deliberativo, na Sede Náutica da Lagoa. No mesmo local, o clube organizará uma grande festa no sábado.

Pode soltar o grito, torcedor vascaíno. Comemore o aniversário do clube e a ótima fase do time. "Vou torcer para o Vasco ser campeão. São Januário, meu caldeirão. Vasco, tua glória é tua história. É relembrar o Expresso da Vitória. Contra o River Plate, sensacional. Gol do Juninho, no Monumental. Olê, olê, olê, olê, olê, olê, olá. Sou vascaíno e o sentimento não pode parar."

Expresso do vitória

O Expresso da vitória nasceu em 1947. No ano seguinte, com Ademir, um dos maiores jogadores que já vestiram a camisa cruzmaltina, o Vasco conquistou o primeiro titulo Sul-Americano para o Brasil. Imbatível, o time serviu de base para a seleção brasileira, em 1950, com cinco atletas em campo.

Maior ídolo

Roberto Dinamite, que subiu para o time profissional em 1971, foi o atleta que mais jogos disputou pelo Vasco. Porém, os recordes não param por aí: ele foi o maior artilheiro do clube cruzmaltino e foi também quem mais marcou gols em Campeonatos Cariocas, Brasileiros e nos estádios Maracanã e São Januário.

Anos de ouro (1997-2000)

Neste período, três personagens de enorme importância na história do clube se destacaram: Edmundo, Romário e Juninho Pernambucano. Poucas equipes conquistaram tantos títulos no intervalo de apenas quatro anos.

Em 1997, o Vasco foi tricampeão brasileiro, com show de Edmundo. O atacante marcou seis vezes contra o União São João e quebrou o recorde de gols em um só jogo em Brasileiros. E se tornou, na ocasião, o maior goleador em uma edição do campeonato.

No ano de seu centenário, a torcida ganhou o grande presente: o Vasco foi campeão da Libertadores, com grande exibições de Juninho Pernambucano. Dois anos depois, mais duas belas conquistas. O Gigante da Colina venceu a Mercosul e sagrou-se tetracampeão brasileiro, já com Romário de volta ao time. Na final do torneio sul-americano, o Vasco foi responsável por uma das maiores viradas da história do futebol. O time perdia por 3 a 0 para o Palmeiras, no Palestra Itália, e conseguiu virar o placar para 4 a 3.

São Januário

Ver o time vencer dentro de seu estádio, diante de sua torcida, é o melhor momento do futebol. Os vascaínos, mais que todos os outros cariocas, podem dizer com orgulho que já assistiram a muitas vitórias em casa. O Vasco é o único clube do Rio de Janeiro que tem um estádio particular.

São Januário foi construído em apenas dez meses, no ano de 1927, com recursos de sócios e torcedores. Chegou a ser o maior palco do futebol na América do Sul. Por lá, até a seleção brasileira desfilou.

O estádio teve papel importante não apenas no cenário esportivo, mas em eventos políticos e culturais. Além de Heitor Villa-Lobos e desfiles de escolas de samba, a Colina Histórica testemunhou o presidente Getúlio Vargas assinar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1941.

Fonte: GloboEsporte.com


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique