Comitiva de clubes estudará modelo de gestão de ligas europeias a convite da CBF; Carlos Amodeo será o representante do Vasco
Uma comitiva de dirigentes das Séries A e B e federações estaduais estará na Europa nos próximos 10 dias para participar de um estudo da CBF e se aprofundar em como são regidas as principais ligas do mundo. O grupo terá agenda nas três principais ligas do mundo.
Os representantes e o presidente da CBF, Samir Xaud, visitarão a Espanha, Inglaterra e Alemanha para entender os modelos de gestão e funcionamento de La Liga, Premier League e Bundesliga, respectivamente. As visitas preveem reuniões e apresentações sobre o funcionamento das ligas.
Marcelo Teixeira (presidente do Santos), Alessandro Barcellos (presidente do Inter), Odorico Roman (presidente do Grêmio), Carlos Amodeo (CEO do Vasco), Thairo Arruda (CEO do Botafogo), Paulo Stumpf (vice-presidente do Juventude), Vitor Ferraz (Diretor de Relações Institucionais do Bahia), Gabriel Diniz Abrão (Comitê de Planejamento Estratégico e Reestruturação Financeira do Corinthians) e João Paulo Silva (presidente do Ceará) são alguns dos integrantes confirmados da comitiva.
A jornada dos brasileiros em solo europeu prevê estadia de 7 e 10 de janeiro em Londres, de 11 a 13 em Frankfurt e de 14 a 16 em Madrid. No dia 15, por exemplo, está marcada a visita à sede da La Liga.
– Faremos esta imersão para debater e trocar ideias sobre arbitragem e fair play financeiro com as principais ligas e federações do mundo e teremos a participação ativa de clubes e federações para que tenhamos uma construção coletiva visando à evolução permanente do futebol brasileiro – disse Xaud.
– Estarei acompanhando um trabalho que a CBF convidou aos clubes e outros presidentes para estar junto em um trabalho de 10 dias sobre a La Liga, sobre a liga inglesa e sobre a liga alemã – confirmou Barcellos, ao apresentar Fabinho como executivo do Inter.
A ideia visa esmiuçar a estrutura da arbitragem e o sistema do fair play financeiro de cada país, dois temas sensíveis e que ganham atenção para a evolução das competições no Brasil. Ocorrerão visitas técnicas e encontros com executivos de clubes, instituições e empresas nos países.
A CBF divulgou no fim de novembro as regras para implementar um sistema de Fair Play Financeiro a partir deste ano no futebol brasileiro. Além disso, a entidade também havia criado um grupo de discussão dos clubes para debater e apresentar propostas para melhorias na arbitragem do país.
Fonte: ge