Polícias do Rio e São Paulo se mobilizam em conjunto para evitar conflitos de torcidas
Quarta-feira, 17/12/2025 - 11:20
As forças de segurança de São Paulo e do Rio de Janeiro montaram uma operação conjunta para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco, nesta quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena. O confronto mobiliza uma força-tarefa para conter a forte rivalidade entre as torcidas organizadas.
'Alerta vermelho'
O UOL apurou que o jogo foi classificado internamente pelas autoridades como de "alerta vermelho". O plano de ação, que envolve Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos dois estados, já está em vigor.
Para evitar emboscadas e confrontos na Via Dutra, um protocolo rigoroso foi estabelecido para a torcida visitante. Vale ressaltar que o mesmo esquema de segurança máxima será replicado de forma inversa para a torcida do Corinthians no jogo de volta, no Rio de Janeiro.
'Checkpoints' de segurança
Haverá um perímetro de segurança ampliado no entorno da Neo Química Arena. Serão instalados "checkpoints" nas vias de acesso, permitindo a passagem apenas de torcedores portando ingresso físico ou digital. O objetivo é coibir a ação de cambistas e evitar aglomerações de pessoas sem bilhetes nas catracas.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as Polícias Civil e Militar atuarão de forma integrada para colaborar na fiscalização. O planejamento operacional da PM será coordenado pelo 2º Batalhão de Polícia de Choque, prevendo policiamento ostensivo antes, durante e após a partida.
O efetivo será empregado tanto no interior quanto no entorno do estádio, garantindo a segurança no deslocamento do público, a fluidez viária, o controle de fluxo, a prevenção de ilícitos e o acompanhamento das torcidas, conforme análise prévia de risco.SSP, em nota enviada ao UOL
Fonte: UOL