Audiência pública do potencial construtivo de São Januário é realizada na Câmara; Pedrinho espera iniciar obras em dezembro
Quarta-feira, 15/05/2024 - 14:19
A primeira audiência pública na Câmara dos Vereadores sobre a reforma de São Januário aconteceu na manhã desta quarta-feira. O presidente do Vasco, Pedrinho, se emocionou ao apresentar o projeto de reforma e disse que o desejo é iniciar as obras em dezembro deste ano. (Veja no fim da matéria detalhes do projeto)
Pedrinho diz que deseja iniciar reforma de São Januário em dezembro
- Tenho sido chato, inconveniente para que a gente consiga assinar o potencial obviamente passando por todos os processos o mais rapidamente possível, sem promessas, porque isso depende muito dos trâmites naturais. Se tudo correr dentro de uma normalidade e das perspectivas, se iniciar a obra em dezembro. Isso é um desejo. Pode acontecer? Pode, porque tudo está caminhando de forma muito positiva e é um sonho realizado se isso acontecer.
Pedrinho chegou a se emocionar quando discurso durante a audiência pública.
Pedrinho se emociona ao falar sobre a reforma de São Januário na Câmara dos Vereadores
- Eu já vi esse projeto algumas vezes e, de verdade, foi a única vez que me emocionei com ele sendo apresentado aqui agora. Eu cheguei no clube aos seis anos de idade e muitas vezes eu dormi embaixo da arquibancada. Meu pai trabalhou como motorista de caminhão de lixo. Tenho a oportunidade de realmente enfrentar esse projeto e fazer com que saia do papel e que a gente entregue um estádio à altura do torcedor vascaíno e respeitando o estádio histórico de São Januário - comentou Pedrinho antes de completar:
Este foi um passo importante no andamento do projeto de lei sobre o potencial construtivo do estádio. A audiência contou com a presença do presidente Pedrinho e com representantes de secretarias do governo e vereadores.
As audiências públicas são fundamentais para o andamento no projeto na Câmara dos Vereadores. Para ser tramitado, o projeto de lei da reforma de São Januário precisa das audiências, da entrega do parecer em conjunto das comissões técnicas — que ainda não aconteceu — e, a partir disso, vai ao Plenário.
Pedrinho explica alguns planos para a reforma de São Januário
No processo de votação, o projeto pode receber emendas parlamentares, ou seja, propostas de mudanças no texto, que também são votadas. Se aprovado, segue para sanção ou veto do Prefeito.
O vereador Alexandre Isquierdo disse que a 777 Partners não tem "absolutamente nenhum poder sobre a instituição e sobre o estádio". Segundo ele, o benefício será dado aos torcedores do Vasco, aos moradores do Rio de Janeiro e à toda cidade.
Outra pessoa a discursar foi Vânia Rodrigues, presidente da Associação dos Moradores da Barreira do Vasco. Ela relembrou a relação dos vascaínos com os moradores da região e a história do Vasco com os Camisas Negras.
- Eu não posso deixar de cumprimentar a torcida. Porque é a torcida que está junto com a favela. É a torcida que, nos dias bons e nos dias ruins, eu posso falar que eu conto com essa torcida. Porque no momento em que a favela estava alagada, moradores perdendo tudo, eu pude contar com a torcida. A torcida que arregaçou a manga e falou assim: "Nós não somos só torcedores, nós somos Barreira do Vasco".
- Eu falo que é o início de uma luta, mas como favela eu amo lutar. Eu digo que eu acho que era para ter nascido há 100 anos, para fazer parte dos Camisas Negras. Porque eu me vejo nessa luta. Porque eu falo que eles começaram o que hoje nós estamos dando continuidade. E eles começaram a construir uma luta de que a igualdade tem que prevalecer.
Nesta quinta-feira, às 14h, acontecerá uma reunião técnica fechada na Sala das Comissões entre vereadores e membros da Prefeitura para entender melhor o projeto de reforma do estádio de São Januário, além do nível de consenso que existe na Câmara sobre ele.
Estão previstas ainda outras duas audiências públicas: uma em São Januário e outra na Barra da Tijuca, zona receptora do potencial construtivo. As datas ainda não foram oficialmente marcadas, mas existe uma tendência de que a primeira ocorra ao final de maio e a outra no início de junho.
O plano de reforma é baseado no que foi desenvolvido pela WTorre na gestão do ex-presidente Alexandre Campello, realizado pelo arquiteto Sérgio Dias. A capacidade seria para aproximadamente 48 mil torcedores. No entanto, o Vasco pode fazer ajustes no projeto, caso queira, mas precisa respeitar algumas limitações do que já foi aprovado pela prefeitura.
Veja aqui como foi a Primeira Audiência Pública, sobre o "Potencial Construtivo" de SJ, na Câmara Municipal do
Caros Amigos Vascaínos!
Em virtude dos últimos acontecimentos noticiados, abundantemente pela Imprensa, entre o CRVG e a Mantenedora da SAF do Clube, assim como a classificação magnífica do nosso time na Copa do Brasil, contra o Fortaleza, os quais causaram alta repercussão nos últimos dias, estamos trazendo agora neste momento oportuno, um Artigo Completo Técnico e Visual, com a cronologia daquilo que ocorreu nesta Primeira Audiência Pública (1ª de duas ou de três), em 15/05/24, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, entre os Vereadores, Autoridades, Técnicos do Assunto, Dirigentes e Torcedores do CRVG, Moradores do Entorno de SJ e outros Cidadãos presentes.
Tal evento, permitiu um Debate Público, nesta casa, no sentido de se maturar, entender, surgir diretrizes, entre diversos, para que nestas Audiências Públicas possam haver o Consenso na Câmara Municipal, para posterior Assembléia Geral dos Vereadores, com a finalidade de Votação (Sim ou Não) de cada Parlamentar, referente ao Projeto de Lei Complementar (PLC) de nº 142/2023, que "Institui a Operação Urbana Consorciada do Estádio de São Januário (CRVG), no Bairro Vasco da Gama"!
Lembrando que, dos 51 Vereadores no total deste Parlamento, com o mínimo de 26 votos ou mais, pelo "Sim", o "Potencial Construtivo" de SJ estará Aprovado e Chancelado pela Câmara Municipal, para que seja remetido ao Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro aprovar ou não, o mesmo.
E, em caso de sua Aprovação, será Decretado este Propósito, a ser Oficializado no Diário Oficial do Município, permitindo ao CRVG seguir os Trâmites para a venda do seu Potencial Construtivo, de modo a gerar os Recursos para a Ampliação/Modernização do Estádio de SJ.
Foi uma Audiência Técnica e Embasada, no Modelo "Híbrido" (Presencial e Virtual), a qual foi composta a Mesa com os Srs: Vereador Eliseu Kessler (Presidente da Audiência Pública (MDB) e Presidente da "Comissão de Assuntos Urbanos"), o qual abriu esta Audiência Pública, Vereadora Teresa Bergher (Vice Presidente da Comissão (PSDB)), Vereador Zico (Vogal (PSD)) e a "Comissão de Esportes, Lazer e Eventos", os Srs: Vereador Zico (idem acima, como Presidente), Vereador Márcio Ribeiro (Vice Presidente (PSD), de forma Virtual), Vereador Marcelo Arar (Vogal (Agir), de Forma também Virtual).
Também compuseram a mesa, os Srs: Vereador Alexandre Isquierdo (União Brasil); Vereador Paulo Pinheiro (PSOL, de modo Virtual); Secretário Municipal de Coordenação Governamental, Sr Jorge Luiz de Souza Arraes; o Sub Secretário Executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDU), Sr Tiago Ramos Dias; o Presidente do CRVG, Pedro Paulo de Oliveira (Pedrinho) e o Arquiteto/Urbanista, Dr Sérgio Dias (Autor do Projeto de Ampliação/Modernização de SJ).
Compuseram a Tribuna do Plenário, após os trabalhos da mesa se encerrarem, para considerações ao público presente, os Srs; Vereador Pedro Duarte (Novo), Dr Renato Brito (2º Vice Presidente do CRVG), Vereador Paulo Pinheiro (de modo Virtual (PSOL)), Vereador Carlo Caiado (Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (PSD)), Vânia Rodrigues (Presidente da Associação de Moradores da Barreira do Vasco), Dr Marcelo Paiva (Engº Civil do Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de São Januário), Marcelo Rocha (Representando a Associação das Torcidas Organizadas do Vasco), Vinícius Moura (também representando a Associação das Torcidas Organizadas do Vasco).
Voltando a cronologia dos fatos, após composta a Mesa, o Sr Presidente da Assembléia Pública fez a Chamada, onde todos confirmaram a presença e o mesmo iniciou a Sessão.
Antes de iniciarmos a Cronologia desta Audiência, compareceram também nesta Audiência Pública, os Srs: Dr Paulo Salomão (1º VP do CRVG), João Richie (Presidente do CD do CRVG), Thiago Nascimento (Assessor da Presidência do CRVG), Dr Pedro Seixas (Ex VP de Obras e Engenharia do CRVG), Dr Marcus Simonini e Dr Raimundo Almeida (Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de SJ), Tiago Lezam (Conselheiro do CRVG), Rodrigo Saavedra (Conselheiro do CRVG), Valmer Peres (Historiador do CRVG), Carla Oliveira (Coordenadora de Responsabilidade Social do CRVG), Jorge Azevedo (Associação de Moradores da Vila Arará), Dr Fernando Costa (Arquiteto do CRVG e participação no Projeto da Reforma de SJ), Os Jovens Arquitetos que compõem a Equipe do Dr Sérgio Dias (William Freixo, Felipe Nicolau e Clarissa Pereira), Flávio Lopes (Presidente da COMLURB), Ricardo Lemos (CET RIO), entre diversos Vereadores, Dirigentes do Clube, Autoridades Públicas e Cidadãos da Cidade do Rio de Janeiro.
