Tamanho da letra:
|

Homônimo do C.R. Vasco da Gama em Santos chega ao seu centenário


Sexta-feira, 25/02/2011 - 07:30

Em comemoração ao centenário de fundação, o Clube de Regatas Vasco da Gama inaugura sábado (26), às 20 horas, a nova sede social, localizada na Avenida Almirante Saldanha da Gama, 33, Ponta da Praia, em Santos.

O moderno edifício foi concretizado após longo processo que envolveu as lideranças do Clube e resultou na parceria com o Grupo Mendes, que construiu a sede e quitou as dívidas existentes.

“Estamos marcando o centenário com a entrega de um equipamento que atende as necessidades do associado e é digno das melhores tradições do Clube de Regatas Vasco da Gama”, afirmou o presidente Luiz Antonio de Alvarenga.

Luiz Alvarenga, mais conhecido como Pepino, preside a Diretoria Executiva na gestão 2008-2011 e conduziu as negociações que resultaram no contrato de permuta assinado em 25 de março de 2009 com o Grupo Mendes. Para ele, diante do quadro do Clube, foi a melhor alternativa para, de forma definitiva, solucionar os problemas gerados pela crescente dívida, modernizar a sede e buscar novos associados.

NOVA SEDE

A nova sede possui 4.860 metros quadrados de área construída, totalmente de frente para o mar. O subsolo foi reservado para estacionamento de veículos, com 150 vagas demarcadas, e garagem náutica, incluindo espaço para Jet Sky e caiaque.

O térreo contempla uma sala multiuso, para ginástica, judô e yoga; duas quadras cobertas, uma de grama sintética, 25m x 40m, e outra poliesportiva de madeira, 18m x 30m, divididas por arquibancada; lanchonete; salas da secretaria e diretoria. E, de frente para o mar, restaurante.

O primeiro andar apresenta um salão social de 1.000 metros quadrados e foyer de 230 metros quadrados, salão de jogos, com mesas de snooker, carteado e xadrez. No piso intermediário, duas salas de musculação, com 110 e 80 metros quadrados, sendo a parte aeróbica de frente para o mar.

O segundo andar abriga a piscina semi-olímpica, de 25m x 12m, com 1,40 m de profundidade, enquanto o terceiro e último andar possui um mirante com vista panorâmica, tendo a parte da frente coberta, além de lanchonete com churrasqueira.

No sábado, após coquetel na piscina, está programado ato solene no salão de festas seguido de show com o cantor Emílio Santiago.

PROGRAMA

O Vasco da Gama abriu a programação do centenário no sábado 12 de fevereiro, dia de fundação do Clube, com a realização de churrascada, na sede nova, para os conselheiros do Clube. No domingo 13, dando sequência à festa, foi promovida a 14ª Prova Aquática José Ricardo Carvalho Oliveira, válida como a 2ª etapa do 13º Circuito Costa da Mata Atlântica de Águas Abertas.

Conforme destacou Luiz Alvarenga, outros eventos integram o programa e terão a data divulgada nos próximos dias. Entre eles, destaque para Regata com nove provas, junto com o Programa Navega São Paulo, e Torneio de Futebol Society, na quadra de grama sintética do Clube.

A Diretoria Executiva presidida por Luiz Antonio de Alvarenga é formada por Edison Fortunato de Souza, Vice-Presidente Administrativo, e Décio Pires Júnior, Vice-Presidente Financeiro.

HISTÓRIA

Conta a história que o Clube de Regatas Vasco da Gama era para ser chamado CR Pedro Álvares Cabral. Contudo, em 12 de fevereiro de 1911, no salão de honra do Real Centro Português, houve consenso para homenagear outro almirante lusitano, Vasco da Gama, o Herói das Índias.

Em pouco tempo, graças ao apoio da colônia portuguesa de Santos e pela qualidade de seus atletas, o CR Vasco da Gama se tornou uma das agremiações náuticas de maior prestígio no Estado de São Paulo e no Brasil.

O CR Vasco da Gama, representado pelo remador José Ferreira, tornou-se Campeão Brasileiro ao vencer competição no Rio de Janeiro. Em 1922, no Campeonato Brasileiro alusivo ao centenário da Independência, José Ferreira conquistou o bicampeonato.

Naquela época o CR Vasco da Gama era sediado na Bocaina, onde funcionou sua 1ª garagem náutica; até que, em 1926, mudou-se para a Ponta da Praia. Além do remo, o Clube conquistou títulos em outras modalidades esportivas, como natação e basquete, e foi, durante décadas, destaque do Carnaval santista.

Fonte: Portal Nacional de Seguros