Tamanho da letra:
|

Duelo entre Vasco e Ceará marca encontro entre PC e sua ex-equipe


Sábado, 04/09/2010 - 10:07

Ceará e Vasco se enfrentam neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Castelão, com um pensamento em comum: o G-4. A equipe da casa já esteve neste seleto grupo, mas, depois da Copa do Mundo, está em queda e neste momento ocupa a sétima posição (25 pontos). Em situação oposta está o time da Colina, que está em recuperação na competição e sonha chegar ao lugar de onde o Vovô já esteve. Os cariocas estão em 11º lugar, com 23 pontos.

O personagem central da partida será o técnico cruzmaltino, Paulo César Gusmão, que deixou o comando do Ceará na sétima rodada, quando o time estava na vice-liderança. PC ganhou status de ídolo por causa do bom trabalho que fez, e deve ser muito aplaudido pelos torcedores locais. O detalhe é que ele ainda está invicto no Brasileirão: pelo time nordestino, foram cinco vitórias e dois empates. No Cruzmaltino, ganhou quatro jogos e somou mais seis pontos em igualdades.

Os dois últimos duelos aconteceram pela Série B de 2009. Cada equipe venceu uma partida. Ambas as vitórias foram conseguidas pelo placar de 2 a 0 pelas equipes visitantes. Os últimos confrontos pela Série A foram em 1986. Naquele ano, o time carioca venceu uma (3 a 1 em São Januário) e empatou a outra (2 a 2 no Castelão).

O SporTV (menos para o Ceará) e o canal PFC transmitem a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

Sem Felipe, PC escala equipe mais ofensiva

Como empatou as três últimas partidas, PC Gusmão armou uma formação mais ofensiva para este duelo. Ele optou por escalar dois meias, Carlos Alberto e Zé Roberto, e dois atacantes, Jonathan e Éder Luis. A lateral esquerda é a grande dor de cabeça para o treinador. A nova tentativa é a improvisação do volante Jumar na posição.

Felipe, com estiramento na coxa direita, está fora de combate. Ramon está recuperado de lesão na coxa esquerda, mas ainda não tem condições de jogo. Nilton, que vinha sendo uma espécie de terceiro zagueiro, está suspenso por causa do terceiro amarelo. PC, que será o personagem principal do confronto, acredita que o Vasco terá uma missão muito dura.

- Jogar no Castelão é sempre muito difícil. Eles não perderam lá. Fico feliz de reencontrar grandes amigos. Quando a bola rolar, quero que a minha equipe saia com a vitória. Estamos em uma fase de recuperação. Será complicado enfrentar o Ceará e sua massa. É um confronto direto para chegar perto do G-4 - disse o treinador.

A equipe terá uma dupla de zaga nova neste sábado. Recuperado de uma lesão muscular, Titi volta ao time titular na vaga de Fernando. Ele fará novamente dupla com Dedé, e está muito animado.

- Estávamos em um grande momento quando eu me machuquei. Agora estou de volta e espero que possamos ter o mesmo bom rendimento.

Mário Sérgio tem problemas para escalar sua equipe

No Ceará, a tarefa que coube a PC Gusmão há algum tempo agora está nas mãos de Mário Sérgio. Longe da vice-liderança, posição que chegou a alcançar com o ex-comandante, o time vive realidade diferente. Na sétima colocação, venceu uma (2 a 1 sobre o Grêmio), perdeu duas (1 a 0 e 2 a 1 para Botafogo e Atlético-PR, respectivamente), e empatou outra (2 a 2 com Grêmio Prudente) com o novo treinador.

Apesar dos números, o presidente do clube, Evandro Leitão, não relaciona a queda de rendimento à saída do treinador. Para o dirigente, PC deixou frutos positivos no clube, mas não pode ser considerado o “culpado” pelo declínio do time.

- Não vejo por essa ótica, pois estaria menosprezando minha atual comissão técnica. Hoje o momento é outro. Não temos que ficar com lamentações, isso não existe no futebol. Tudo acontece com rapidez, é dinâmico. Não podemos olhar para trás. Temos que viver o hoje, pensando no amanhã, planejando o futuro - declarou em entrevista à Rádio Brasil.

Então, cabe à equipe, dentro de campo, fazer valer as palavras do mandatário. Mas Mário Sérgio terá problemas para escalar o time. O zagueiro Anderson e o volante Michel estão suspensos. Para o lugar do meio de campo, João Marcos, que volta após cumprir suspensão, é o provável substituto. Já para a zaga ainda é um mistério quem entrará na vaga de Anderson. A tendência, no entanto, é que Careca assuma o posto e o time passe a atuar no 4-4-2. Geraldo deve ser o responsável pela armação das jogadas.

Fonte: GloboEsporte.com