.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 19/03/2007 - 01:45 - Descoberto 'gol perdido' de Romário em decisão contra o Urubu

Segundo suas estatísticas pessoais a essa altura já aceitas pela maioria da imprensa esportiva, incluindo aí o site da Fifa, Romário tem 998 gols marcados como jogador amador e profissional e está a apenas dois do tão sonhado milésimo.

Entretando, o pesquisador do futebol carioca Alexandre Mesquita, autor de vários trabalhos sobre o tema (o mais recente deles é o livro "Clássico Vovô", em co-autoria com Jefferson Almeida), revelou à NETVASCO que há pelo menos um gol do Baixinho que jamais entrou em nenhum levantamento feito até hoje. E não se trata de um gol qualquer: ele foi feito em cima do arqui-rival Flamengo, numa decisão, e acabou valendo um título ao Vasco.

O gol "inédito" foi marcado no dia 19 de dezembro de 1984, uma quarta-feira, em São Januário, no segundo jogo da decisão do Campeonato Estadual de Juniores daquele ano. A partida terminou empatada por 1 a 1. Na finalíssima, disputada no sábado seguinte no Maracanã, um empate sem gols deu o título ao Vasco - o que torna razoável afirmar que o Baixinho fez o gol do título vascaíno.

As finais do Estadual de Juniores de 1984 foram as últimas partidas de Romário nas categorias de base do Vasco. Campeão e artilheiro da competição, em fevereiro de 1985 o Baixinho já fazia sua estréia entre os profissionais do clube, enfrentando o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro.


Vasco campeão do Estadual de Juniores 1984, com Régis, Romário e Mazinho no time

A decisão

Os jogos da decisão foram os seguintes:

Data                  Local        Jogo                    Romário


16/12/1984 Domingo Maracanã Flamengo 1 x 3 Vasco -
19/12/1984 4ª-feira S. Januário Vasco 1 x 1 Flamengo 1 gol
22/12/1984 Sábado Maracanã Flamengo 0 x 0 Vasco -
O Vasco venceu o primeiro turno (Taça Guanabara) e o Flamengo o segundo (Taça Rio). Por ter feito a melhor campanha, o rival já iniciou a série melhor de quatro pontos com um de vantagem. Na época, a vitória valia dois pontos.

Na primeira partida, disputada no dia 16/12/1984, um domingo, no Maracanã, na preliminar do Fla-Flu que decidiu o Campeonato Estadual de profissionais (e que terminou com a vitória tricolor por 1 a 0), o Vasco venceu por 3 a 1, chegando a dois pontos contra um do Flamengo e invertendo, assim, a vantagem. Romário passou em branco. Os gols do Vasco foram marcados por Chico (2) e Santos e, o do Flamengo, por Gaúcho.

O segundo jogo foi realizado em São Januário, na noite do dia 19/12/1984, uma quarta-feira, e terminou com um empate por 1 a 1. Romário assinalou o gol vascaíno e Gilmar Popoca o do Flamengo. Com o resultado, o Vasco pulou para três pontos contra dois do rival, ficando assim a um empate do título.

A terceira e decisiva partida foi disputada no dia 22/12/1984, um sábado, no Maracanã. Ao Vasco bastava o empate e ao Flamengo só a vitória interessava. No final, o empate sem gols deu o título ao Clube da Colina.

O gol "perdido"

Chega a ser inacreditável que um gol tão importante na carreira de Romário possa ter permanecido "escondido" durante tanto tempo, mas é a pura verdade. O "gol perdido" do Baixinho não consta nem do levantamento publicado pela Revista Placar em 1997, nem das fichas do Departamento Técnico do Vasco (cujos registros "pulam" de novembro de 1984 para fevereiro de 1985), nem da relação divulgada recentemente por vários sites baseada nos números do próprio atacante:

Os registros do Vasco "pulam" de nov/1984 para fev/1985


A Revista Placar também ignorou o gol decisivo


Relação do GloboEsporte.com não traz gol de Romário em 19/12/1984


E agora, Romário?

Apesar de haver diversas provas documentais do gol descoberto pelo pesquisador Alexandre Mesquita, como por exemplo jornais da época, é muito pouco provável que Romário decida alterar sua relação de gols antes de atingir o milésimo. Afinal, quanto mais se aproxima da marca, menos o Baixinho parece disposto a incluir em sua listagem não só gols "perdidos", mesmo que comprovados, como também os assinalados em partidas não-oficiais. Um exemplo disso é o fato de, no dia 26 de dezembro do ano passado, por ocasião do jogo Amigos do Robinho 4 x 5 Amigos de Carlos Alberto, em que balançou as redes uma vez, o próprio jogador ter procurado o árbitro Oscar Roberto Godoy para dizer que não fazia questão que de a partida fosse registrada em súmula.




Fonte: NETVASCO




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique