Joia do clube desde os 6 anos, Rayan se torna a referência do Vasco finalista da Copa do Brasil
Domingo, 21/12/2025 - 14:09
Barros, Coutinho e Rayan honram lema "enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal"


O clube que revelou Roberto Dinamite, Romário, Edmundo e outros atacantes históricos pode estar diante de um novo ídolo: Rayan. Badalado desde muito cedo na base, a joia vascaína se tornou o rosto do Vasco em 2025, sobretudo depois da chegada de Fernando Diniz. Ele busca o primeiro título da carreira neste domingo, em pleno Maracanã — palco que consagrou heróis vascaínos —, na grande decisão da Copa do Brasil.

O atacante é o artilheiro da Copa do Brasil de 2025, com cinco gols durante toda a campanha até a final. Ele balançou as redes contra o União Rondonópolis, Nova Iguaçu, Operário, Fluminense. Quando não fez gols contra o Botafogo, converteu o seu pênalti nas cobranças. Agora, ele tenta marcar contra o Corinthians na grande decisão do torneio.



Rayan se tornou o rosto do Vasco após a chegada de Fernando Diniz. Com conexão imediata com o atacante, o treinador fez um único pedido à direção na última janela de transferências: não vender a joia de São Januário. A previsão do técnico era de que negociar Rayan seria vender o ativo por um valor muito menor do que ele valeria. Diniz gabaritou o que aconteceria.

— O Rayan é imperdível. Vender o Rayan agora é vender por um valor muito menor do que ele vai valer. Você não contrata outro Rayan. Ele estava muito abaixo do que pode render. Esse Rayan, para mim, é só um inicio do que eu sinto. Tive uma conexão muito rápida. É um jogador quer vai deixar muita saudade quando ele sair, mas não pode ser agora. Temos que arrumar outra alternativas. Ele é insubstituível.

— Não tem outro Rayan. Aquele outro Rayan jogava muito abaixo do que poderia. Ele faz parte do que projeto para o Vasco — disse Diniz, em maio, após vitória sobre o Melgar, na Sul-Americana.

Fernando Diniz sobre Rayan: "Não pode e nem deve sair agora"


Rayan não se tornou apenas parte do que Diniz projetava para o Vasco. O atacante virou peça fundamental do time. Sob o treinador, o jovem desabrochou e virou o destaque vascaíno em 2025. São 20 gols marcados pelo clube na temporada. Ele foi eleito a revelação do Brasileirão e tem na Copa do Brasil a chance de conquistar o primeiro título como profissional.

Na base, o atacante foi o rosto de uma geração do Vasco que dominou o Rio de Janeiro, com títulos do Carioca Sub-17 em 2021 e 2022, e títulos do Carioca Sub-20 em 2023 e 2024. Rayan também comandou a seleção brasileira nas conquistas do Sul-Americano Sub-17 em 2023 e do Sul-Americano Sub-20 em 2025.



Fazer história pelo Vasco está nos planos de Rayan desde jovem. Em 2018, com apenas 11 anos, o atacante disse ao ge que tinha o sonho de conquistar o Brasileirão pelo clube. Sete anos depois, ele pode ser campeão nacional pelo clube que o revelou, no qual seu pai defendeu como jogador e sua mãe trabalhou como funcionária.

Em outubro, Rayan revelou ao ge que se sentia especial com a benção que recebeu de Dinamite. Ele pode se tornar ainda mais especial para o Vasco neste domingo, na final da Copa do Brasil, contra o Corinthians, no Maracanã.

Fonte: ge