.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


Netvasco - 27/01 - 10:07 - Datafolha: A cada 100 paulistanos, um é vascaíno

A São Paulo que começou a jogar bola no século 19, que já teve no Pacaembu o maior estádio do país e que viu seus clubes colecionarem taças nacionais e internacionais chega hoje aos 450 anos já sem tanta vibração pelo futebol.

Pesquisa feita pelo Datafolha revela que, hoje, 20% dos paulistanos não torcem para nenhum time. O índice é 66,7% maior do que o registrado há dez anos (12%), bate os contigentes de palmeirenses (15%) e de santistas (7%) e iguala o de são-paulinos.

Coincidência ou não, após tantos anos de campeonatos confusos, bagunça nos bastidores, violência nas arquibancadas e aumento nos preços dos ingressos, a massa dos sem-time tornou-se a segunda maior da capital paulista.

Hoje, só perde para a do Corinthians, com 33% de preferência.

A pesquisa foi realizada entre 19 de novembro e 3 de dezembro do ano passado com 4.509 pessoas em toda a cidade, dividida em 19 áreas. A margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

"O preço do ingresso é muito alto. Quem mora distante tem que pegar duas ou três conduções, pagar uma fortuna. Não tem como ir ao estádio e, com isso, acaba se afastando do futebol depois de algum tempo", diz o economista Francisco Pessoa Faria.

Faz sentido. Segundo o Datafolha, que mapeou a paixão do torcedor por regiões, os paulistanos que declararam não ter um clube do coração se concentram nos bairros mais periféricos da cidade, como Marsilac, Freguesia do Ó, Lajeado, Cidade Dutra, Itaim Paulista, Grajaú e Guaianazes.

E, entre os sem-time, 74% têm uma renda familiar mensal inferior a cinco salários mínimos, o equivalente hoje a R$ 1.200.

Em contrapartida, os torcedores mais fiéis estão nos arredores dos estádios. O São Paulo é o time mais popular no Morumbi; o Corinthians, no Tatuapé. Embora não vença, o Palmeiras alcança seu maior índice nos bairros que circundam o Parque Antarctica.

A pesquisa é reveladora. E um alerta, numa era em que os dirigentes buscam elitizar ainda mais um esporte já tão de elite.

Vasco tem 1% da torcida de São Paulo

O dado já seria estranho em condições normais. E chega a causar ainda mais surpresa em uma pesquisa que indica uma relação evidente entre a força da torcida e a proximidade da sede do clube.

Distante 429 km do Rio de Janeiro, São Paulo registra um percentual significativo de flamenguistas: 2% em uma pesquisa que tem margem de erros de dois pontos para mais ou para menos.

Ou seja, no limite, os torcedores do Flamengo podem ser 4% dos moradores da capital paulista, e os santistas podem ser apenas 5%.

Em duas áreas da cidade, o Datafolha registrou 3% de incidência de flamenguistas. Isso acontece na área formada por bairros como Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela, Cidade Dutra, Marsilac e Parelheiros e pela que compreende os bairros de Água Rasa, Belém, Mooca e Tatuapé.

O dado revela a força do time carioca, que viveu sua melhor fase no início dos anos 80, quando conquistou três Campeonatos Brasileiros (80, 82 e 83), levantou a taça do Mundial interclubes (81) e contava com craques como Zico, Júnior, Leandro e Carpegiani.

Além dos grandes de São Paulo e do Flamengo, só mais um clube foi citado espontaneamente na pesquisa: o Vasco, outro carioca.

Segundo o Datafolha, 1% dos paulistanos torce para o time de São Januário, campeão nacional em 74, 89, 97 e 2000, os três últimos em cima de paulistas: São Paulo, Palmeiras e São Caetano.

Resumo

Corinthians - 33%
São Paulo - 20%
Palmeiras - 15%
Santos - 7%
Flamengo - 2%
Vasco - 1%
Outros - 2%
Nenhum - 20%

Instituto: Datafolha
Período: 19/11/2003 a 03/12/2003
Área: Município de São Paulo (SP)
Amostra: 4.509 pessoas
Margem de Erro: 2 pontos percentuais
Publicação: Folha de São Paulo, 25/01/2004

Fonte: Folha de São Paulo e NETVASCO




Comente esta notícia no FÓRUM NETVASCO

Comente esta notícia no CHAT NETVASCO

Receba boletins diários de Notícias da NETVASCO


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique