Tamanho da letra:
|

Atletismo: Vasco obtém vitórias na Copa Brasil de Cross Country


Segunda-feira, 07/02/2011 - 12:47

A primeira etapa da Copa Brasil Caixa de Cross Country foi disputada na manhã deste domingo 6, na Floresta Estadual "Edmundo Navarro de Andrade", na cidade de Rio Claro, na região paulista de Campinas. Foram disputadas três provas nesta etapa, por cerca de 150 atletas: 8 km adulto feminino, 4 km menor masculino e 3 km menor feminino. As três provas finais serão disputadas a partir das 15:30.

No evento mais importante da manhã, Simone Alves da Silva venceu adversárias importantes e o calor superior a 30 graus. A atleta da BM&FBovespa, treinada por Adauto Domingues, fez os 8 km em 28:19, mais de um minuto de vantagem sobre a vice-campeã Tatiele de Carvalho (Estrelinha), que marcou 29:40. Completou o pódio Camila Aparecida dos Santos (Pé de Vento), com 29:45. As três, mais Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros), 4ª na competição com 29:58, serão convocadas pela Confederação Brasileira de Atletismo para o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, marcado para Assunção, no Paraguai, no próximo dia 20.

Por equipes, o título foi para o Pinheiros, seguido por Vasco da Gama, vice-campeão, e Asa/São Bernardo do Campo empatado com Barueri no 3º lugar.

"Estou feliz por ganhar a prova", disse Simone. "Mais feliz ainda porque estou mantendo uma boa fase que vem do ano passado, quando fui ao pódio do Campeonato Ibero-Americano (prata nos 5.000 m) e fui vice-campeã da São Silvestre", lembrou. "Meu sonho agora é conseguir uma vaga no Mundial (em agosto na Coreia do Sul) e subir no pódio do PAN (em outubro no México)", afirmou a corredora.

"A Simone tem talento e muita vontade de progredir, isso já é um primeiro passo", explicou o treinador Adauto Domingues. "Hoje, aqui, estou muito feliz. Primeiro pela boa vitória da Simone, que com um pouco mais de preparação e experiência conseguirá resultados ainda melhores na pista e na rua. E também pelo grande número de participantes no cross", disse o antigo fundista, membro do Conselho Técnico da CBAt.

Nas provas de menores, a CBAt levará três atletas no masculino e três no feminino ao Sul-Americano de Assunção. Nos 4 km masculino, vitória Victor Vinícius Alves da Silva (Barra do Garças), com 13:06. Em 2º ficou Romário Santos Viana (Pinheiros), com 13:08, e em 3º, Lucas do Nascimento (Rolândia), com 13:13. Mangueira Petrobras levou o título por equipes, com Barra do Garças em 2º e Barueri em 3º. "Estou muito feliz e agradeço a Deus pela vitória", disse Victor Vinícius, que é treinado por Sivirino Souza dos Santos.

Participou da prova o xavante Irailton Tserewa, que representou Barra do Garças, de Mato Grosso e foi o 12º lugar. O prefeito de Rio Claro, Du Altimari, fez questão de cumprimentar Irailton, que ajudou sua equipe a conquistar o vice-campeonato.

Nos 3 km feminino menor, o pódio teve: 1º Jéssica Ladeira Soares (Pé de Vento) 11:05, 2º Jacira Coutinho de Freitas Santos (Mangueira Petrobras) 11:23, 3º Sirlene Aparecida Echs Silva (Fecam) 11:27. Por equipes, nova vitória da Mangueira Petrobras, com Frei Paulino em 2º lugar e Rolândia em 3º. Jéssica, treinada por Henrique Viana, que completará 17 anos na terça-feira 8, estava contente por subir no pódio pela terceira vez seguida na Copa Brasil: "Fui 2ª em 2009 e 3ª no ano passado, estou melhorando, né?", brincou Jéssica, mineira de Ubá, radicada no Rio.

A Copa Brasil Caixa de Cross Country é uma realizada da CBAt, co-organizada pela Federação Paulista de Atletismo, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, com apoio da Prefeitura de Rio Claro.

Termina Copa Brasil Caixa de Cross Country

Terminou com a etapa da tarde deste domingo 06 em Rio Claro (SP) a Copa Brasil Caixa de Cross Country 2011. Na prova mais esperada do evento, Damião Ancelmo de Souza (Pé de Vento), treinado por Henrique viana, venceu os 12 km adulto masculino, com 37:30, e conquistou o bicampeonato da prova.

Uma centena de atletas largaram e 74 completaram o percurso, enquanto os outros 26 pararam. Os cinco primeiros serão convocados pela CBAt para disputar o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, no próximo dia 20, no Paraguai.

Depois de Damião chegaram: 2º Gladson Barbosa (Pinheiros) 37:37, 3º Éderson Barbosa (BM&FBovespa) 37:45, 4º Solonei Rocha da Silva (Pinheiros) 38:01, 5º Israel dos Anjos (Cruzeiro) 38:08. Por equipes: 1º Pinheiros, 2º BM&FBovespa, 3º Pé de Vento.

"Foi uma prova difícil", admitiu Damião, enquanto se recuperava, após a corrida. "Mas venci novamente", disse o atleta, que em 20 de janeiro foi campeão também da Corrida de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Na primeira prova da tarde, os 6 km juvenil feminino, vitória de Adriana Cristina da Luz (Clã-Delfos), treinada por Heleno Fortes, em Belo Horizonte. "Na metade da prova soltei um pouco e depois um pouco mais, o que não impediu minha vitória mas me obrigava a pensar mais o jeito de correr", disse a atleta, que fez a distância em 22:37.

Em seguida chegaram: 2º Patrícia Lemos da Silva (Barra do Garças) 23:51, 3º Erika Oliveira Lima (LDG) 24:10, 4º Zeneide Soares Lisboa (Caso) 24:30. As quatro primeira irão ao Sul-Americano. Por equipes, vitória do Vasco da Gama.

Na última prova do dia , os 8 km juvenil masculino, vitória de João Luis Prado Filho, do EJA de Jataí (GO), com 26:43. Nos 2º, 3º e 4º lugares ficaram, respectivamente: Ioaram Etchechury (Sogipa) 27:06, Guilherme dos Anjos Santos (Orcampi/Unimed) 27:22, 4º Ataíde Felipe de Souza (27:26). Por equipes, ganhou o ACDB de Rio Claro, seguido por AABB de Currais Novos e Vasco da Gama.

No total, disputaram as seis provas das duas etapas 297 atletas. "Foi um dos eventos mais concorridos desde que a CBAt instituiu a Copa Brasil da modalidade, no final dos anos 1980", lembrou o superintendente técnico da Confederação, Martinho Santos.

A Copa Brasil Caixa de Cross Country foi uma realização da CBAt, co-organizada pela Federação Paulista de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura de Rio Claro.

Fonte: Site da Cbat