Feminino: Confira o calendário das competições em 2026; Vasco jogará a Série A2 e a Copa do Brasil
O futebol feminino brasileiro terá um calendário lotado para 2026, começando já no dia 28 de janeiro, com a primeira disputa do Mundial de Clubes da Fifa e o Corinthians representando o Brasil.
A partir do dia 8 de fevereiro, o ano nacional terá uma nova disputa de Supercopa Feminina em jogo único entre as Brabas, campeãs do Brasileirão de 2025, e o Palmeiras, que levantou a taça da Copa do Brasil.
Os clubes ainda terão as disputas das três séries do Campeonato Brasileiro Feminino - A1, A2 e A3 -, a Copa do Brasil e os estaduais. Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras terão a disputa da Libertadores. O ge explica cada campeonato.
Mundial de Clubes
Disputado pela primeira vez, o torneio contará com o Corinthians buscando a taça. A competição iniciou sua fase eliminatória ainda em outubro, mas as semifinais acontecerão apenas a partir do dia 28 de janeiro.
As Brabas irão enfrentar o Gotham FC, representando a CONCACAF. O outro lado da chave conta com Arsenal e AS-FAR, representante da Ásia.
A final está prevista para o dia 1 de fevereiro. Todos os jogos serão em Londres, na Inglaterra, nos estádios do Arsenal e do Brentford. Todos os jogos são eliminatórios, assim como no masculino. A equipe que perder a semifinal irá disputar o terceiro lugar e, a que vencer, chega na grande final.
Supercopa Feminina
Pela primeira vez, a competição será definida em apenas um jogo que será decidido entre Corinthians, campeão do Brasileirão, e o Palmeiras, que conquistou a Copa do Brasil. O torneio passou por uma mudança nesta temporada.
Anteriormente, oito equipes buscavam a taça no esquema eliminatório de quartas, semi e final. Mas, agora, a competição também se igualou à masculina. As Palestrinas buscam a taça pela primeira vez e as Brabas brigam pela quarta.
Campeonato Brasileiro
Dividido em três séries, cada uma delas contará com uma quantidade de equipes e maneira de disputa. Todas as divisões tiveram aumento de partidas para esta próxima temporada.
- Série A1: Serão 18 clubes disputando com turno único e pontuação na primeira fase onde os oito melhores colocados se classificam. A segunda é mata-mata com jogos de ida e volta das quartas até a final. Os dois finalistas se classificam para a Libertadores, apenas duas equipes caem e quatro sobem. Começa no dia 15 de fevereiro e termina em 4 de outubro.
- Série A2: São 16 clubes na disputa, e quatro sobem para elite do Brasileirão Feminino. O esquema é igual ao da A1, com turno único e pontuação na primeira fase, mata-mata com ida e volta das quartas até a final. Os semifinalistas já conseguem o acesso. Dos dias 14 de março a 19 de setembro.
- Série A3: Contará com 32 times na disputa e quatro conseguem o acesso. O torneio modificou para turno e returno na primeira fase, disputa de oitavas até final com os semifinalistas garantindo o acesso. Ocorre de 21 de março a 5 de setembro.
Copa do Brasil Feminina
Na segunda disputa após o retorno, a competição contará com 66 clubes de 26 estados diferentes. O torneio aumenta de 64 para 72 jogos. Os clubes da Série A3 entram na primeira fase, da A2 na segunda e os times da elite na terceira.
As quartas, semi e final passaram por mudança, tornando mata-mata com ida e volta. Todos os mandos e jogos são definidos por meio de sorteios feitos pela CBF. A Copa do Brasil começará dia 22 de abril e deve terminar dia 15 de novembro.
Fonte: ge