Tamanho da letra:
|

Remo: Vasco participa do Troféu Brasil neste sábado e domingo na Lagoa


Sexta-feira, 24/06/2011 - 08:36

A Raia da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, será palco nos dias 25 e 26 de junho, a partir das 8h, do Troféu Brasil de Remo Unificado, com as provas das categorias júnior (até 19 anos) e adaptado (paraolímpico). Participam 120 barcos representando 22 clubes de nove estados brasileiros (Bahia, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo), incluindo Botafogo, Flamengo e Vasco, do Rio. De 30 de junho a 3 de julho, a competição prossegue com as disputas nas categorias aberto e peso leve, reunindo os remadores da equipe olímpica e pan-americana do Brasil.

"Queremos incentivar, com competições como essa, o surgimento de novos talentos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Teremos a participação de clubes que jamais disputaram um brasileiro de remo e, com isso, damos novas oportunidades a profissionais de diversos estados", diz o presidente da Confederação Brasileira de Remo, Wilson Reeberg, citando o Clube Gaúcho de Pelotas/RS como um dos "calouros" do evento.

"O Troféu Brasil é uma competição é importantíssima para aumentar o prestígio do esporte no país. Nosso objetivo é alcançar o maior número de participantes já vistos em uma regata de remo no Brasil. Por isso lançamos o projeto Remo In Rio, que visa a resgatar a popularidade que o esporte tinha 30 anos atrás", afirma o diretor de marketing da CBR, Eduardo Hernandez.

Entre os remadores juniores, os destaques são os atletas da geração Rio 2016, recém-retornados da Europa, onde conquistaram medalhas nas regatas internacionais de Munique e Hamburgo. Já no adaptado, as presenças das medalhistas mundiais e paraolímpicas Josiane Dias (bronze em Pequim 2008, ouro mundial 2007, prata mundial 2009) e Claudia Santos (ouro mundial 2007).

"Para os atletas paraolímpicos, as provas valem como observação para convocação dos atletas para representar o Brasil no Campeonato Mundial da Eslovênia, em agosto", frisa o presidente da CBR.

Fazem parte do programa 18 provas, seis no feminino júnior, oito no masculino júnior e quatro no adaptado. Para os juniores, haverá competição nos barcos Single Skiff (individual), Double Skiff (dupla), Dois Sem (dupla com um remo para cada atleta), Four Skiff (quarteto), Quatro Sem (quarteto com um remo para cada atleta) e Oito (oito remoadores).

Fonte: Globo Online