Tamanho da letra:
|

Ricardo Gomes alerta para diferenças entre Copa do Brasil e Brasileiro


Sábado, 25/06/2011 - 16:22

O Campeonato Brasileiro mostra como a forma de disputa de uma competição influencia no esquema tático das equipes. O mesmo clássico disputado na Copa do Brasil, por exemplo, não será visto dentro de campo da mesma forma. Com base nisso, no Vasco, fica o alerta: nem sempre os bons resultados obtidos no torneio nacional quando o time foi visitante se repetirão na atual competição.

“No Brasileiro, você joga mais não sei quantas rodadas pela frente para recuperar. Em Copa, não. Por isso muda muita a característica do jogo, de cada equipe. Na Copa do Brasil, dependendo do resultado da primeira partida, o jogo de volta será completamente diferente porque vale o gol fora de casa e um time precisa reverter aquela situação. Se ele perder, estará eliminado. Já no Brasileiro, se trabalha com mais calma”, analisa o técnico Ricardo Gomes.

O Vasco se destacou pela Copa do Brasil pela campanha fora de casa. Em seis jogos, venceu três, empatou dois e perdeu apenas um, o último, contra o Coritiba (3 a 2). Mas como havia vencido no Rio (1 a 0), ficou com o título por causa dos dois gols marcados fora. Logo se criou a expectativa de que a história se repetirá no Brasileiro. Mas o treinador avisa que será diferente.

“Não podemos achar que vamos jogar bem e vencer toda hora no campo do adversário. É o que queremos, mas no Brasileiro se arrisca menos porque, como já disse, você pode recuperar na frente os pontos perdidos aqui. Existe mais cautela”, observou o comandante.

O recado vale para o compromisso deste domingo, no Serra Dourada, contra o Atlético-GO pela sexta rodada. Com oito pontos, o Vasco terá apenas o desfalque de Ramon, que se casou na noite desta sexta-feira e foi dispensado. Em contrapartida, terá a volta de Eduardo Costa, livre das dores no joelho esquerdo. O time está confirmado com Fernando Prass, Fágner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Alecsandro e Eder Luis.

Fonte: IG