Netvasco - 03/04 - 04:47 -
Vasco faz intercâmbio com federação nacional das Ilhas Cayman
O primeiro de uma série de intercâmbios de jogadores entre a Associação de Futebol das Ilhas Cayman (CIFA) e o clube profissional brasileiro C.R. Vasco da Gama já é uma realidade. Em uma recente entrevista coletiva, o presidente da CIFA, Jeffrey Webb, deu as boas-vindas oficiais às Ilhas Cayman ao jogador Diego Brandão, de 18 anos:
"Estamos muito felizes em ter Diego conosco como primeiro jogador do intercâmbio com o C.R. Vasco da Gama. Aproveito a oportunidade para dar-lhe as boas-vindas às Ilhas Cayman pois estou certo de que esta será, para Diego, uma viagem memorável tanto cultural quanto esportivamente", disse o presidente Jeffrey Webb.
O dirigente ressaltou a importância do intercâmbio Brasil-Cayman para o desenvolvimento do futebol local e informou que três jogadores de Cayman foram ao Brasil em 2004. No meio deste ano, será a vez de dois treinadores locais irem fazer um estágio no país do futebol:
"A presença aqui de jogadores brasileiros, ao mesmo tempo em que nossos jogadores e técnicos vão ao Brasil, significa que a comunidade futebolística de Cayman tem muitas oportunidades de aprender com a experiência desta grande nação do futebol", declarou Webb.
Os jogadores de Cayman que foram ao Brasil no ano passado foram Joseph Tatum, Jairo Sanches e o sub-14 Gabriel Godit. Eles passaram 45 dias (exceto o Godit, que ficou apenas 12 dias) treinando no Vasco e sendo submetidos ao regime profissional do clube. O principal articulador do intercâmbio foi o treinador da seleção nacional das Ilhas Cayman, o brasileiro Marcos Tinoco, que, no Brasil, dirigiu o CSA e, no mundo árabe, equipes do Catar e da Arábia Saudita.
O Ministro dos Serviços Comunitários, da Juventude e dos Esportes, Frank McField, que também esteve presente à cerimônia, destacou que o intercâmbio será um facilitador para o desenvolvimento da juventude das Ilhas Cayman e encorajou a CIFA a expandi-lo para outras áreas além da esportiva:
"Isso se encaixa prefeitamente na missão do ministério e será um grande incentivo para que os jogadores locais lutem por uma vaga nessa política de intercâmbios", declarou o ministro.
Diego Brandão, zagueiro, jogou no Grêmio (2000) e no São Paulo (2001) antes de chegar ao Vasco em 2002. Desde então, ele teve rápidas passagens pelo Verdy Kawasaki, do Japão, e também pela Seleção Brasileira Sub-20. Este não é o primeiro intercâmbio de que Diego participa. Em 1999, ele passou três meses treinando no Al Wahda, de Meca, na Arábia Saudita. Em Cayman, o zagueiro disputará o campeonato local pelo East End F.C. A competição tem o seu início previsto para setembro.
Diego declarou à imprensa local que considera as Ilhas Cayman um país muito bonito e parecido com o Brasil, e citou como vantagens do intercâmbio a obtenção de experiência internacional, o contato com uma cultura diferente e a oportunidade de melhorar o seu inglês.
As Ilhas Cayman são um território britânico situado no Caribe que, mesmo com apenas 259 km² de área e 35 mil habitantes, têm o quinto maior mercado financeiro do mundo e detêm o posto de maior paraíso fiscal do planeta.
No futebol, as Ilhas Cayman estão atualmente em 176º lugar no ranking da Fifa e, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, foram eliminadas logo na primeira fase da chave da Concacaf ao perderem para Cuba em casa (2 a 1) e fora (3 a 0).
 Da esquerda para a direita: Jeffrey Webb (presidente da CIFA), Marcos Tinoco (técnico da Seleção das Ilhas Cayman), dr. Frank McField (Ministro) e Diego Brandão
 Da esquerda para a direita: dr. Frank McField (Ministro), Diego Brandão (exibindo a camisa do Vasco) e Jeffrey Webb (presidente da CIFA)
 Da esquerda para a direita: os jogadores da seleção das Ilhas Cayman Joseph Tatum, Gabriel Godit (Sub-14) e Jairo Sanches com o treinador Marcos Tinoco em São Januário, em 2004.
Notícias originais (em inglês):
Fonte: NETVASCO, Cayman Net News
|