Philippe Coutinho inicia a temporada com boa participação em gols
Segunda-feira, 09/02/2026 - 17:22
Coutinho inicia a temporada 2026 bem participativo das ações ofensivas do Vasco. Neste domingo, contra seu adversário predileto, o camisa 10 teve, mais uma vez, um papel importante para a garantir a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo. O gol de pênalti anotado para sacramentar o resultado isolou o rival na lista de vítimas do camisa 10 pelo clube de São Januário.

Essa foi a terceira vez na carreira que o meia de 33 anos balançou as redes contra o rival. Os dois outros gols anotados por Coutinho no clássico contra o Botafogo aconteceram na histórica goleada por 6 a 0, pelo Campeonato Carioca de 2010, quando ainda tinha 17 anos. Justamente os seus dois primeiros gols como jogador profissional. Ao todo, Coutinho tem 17 gols em 122 partidas pelo Vasco.



Gols marcados por Coutinho no Vasco

AdversárioGols marcados
Botafogo3
Nova Iguaçu2
Atlético-MG2
Santos2
Mirassol1
Maricá1
Ceará1
CSA1
Melgar1
Portuguesa-RJ1
Bahia1
Sport1
ASA1
Flamengo1
Volta Redonda1
Fluminense1
Internacional1


Depois de fechar 2025 com 56 partidas disputadas, maior número em uma temporada em toda a carreira, Coutinho mantém o ritmo alto em 2026 e apresenta, também, alta participações em gols no Vasco. O meia já anotou três gols e uma assistência nos primeiros cinco jogos até aqui. São quatro participações em gols no ano.

Com a chegada de reforços, Fernando Diniz adaptou o esquema tático para deixar Coutinho mais próximo do gol adversário. A mudança vem refletindo nos números. Um exemplo nítido já havia acontecido no último compromisso do Vasco pelo Brasileirão, no empate por 1 a 1 com a Chapecoense, quando o meia havia finalizado incríveis dez vezes ao gol defendido por Léo Vieira.



Na entrevista coletiva após a vitória no clássico, Fernando Diniz afirmou que, sempre quando for possível, deseja ter Coutinho onde ele pode ser mais letal: próximo ao gol.

— O Coutinho joga onde é melhor para o time em determinados momentos. A gente conseguiu empurrar bastante a Chapecoense para trás, então favoreceu para ele ficar mais perto do gol. E sempre que puder eu quero ele perto do gol. Em algumas situações, em que o jogo está muito travado, ele acaba descendo um pouco para ajudar na liberação do jogo.

Além do gol de pênalti, Coutinho fez boa partida e também teve participação decisiva no primeiro gol do Vasco sobre o Botafogo. Na ocasião, o camisa 10 fez o cruzamento para a área, e Brenner aproveitou a furada do defensor para ficar com a sobra e abrir o placar. Em votação realizada no ge, o meia foi considerado um dos melhores da partida na avaliação feita pelos internautas.

Com a vitória, o Vasco disputará as quartas de final do Campeonato Carioca contra o Volta Redonda, com a vantagem de jogar em casa. A Ferj ainda vai definir as datas da próxima fase, mas, antes, a equipe comandada por Diniz volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. O time joga já nesta quarta-feira contra o Bahia, às 21h30 (de Brasília), novamente em São Januário.

Fonte: ge