Judô: Luana Carvalho é medalha de bronze no Grand Slam de Astana, no Cazaquistão
Sábado, 10/05/2025 - 22:06
umbravascojudorj

🥋 JUDÔ: Luana Carvalho conquista o Bronze no Grand Slam de Astana!🥉

Mais um grande resultado internacional para o nosso judô!

A atleta Luana Carvalho @carvalholuanaa brilhou no tatame e garantiu a medalha de bronze no Grand Slam de Astana 🇰🇿

Para garantir seu lugar no pódio, venceu a italiana Martina Esposito 🇮🇹 na disputa pelo terceiro lugar!

Com uma performance firme, inteligente e cheia de garra, Luana somou pontos valiosos no Ranking Internacional 🌍 e lidera a corrida Olímpica brasileira na categoria -70kg. Agora, o foco segue para o seu próximo desafio: o Campeonato Mundial Sênior 🏆🔥

"Conquistar uma medalha em um Grand Slam não é apenas vencer lutas — é se colocar entre as melhores do mundo. O bronze da Luana em Astana é gigantesco! É um resultado que consagra o nível que ela atingiu e coloca seu nome entre as referências do judô internacional. É um feito para ser celebrado, lembrado e respeitado." — Fabrício Amorelli , @fabricioamorelli , coordenador da equipe do Judô

Parabéns pela conquista, Luana!

E parabéns a toda a comissão técnica envolvida nesse processo vitorioso!

Seguimos juntos, rumo a novos desafios!
🥋💪🏽🌟🥇🇧🇷

#LuanaCarvalho #BronzeEmAstana #GrandSlam #JudôBrasileiro #FábricaDeTalentos #JudôQueTransforma #RumoAoMundial



Fonte: Instagram Umbra/Vasco da Gama


Rafaela Silva e Luana Carvalho são bronze no Grand Slam de Judô, em Astana

O segundo dia do Grand Slam de Astana foi marcado por mais duas medalhas para a Seleção Brasileira de Judô! Neste sábado (10), no Cazaquistão, o Brasil classificou duas atletas para o bloco final da competição, e saiu vitorioso em ambos os confrontos. A campeã olímpica Rafaela Silva foi bronze no meio-médio feminino (63kg), enquanto Luana Carvalho (70kg) também foi bronze, protagonizando uma decisão de luta emocionante. Os pódios foram os primeiros das duas no Circuito Mundial: para Rafaela, em nova categoria de peso, e para Luana, na classe Sênior.

Rafaela Silva vence chinesa, croata, espanhola e polonesa para carimbar primeira medalha de Grand Slam no 63kg

Rafaela estreou em Astana com vitória por ippon sobre a chinesa Han Liu, na primeira rodada. Em seguida, nas oitavas, teve pela frente a croata Katarina Kristo, cabeça de chave número um da categoria e atual oitava do mundo, passando nas punições (3-1) em um golden de mais de quatro minutos.

Nas quartas, a brasileira não teve dificuldades contra a espanhola Laura Vazquez Fernandez, e na primeira tentativa de ataque conseguiu projetar a adversária em mais um belo ippon, avançando à próxima rodada e já se garantindo no bloco final de disputas.

Na semifinal, Rafaela fez confronto duro contra a japonesa Narumi Tanioka, levando o relógio até os cinco minutos e meio de golden score, quando acabou sendo projetada em yuko. Mas, o resultado não acabou com o sonho da medalha, e ela foi à disputa de bronze para lutar por seu primeiro pódio no Circuito Mundial em nova categoria de peso.

A decisão foi contra a polonesa Natalia Kropska, bronze no Grand Slam de Baku, em fevereiro. A luta começou com tentativas dos dois lados, e a adversária chegou a levar uma punição por passividade. Mas, foi a quase um minuto do fim que Rafaela aproveitou a oportunidade da luta de solo, e conseguiu trabalhar na transição até encaixar o osaekomi (imobilização), fazendo Kropska bater antes mesmo do waza-ari ser contabilizado.

Medalha de bronze para a campeã olímpica na Rio 2016! Sua segunda internacional na nova categoria e primeira em Grand Slam. Há duas semanas, ela também foi bronze no Campeonato Pan-Americano e Oceania, em Santiago.

"Estou muito feliz pelo dia de hoje. Bati na trave na semifinal contra a japonesa, mas achei que fiz uma boa luta, uma boa competição, e que consegui colocar em prática meu judô no ne-waza e no tachi-waza. Também fui bronze no Pan-Americano, então venho nessa constância nessa nova categoria. Estou feliz com essa primeira medalha em Grand Slam, e acredito que o trabalho está sendo bem feito", avaliou Rafa.

A medalha de bronze deu a ela 500 pontos no ranking mundial. Atual 65ª do mundo, a brasileira deve aparecer no top 50 na próxima atualização.

Com direito a final de luta emocionante, Luana Carvalho fatura primeira medalha no Circuito Mundial IJF

A quinta medalha de bronze do Brasil no Grand Slam de Astana veio pelas mãos de Luana Carvalho (70kg), que protagonizou uma decisão emocionante decidida no último segundo.

Antes, no bloco preliminar, ela estreou nas oitavas, diante da atleta neutra Tamara Lishchenko, e venceu com um waza-ari seguido de imobilização.

Nas quartas, teve o único revés do dia contra a italiana Giorgia Stangherlin, que mais tarde foi a grande campeã da categoria. Luana começou saindo na frente com um yuko, mas acabou levando a virada, com um ippon, e precisou ir à repescagem para se classificar à disputa de bronze.

Na luta, ela teve como adversária a alemã Sarah Mehlau, e conseguiu um ippon ainda no primeiro minuto de luta, avançando a sua primeira disputa de medalha no Circuito Mundial.

Já a decisão foi contra a italiana Martina Esposito, adversária que já havia enfrentado e vencido em uma ocasião, no Open de Perth em 2023.

Desta vez, parecia que Esposito levaria a melhor, já que conseguiu anotar dois yuko ao longo do tempo regulamentar. Mas, a cinco segundos do fim, precisando ir para o tudo ou nada, Luana foi em direção à adversária e encaixou um belo osotogari, derrubando-a em ippon e conquistando a medalha de bronze.

Foi a primeira dela no Circuito Mundial Sênior, que vem de um bronze no Pan-Americano, em Santiago.

Na sexta-feira (09), primeiro dia de competição, o judô brasileiro ainda teve os bronzes de Natasha Ferreira (48kg), Jéssica Pereira (52kg) e Shirlen Nascimento (57kg), mantendo, até o momento, 100% de aproveitamento nas disputas finais.

Nauana, Falcão e Luan não avançam e se despedem nas preliminares

O judô brasileiro ainda teve outros três representantes nos tatames cazaques neste sábado (10).

Ainda no feminino, Nauana Silva (63kg), Nauana Silva teve confronto duro contra a mongol Enkhriilen Lkhagvatogoo, duas vezes bronze mundial, e se despediu da competição na primeira luta.

Já no masculino, Gabriel Falcão (81kg) caiu na estreia para o coreano Junseong Lee, e Luan Almeida (81kg) venceu uma luta contra o georgiano Irakli Beroshvili e, em seguida, nas oitavas, não passou pelo italiano Manuel Parlati.

Fonte: CBJ


Rafaela Silva e Luana Carvalho conquistam bronze no Cazaquistão



Fonte: ge