.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 15/08/2007 - 00:21 - Eurico fala sobre a Timemania; clubes vão à Justiça

Em entrevista à Rádio Tupi, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, que na última terça-feira (14/08) esteve no Palácio do Planalto, em Brasília, onde o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Timemania, falou sobre a loteria. O dirigente não aceita desistir de um processo no valor de R$ 11 milhões com o INSS, cujo parecer lhe foi favorável em instâncias preliminares.

"Há razões que estão sendo discutidas que, pelo menos no nosso caso, entendemos que não somos devedores daquilo que nos está sendo cobrado. Não vamos renunciar a isso e nos tornar devedores por uma confissão. Isso é algo que precisa ser pré-esclarecido. De uma maneira geral, a Timemania era algo fundamental para todos os clubes".

O governo federal manteve na regulamentação da Timemania a obrigatoriedade aos times de futebol participantes de desistirem das ações na Justiça contra a União, caso queiram participar da loteria criada exclusivamente para tirá-los do atoleiro das dívidas com a Receita e a Fazenda Nacionais, o FGTS e o INSS. Os clubes que quiserem participar do programa de financiamento das dívidas com a União por até 240 meses terão de abrir mão de suas ações.

Em seu discurso, Lula não se mostrou favorável à adoção imediata do modelo empresarial de gestão nos clubes:

- Vejo gente dizer que é preciso profissionalizar os clubes, que o clube tem de virar empresa, como se fosse num toque de mágica. E, aí, o clube-empresa virou patrocínio de empresa, que põe o nome dela na camiseta, que um torcedor como eu não pode usar, porque não posso fazer merchandising de empresas que pagam o clube.

Fonte: NETVASCO, Estadão, Lance

No dia da sanção da Timemania, nova loteria federal com o objetivo de sanear as contas dos clubes brasileiros, os principais times do país já articulavam para entrar na Justiça contra um dos dispositivos da lei.

O alvo de contestação dos cartolas é o mecanismo pelo qual, para ter seus débitos fiscais parcelados, eles são obrigados a desistir das disputas na Justiça em torno das dívidas. "Basicamente, nós vamos nos insurgir contra a renúncia das ações", disse o presidente do Vasco, Eurico Miranda.

Pela regra da Timemania, parte do dinheiro será destinada aos clubes para pagarem débitos, que serão parcelados com descontos. O problema é que os clubes dizem que não podem desistir de ações em que eles podem ganhar do governo. Defendem que os processos continuem correndo na Justiça e, em caso de vitória, o valor seja abatido de suas dívidas.

Os clubes devem se reunir nos próximos dias para decidir o que fazer.

O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, elogia a Timemania, mas também defende o recurso à Justiça para não ter de desistir das outras ações. "É o caminho mais viável, não tem para onde correr."

Juvêncio tentou fazer uma mudança neste item quando o projeto ainda estava no Congresso, mas acabou derrotado. O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, espera a reunião dos clubes, mas disse que o recurso à Justiça é "uma opção".

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., afirmou que "a Timemania não é obrigatória, adere quem quer". Alegou que "é uma oportunidade que os clubes têm para pagar suas dívidas e, se não estiverem interessados nessa alternativa que o governo deu, que é o marco zero para que possam se organizar, é um problema de cada um dos clubes".

Para Eurico, os times devem entrar na loteria e contestarem na Justiça a obrigação de abrir mão das ações. "Não discuto o que é da Justiça, é uma instância que a democracia construiu", disse o ministro.

Na cerimônia de regulamentação, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a fuga de jogadores para o exterior. "O moleque bateu uma bolinha com três anos e já tem empresário. Está certo que a economia está bem, mas tem de cuidar", disse Lula.

O presidente, no entanto, poupou os cartolas. "Hoje é muito fácil criticar os dirigentes, como se fosse fácil essa transformação do clube em empresa", afirmou.

O primeiro sorteio da Timemania deve ocorrer ainda neste ano. Ao todo, 80 clubes das séries A, B e C do Brasileiro podem participar. A nova loteria terá um sorteio por semana, aos sábados. O torcedor poderá marcar dez números entre os 80, e a loteria vai premiar apostadores que acertarem 7, 6, 5, 4 ou 3 números sorteados, além de pagar prêmios pelo acerto do "time do coração".

A TIMEMANIA

Como funciona: No total, 80 times terão os nomes incluídos na cartela. Cada apostador escolherá dez, sendo que sete serão sorteados. Os prêmios chegam a R$ 1 milhão

Pagamento: Da renda, 22% serão usados para quitar as dívidas fiscais dos clubes, parceladas em 20 anos com descontos de multas

Livres: Os times não poderão sofrer execuções judiciais e poderão voltar a receber financiamentos público

Condição: Para aderir à loteria, os clubes têm que desistir de contestar as dívidas em discussão na Justiça

Fonte: Folha de São Paulo


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique