Luva de Pedreiro rendeu ao Vasco, em 2022, o 3º maior crescimento mensal de um clube nas redes sociais na última década
O Santos vive um momento histórico e de grande ascensão digital. Impulsionado pelo retorno de Neymar, o Peixe conquistou 7,1 milhões de novos seguidores apenas em fevereiro, alcançando a maior marca mensal já registrada por um clube de futebol brasileiro nas redes sociais desde o início do levantamento do IBOPE Repucom há uma década.
Crescimento Impressionante
Nos últimos 24 dias, somente o volume de novos seguidores do Santos (+7,1 milhões) superou o total de seguidores de 39 dos 50 maiores clubes do Brasil. O maior impacto veio do TikTok e do Instagram santista, que juntos representam 85% desse crescimento, com 3,3 milhões e 2,7 milhões de inscritos adicionais, respectivamente.
Para dimensionar o feito do clube, o número de novos seguidores acumulados em fevereiro até o momento supera o ganho total de todos os clubes de futebol no Brasil ao longo de 2024 e é mais de oito vezes superior ao resultado anual do Santos na temporada anterior.
Confira abaixo os 5 clubes que mais somaram novos seguidores em apenas um mês nos últimos 10 anos:
Rumo ao Pódio Digital Nacional?
Graças a esse crescimento meteórico, o Santos ultrapassou o São Paulo no ranking geral de seguidores, assumindo a quarta colocação geral, e agora está a apenas 200 mil de superar também o Palmeiras. Com isso, o clube se aproxima do top 3 das equipes brasileiras com maior alcance digital.
Destaque nas Plataformas
Os números mostram a força do Santos no cenário digital. No TikTok, o clube já tem a segunda maior conta entre os times brasileiros, com quase 6 milhões de seguidores, ficando atrás apenas do Flamengo. No Instagram, ocupa a terceira posição nacional, com 7,3 milhões de inscritos, superado somente por Corinthians e Flamengo.
Danilo Amâncio, coordenador de marketing do IBOPE Repucom, destaca: "O retorno de Neymar Jr. ao Santos marcou um momento histórico no engajamento digital do clube, reacendendo naturalmente a paixão dos santistas e despertando o interesse dos fãs de futebol de todo o mundo. Esse crescimento recorde evidencia a afinidade entre futebol e redes sociais, criando oportunidades para marcas e patrocinadores se conectarem com uma audiência global."
Fonte: Sponsorlink – solução do IBOPE Repucom que investiga hábitos e atitudes sobre patrocínios, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de campeonatos e modalidades esportivas.
Universo: representatividade de 117,2 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais.
Onda: junho/2024 com 2.000 respondentes.
Fonte: Ibope Repucom