Só 3 campeões da Copa do Brasil 2011 seguem em atividade; veja por onde anda cada jogador
Sábado, 20/12/2025 - 06:47
Depois de 14 anos, o torcedor do Vasco terá novamente o gosto de disputar uma final de Copa do Brasil, neste domingo, às 18h, no Maracanã, diante do Corinthians. As lembranças da última decisão são bastante positivas, com o primeiro título do clube na competição, depois de bater o Coritiba na final.

Por onde andam os jogadores que disputaram a finalíssima no Couto Pereira? De dirigente do próprio clube carioca a até agricultor, o ge relembra as carreiras e o que se passou na vida dos atletas que foram titulares naquele confronto e outros destaques do elenco. Confira abaixo:

Fernando Prass

Depois do título, o goleiro ainda passou mais uma temporada no Vasco antes de assinar com o Palmeiras, clube pelo qual jogou por sete anos e se tornou ídolo. Prass aposentou-se em 2020, no Ceará, e, atualmente, é comentarista esportivo do Grupo Globo.


Allan

Um dos três jogadores remanescentes daquele elenco que ainda segue em atividade. Cria das categorias de base do Vasco, o volante, à época com 20 anos, atuava com frequência no time de Ricardo Gomes como lateral-direito e foi titular no jogo do título no Couto Pereira. Allan teve carreira de sucesso na Europa, com longos anos no Napoli, da Itália, e passagens por clubes como Everton e Udinese. Voltou ao futebol brasileiro em 2024 para defender as cores do Botafogo, foi campeão da Libertadores e segue no clube rival, com contrato até o fim de 2026.



Anderson Martins

O zagueiro formou uma das grandes duplas de zaga do Vasco no século 21 com Dedé e caiu nas graças do torcedor. Depois de anos no Catar e passagem por Corinthians, Anderson Martins retornou ao clube carioca em 2017 e foi titular no time que garantiu classificação à Libertadores pela última vez desde então. Seu último clube foi o CSA, em 2022. Desde então, o ex-jogador é focado em sua empresa no ramo de construção civil em Fortaleza.



Dedé

Um dos grande xodós daquele time do Vasco, Dedé ficou no clube até o início de 2013, quando transferiu-se para o Cruzeiro. Por lá, também teve bastante sucesso, com títulos do Brasileirão de 2013 e 2014 e da Copa do Brasil de 2017 e 2018. As graves lesões atrapalharam voos mais altos da promissora carreira do ex-jogador, que pendurou as chuteiras após passagem curta pelo Athletico-PR, em 2022. Atualmente, Dedé também trabalha como comentarista esportivo.



Ramon

Depois de ser campeão com o Vasco, Ramon transferiu-se para o Corinthians, ainda em 2011. Teve passagens por Flamengo e pelo futebol turco, antes de voltar ao time de São Januário, em 2017. Assim como Anderson Martins, foi peça importante na campanha daquele ano que recolocou o Vasco na Copa Libertadores. Pendurou as chuteiras em 2018 e, atualmente, trabalha como comentarista esportivo do Grupo Globo.



Eduardo Costa

Eduardo Costa aposentou-se em 2015, com apenas 32 anos, por motivos pessoais. Seu último clube foi o Avaí. O volante foi titular em boa parte da campanha do Vasco na Copa do Brasil e atuou no clube de São Januário entre 2011 e 2012. O ex-atleta iniciou a carreira como treinador em 2019 e passou por clubes como Lajeadense e Metropolitano. Seu último trabalho foi o Atlético Catarinense, em 2023, quando ficou apenas três jogos no comando técnico. O ex-atleta vive longe dos holofotes e é pouquíssimo ativo nas redes sociais.



Rômulo

O volante ainda estava na ativa até poucos dias e anunciou sua aposentadoria no último dia 13. Seu último clube foi o Retrô, que acabou rebaixado no Campeonato Brasileiro Série C neste ano. O agora ex-jogador declarou que pretende aproveitar a vida e dedicar mais tempo à família. No Vasco, Rômulo viveu seu auge na carreira e chegou a ser convocado pela seleção brasileira. Depois de anos no Spartak Moscou, da Rússia, e passagens por Grêmio e Flamengo, o jogador voltou ao Vasco em 2021, mas longe do mesmo brilho das atuações de outrora. Estava no Retrô desde 2023.