Pedimos as desculpas, caso acima tenha sido esquecido algum nome dos nossos contatos!
Iniciada a Audiência Pública, vamos as Considerações daquilo que ocorreu neste Evento:
Iniciaram-se os Trabalhos, com a palavra sendo dada pelo Presidente da Assembléia Publica ao Sr Jorge Arraes (Secretário Municipal de Coordenação Governamental), o Secretário contextualizou e introduziu o Tema do Potencial Construtivo, para os presentes.
A seguir, proferiu o Subsecretário Executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Sr Tiago Dias, cujo mesmo detalhou Aspectos Urbanísticos previstos neste PLC, onde os 197.000 m² referentes ao Potencial Construtivo, que se for Aprovado, o CRVG terá o Direito de negociar esta metragem quadrada, cuja comercialização desta área irá gerar os recursos para a Ampliação/Modernização do Estádio de São Januário.
O Subsecretário, Sr Tiago Dias, apresentou também um Power Point, para os presentes, dando explicações visuais sobre este assunto, onde resgatamos algumas imagens do mesmo, de modo a servir de visualização.
Adequação de Parâmetros, como por exemplo, a AP4. Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Encerrada a excelente explanação do Sub Secretário, Sr Tiago Dias, o Dr Sérgio Dias, Renomado Arquiteto/Urbanista, (Autor do Projeto do Novo Estádio de SJ) ao ser dada a palavra a ele, o mesmo apresentou em Power Point, o momento mais esperado deste Evento: A apresentação do Projeto da Ampliação/Modernização do Estádio de São Januário.
Entre as imagens,o Dr Sérgio Dias enfatizou inicialmente, a magnífica História Vascaína (Camisas Negras); a Resposta Histórica (talvez o nosso maior troféu); São Januário como foi construído; grandes eventos na nossa casa, com a CLT homologada pelo Presidente do Brasil, Getúlio Vargas; desfile das escolas de samba, numa determinada época; entre outros, culminando a seguir com a apresentação do Novo Estádio.
Todos os presentes tiveram a oportunidade de verem imagens fantásticas, com a nobre apresentação deste Projeto do Dr Sérgio Dias, o qual brilhantemente explicou as imagens, uma a uma, aos presentes nesta casa.
Vamos a algumas imagens do Projeto de Ampliação/Modernização de São Januário, do Dr Sérgio Dias, referentes a sua Apresentação, como Fonte de Imagens, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro:
Após a Apresentação do Projeto de Ampliação/Modernização do Estádio de São Januário, pelo Dr Sérgio Dias, pertencente ao CRVG e que é objeto desta Audiência Pública, o Presidente da Assembléia, Vereador Eliseu Kessler, deu a palavra ao Presidente Vascaíno, Sr Pedro Paulo de Oliveira (Pedrinho).
O mesmo fez uma cronologia emocionada, da sua História Futebolística no Clube, onde hoje ocupa a Cadeira da Presidência desta Instituição Esportiva, vitoriosa no Esporte e no Social, e que hoje vê o sonho da Reforma de São Januário ser maturada e factível de sua realização, entre outros pronunciamentos.
A seguir, o Presidente da Assembléia Pública, Vereador Eliseu Kessler, franqueou a palavra aos Vereadores da mesa, começando pelo Vereador Alexandre Isquierdo, o qual proferiu palavras especiais sobre a História do CRVG, assim como a sua torcida pelo Vasco da Gama e veio a ressaltar a importância da Aprovação deste PLC, para que a obra da Reforma de São Januário, venha a alavancar investimentos naquela região da cidade do Rio de Janeiro.
Dando continuidade a palavra, dada aos Vereadores, foi a vez do Vereador Zico proferir um pouco da sua história, como torcedor Vascaíno e debateu, para os presentes, sobre uma Nova História que se iniciará na região, com a Ampliação/Modernização do Estádio do Vasco da Gama (São Januário) com a Aprovação deste PLC.
Dando sequência, foi a vez da Vereadora Teresa Bergher proferir que o projeto do Dr Sérgio Dias é maravilhoso e fez alguns questionamentos ao Sub Secretário Executivo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDU), Sr Tiago Dias e ao Secretário Municipal de Coordenação Governamental, Sr Jorge Arraes, os quais responderam tais questionamentos e afirmaram, que as questões que possam haver quaisquer tipos de divergências, serão esclarecidas e adequadas as suas diretrizes, neste PLC.
