Defendeu! Alerrandro cobra pênalti e Fernando Miguel defende, aos 38' do 1T
A curta passagem de Fernando Miguel pelo Guarani também marcou o ponto final de uma carreira de duas décadas no futebol profissional. Em comunicado divulgado nas redes sociais na manhã desta quarta-feira, o goleiro de 40 anos anunciou a aposentadoria dos gramados.
Fernando Miguel permaneceu apenas 18 dias no Bugre. A decisão pela rescisão contratual foi tomada após o atleta voltar a sentir dores no joelho operado em 2024, situação que o impediu de dar sequência aos trabalhos na pré-temporada.
- Essa é a decisão mais difícil da minha vida: parar de jogar. Ser um atleta profissional de futebol foi um sonho e eu o vivi da infância até o dia de hoje. Com toda a minha força, paixão, responsabilidade e respeito. Me retiro sem lamento - escreveu o goleiro, em longo texto de despedida.
- Me retiro sem lamento. As marcas que vou levar comigo, no corpo e na alma, fazem parte das lembranças dos que batalham, que levam o corpo ao limite e são fiéis aos compromissos que assumem e sempre tentam ir além. Obrigado meus companheiros de campo, obrigado dirigentes, preparadores, técnicos e a todos que fazem parte do universo futebol. Cada dia valeu a pena - completou.
Ídolo da torcida do Vitória, Fernando Miguel comemora boa temporada no Vasco
Histórico
Ao longo de 20 anos como profissional, Fernando Miguel construiu uma carreira marcada pela regularidade e por passagens relevantes em diferentes regiões do país. Revelado pelo Grêmio, o goleiro ganhou projeção nacional principalmente no futebol nordestino.
No Vitória, entre 2015 e 2018, acumulou mais de 150 partidas e conquistou dois títulos estaduais. O desempenho o levou ao Vasco, onde permaneceu por quase três temporadas e ultrapassou a marca de 120 jogos com a camisa cruz-maltina.
Em 2021, Fernando Miguel viveu um dos melhores momentos individuais no Atlético-GO. Foi peça importante na campanha que resultou na melhor colocação da história do clube no Campeonato Brasileiro, além de registrar 16 partidas sem sofrer gols.
Veja grandes defesas de Fernando Miguel pelo Atlético-GO no Brasileirão 2021
Depois, defendeu o Fortaleza em 2022 e 2023, período em que alcançou uma sequência de 630 minutos sem ser vazado na Série A - uma das principais marcas entre goleiros na era dos pontos corridos. Em 2025, atuou pelo Ceará, com 13 jogos disputados, o último deles em 4 de junho, na derrota por 3 a 2 para o Botafogo.
Fonte: ge