Tamanho da letra:
|

Vasco e Atlético-MG duelam com objetivos opostos no Brasileiro


Domingo, 16/10/2011 - 13:51

De um lado um time que vem lutando pelo título, mas que vive momento instável e quer a recuperação. Do outro um grande que vem fazendo campanha irregular e luta para sair da zona de rebaixamento. Mas um fato comum une os clubes: ambos chegam confiantes. No meio de semana, o Atlético-MG venceu o Santos. Já o Vasco empatou com o Atlético-PR, mas encostou em número de pontos no líder Corinthians. É neste clima que Vasco e Atlético-MG vão medir forças na noite deste domingo, às 18h (de Brasília), em São Januário.

Durante todo o Brasileiro, o Vasco mostrou uma regularidade e uma pegada que estiveram ausentes nos últimos jogos. O segundo tempo contra o Atlético-PR na ultima quinta foi apontado por todos como um retorno a essa fase. Diante de sua torcida, o time vai querer provar que não vai afinar na reta final do Brasileiro.

Já o Atlético-MG segue respirando por aparelhos, mas dando mostras de que não quer passar por mais um rebaixamento em sua história. Também na ultima quinta-feira, arrancou vitoria importante sobre o poderoso Santos de Neymar e espera conseguir novo resultado positivo para seguir sua caminhada visando a permanência na Primeira Divisão.

O Premiere transmite a partida para todo o Brasil através do sistema pay-per-view. Você também acompanha todos os lances, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Cristóvão Borges sofre com desfalques importantes. Havia a expectativa da recuperação de Eduardo Costa e Juninho Pernambucano, no entanto a dupla segue na preparação física e teve o retorno adiado. Romulo é outro lesionado. Felipe e Jumar estão suspensos. Nilton, Allan e Marcio Careca devem ser os substitutos. A outra dúvida fica em relação ao companheiro de ataque de Eder Luis. Elton é o favorito. Com isso, o Vasco vai a campo com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Marcio Careca; Nilton (Diego Rosa), Fellipe Bastos, Allan e Diego Souza; Eder Luis e Elton (Alecsandro).

Atlético-MG: Cuca bem que tentou fazer mistério, mas a falta de opções, já que vários jogadores estão lesionados ou suspensos, acabou fazendo com que o treinador revelasse o time que vai a campo, com Eron na esquerda, três volantes e Neto Berola entre os titulares. Provável equipe: Renan Ribeiro; Carlos César, Leonardo Silva, Werley e Eron; Serginho, Fillipe Soutto, Richarlyson e Renan Oliveira; Magno Alves e Neto Berola.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Felipe e Jumar estão suspensos em função do terceiro cartão amarelo. Eduardo Costa e Juninho Pernambucano seguem na preparação física e devem voltar apenas na próxima rodada. Romulo, com dores musculares na coxa esquerda, também está fora.

Atlético-MG: O Galo tem uma legião de desfalques neste domingo. Daniel Carvalho, Triguinho e Guilherme estão no departamento médico do clube. Como se não bastasse, Réver, Pierre e Bernard receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Santos e não enfrentam o Vasco

PENDURADOS

Vasco: Diego Souza, Eder Luis, Fagner, Juninho Pernambucano, Renato Silva e Romulo.

Atlético-MG: Guilherme Santos, Magno Alves, Mancini, Neto Berola, Patric, Renan Ribeiro e Toró.

O ÁRBITRO

Fabrício Neves Correa (RS) apita a partida, auxiliado por Julio Cesar Rodrigues Santos (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS). Ao todo, Fabrício Neves participou de dez jogos, aplicou 48 cartões amarelos (média de 4,8) e três vermelhos (média de 0,3), marcou 411 faltas (média de 41,1) e três pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,3 faltas por partida até o início da 30ª rodada. Destes amarelos, 22 foram para mandantes e 26 para visitantes. Ele ainda não apitou jogos do Galo e um dos cariocas na Série A deste ano: Cruzeiro 0 x 3 Vasco, pela 26ª rodada.

FIQUE DE OLHO

Vasco: Elton deve receber uma nova oportunidade como titular após marcar dois gols salvadores contra o Internacional. Fica a expectativa se ele ira manter o alto nível entrando desde o início

Atlético-MG: Por causa de sua inconstância desde que chegou ao Atlético-MG, Richarlyson perdeu espaço no clube. Titular contra o Vasco, ele quer provar, mais uma vez, à torcida e ao técnico Cuca que sua contratação não foi um erro. Ricky deve atuar como volante, encostado na esquerda, marcando os espaços para os avanços de Eron.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Estamos em um momento decisivo do campeonato e vamos ter mais um jogo complicado contra o Atlético-MG. Olhamos para trás e percebemos que muita coisa já passou e que cometemos muitos erros. Agora, nesta reta final, isto não pode se repetir. Vamos jogar em casa e vamos buscar essa vitória".

Cuca, técnico do Atlético-MG: "Temos seis problemas, meio time praticamente. Então é lógico que pesa. E o Vasco jogando pela liderança. A gente vai ter muita dificuldade, São Januário vai estar um caldeirão, vai estar cheio, e o time do Vasco está jogando muito bem. Mas estou otimista de fazer um bom jogo””.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Vasco e Atlético já se enfrentaram 12 vezes em São Januário na história dos Campeonatos Brasileiros. Foram sete vitórias do Vasco, três empates e dois triunfos do Atlético. Nesses 12 jogos, o Vasco marcou 28 gols e sofreu 11.

* Desde que o Campeonato Brasileiro adotou o sistema de pontos corridos, apenas uma partida entre Vasco e Atlético-MG terminou com vitória do time visitante: Vasco 2 a 1 em Ipatinga, justamente no último confronto entre as duas equipes.

* Apenas cinco das 47 partidas disputadas entre Vasco e Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro terminaram sem gols, nos anos de 1971, 80, 86, 90 e 2005.

ÚLTIMO CONFRONTO

No primeiro turno, o Vasco conseguiu uma boa vitória sobre o Galo no Ipatingão. Em jogo válido pela 11ª rodada, no dia 24 de julho, Diego Souza marcou duas vezes e deu a vitória aos visitantes. Com o meia, o Vasco abriu o placar, mas o Galo conseguiu o empate, gol de Magno Alves. Alecsandro chegou a perder um pênalti, mas, aos 46 minutos do segundo tempo, em lance duvidoso, Diego Souza fez, de pênalti, o gol do triunfo cruz-maltino.

Fonte: GloboEsporte.com