Felipe

Do elenco, é quem está mais próximo do radar do torcedor do Vasco. Felipe aposentou-se em 2013, no Fluminense, e se aventurou na carreira como técnico em clubes como Bangu, Confiança e Volta Redonda. Em junho de 2024, assumiu o cargo de diretor técnico da SAF do Vasco e é braço direito de Pedrinho no dia a dia do clube carioca. Além do cargo como dirigente, já teve duas passagens como técnico interino do Vasco, no fim de 2024, e antes da chegada de Diniz, no primeiro semestre de 2025.



Diego Souza

Diego era um dos grandes destaques do "Trem Bala da Colina" de 2011 e seguiu com sucesso pelos clubes seguintes na carreira. O meia-atacante chegou a ser convocado pela seleção brasileira quando defendia as cores do Vasco e, posteriormente, pelo Sport, clube pelo qual encerrou sua carreira, em 2023. Apesar de ter atuado no Vasco apenas por dois anos, o ex-jogador criou forte identificação com o clube e tem filho vascaíno. Ele e a família estiveram no Maracanã e registraram a emoção após a classificação sobre o Fluminense nos pênaltis.



Éder Luis

Autor de um dos gols decisivos no Couto Pereira, Eder Luis encerrou a carreira em 2020 e leva uma vida mais reservada, longe de holofotes, com poucas postagens em redes sociais. Desde que parou de atuar profissionalmente, o ex-jogador tornou-se agricultor em Uberlândia, no interior de Minas Gerais, onde vive com a família.



Alecsandro

Alecsandro abriu o placar da partida no Couto Pereira e foi peça-chave na campanha do título. Em duas temporadas no Vasco, foram 96 jogos e 38 gols marcados. Depois, o centroavante acertou com o Atlético-MG e foi campeão da Libertadores, em 2013, e teve passagens importantes por clubes como Palmeiras e Flamengo, na sequência. Depois de se aposentar em 2022, o ex-atleta é figurinha carimbada em torneios comemorativos, campeonatos de futevôlei e como palestrante de eventos esportivos.



Ricardo Gomes

Pouco mais de um mês depois da final contra o Coritiba, Ricardo Gomes sofreu um AVC, durante um clássico entre Vasco e Flamengo, em agosto daquele ano. Após quatro anos longe da profissão de técnico, o ex-comandante vascaíno voltou à beira do campo para assumir o Botafogo. Seu último clube como treinador foi o Al-Nassr, da Arábia Saudita. A partir de 2018, mudou de função no futebol e passou a atuar como coordenador técnico em clubes como Santos, Bordeaux, da França, e Athletico-PR, além da seleção brasileira. Atualmente, está sem clube.



Outros destaques

Além do time titular, outros nomes daquele elenco também tiveram destaque na campanha de 2011 e estavam relacionados no banco de reservas do jogo decisivo em Curitiba. Outros dois jogadores seguem em atividade: Fagner está no Cruzeiro, e Bernardo jogará em 2026 pelo Sobradinho, do Distrito Federal.



Quarto maior artilheiro do Vasco no século 21, Élton encerrou a carreira em junho de 2023, após passagem pelo Remo. Ele e a família moram em Salvador, de onde o ex-atacante toca ao lado da esposa a empresa Pivô Sports, que agencia novos talentos do futebol.

Assim como Prass e Ramon, Fellipe Bastos também virou comentarista esportivo do Grupo Globo.

Rodrigo Caetano

Fora de campo, quem também teve trajetória de sucesso foi Rodrigo Caetano. O dirigente chegou ao Vasco para assumir a pasta do futebol em 2009 e esteve à frente do departamento na reconstrução do clube desde o acesso à Série A até a conquista da Copa do Brasil. Depois de deixar o cargo, passou por outros times importantes do futebol brasileiro, como Fluminense, Flamengo, Internacional e mais, recentemente, o Atlético-MG. Atualmente, é coordenador das seleções masculinas da CBF.



Fonte: ge