A seguir, proferiu o vereador Pedro Duarte, também Vascaíno, na Tribuna do Plenário, sobre a necessidade do Poder Público, concomitante a obra de Ampliação/Modernização do estádio de São Januário, propor a se prever uma Verba Orçamentária, neste PLC, de modo a servir de melhorias pontuais ao Entorno, principalmente na Acessibilidade e na Mobilidade Urbana.
Pois a Verba destinada ao CRVG, sendo Aprovado este Projeto de Lei Complementar (PLC), através da Comercialização do seu Potencial Construtivo, só será suficiente bancar a obra do Estádio e não a da infra estrutura do Entorno, pois isso é uma Alçada do Poder Público e que tal questionamento, seja esclarecido e adequado nas diretrizes deste PLC.
O Vereador também proferiu o fato de que toda a Operação Consorciada, se prevê formar um Conselho, o qual irá assistir o Desenvolvimento das Obras, onde irá se compor um Cidadão Local (Morador ou Comerciante), para poder acompanhar tais Obras. O Vereador propôs, que pudessem ser os dois, no caso um Morador(a) e mais um(a) Comerciante. Este Parlamentar sugeriu idéias para o PLC, aos Vereadores e também às duas Autoridades Municipais, que justificaram os questionamentos da Vereadora Teresa Bergher.
Foi a vez do 2º Vice Presidente do CRVG, Dr Renato Brito, subir a Tribuna, onde ele proferiu que o Estádio do Vasco da Gama é do Clube Associativo e não da SAF, e que proferiu também alguns Pontos e Contra Pontos Jurídicos, de modo a não haverem divergências, que possam atrapalhar e atrasar a Aprovação deste PLC.
A seguir, foi a vez do Vereador Dr Paulo Pinheiro (PSOL) falar ao Público, de maneira virtual, onde contou suas passagens Juvenis, como Vascaíno. O mesmo colocou que esta obra irá alavancar Benfeitorias na Região.
Ele fez um alerta, de que tal região precisa de investimentos públicos para o local, corroborando com a fala do seu colega Parlamentar, Vereador Pedro Duarte, assim como a fala da também sua colega Parlamentar, Vereadora Teresa Bergher, no tocante aos questionamentos de ambos, onde o Sub Secretário Municipal da SMDU e o Secretário Municipal de Coordenação Governamental, os mesmos se posicionaram de que as questões que precisem de diretrizes, serão esclarecidas e adequadas neste PLC , através das Comissões após as audiências Publicas, antes da Votação do "Potencial Construtivo" na Câmara Municipal.
Continuando a Assembléia, discursou na Tribuna, o Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Vereador Carlo Caiado, onde o mesmo proferiu que é torcedor do Fluminense e que vê neste Propósito, deste PLC (Projeto de Lei Complementar), uma oportunidade de gerar Economia, tanto na região, quanto na Cidade. Deu um Bom dia Especial aos Vereadores, a Diretoria do CRVG, ao Público Presente. Ele também discursou a importância de um bom relacionamento entre o Poder Executivo (Prefeitura) com o Legislativo (Câmara Municipal), no intuito de promoverem o melhor para o Rio de Janeiro e que este PLC, terá uma Comissão Técnica com Vereadores e Técnicos, no sentido de aprofundarem mais este propósito e adequar Resoluções e Emendas necessárias, previstas em Leis Municipais, para que este PLC avance.
O Vereador recebeu a resposta do Presidente do CRVG, Pedrinho, de que o Estádio de São Januário é de Propriedade do CRVG Associativo. Terminando, o mesmo deu novamente o seu bom dia a todos.
Posteriormente ao Presidente da Câmara, foi dada a palavra a Sra Vânia Rodrigues, Presidente da Associação de Moradores da Barreira do Vasco, onde a mesma contou parte de sua juventude na Comunidade e que a sua Mãe contava, naquela época, que "São Januário era o quintal de sua casa", tamanha afinidade decorrente da interação histórica, com o CRVG e a sua torcida, tanto nos bons momentos, quanto nas dificuldades.
A mesma mostrou toda a sua energia em defender a sua comunidade, assim como de lutar conjuntamente com o Vasco da Gama, para que a obra da Reforma de São Januário possa "sair do papel"!
Ela também agradeceu ao Vasco da Gama, por aproveitar a mão de obra de profissionais da própria Barreira do Vasco, os quais irão trabalhar nesta obra e terminou o seu discurso, sob um número emblemático de aplausos, acreditando muito nos Investimentos locais, que serão proporcionados com a Reforma do Estádio de São Januário.
A seguir, discursou o Engenheiro Civil, Dr Marcelo Paiva, representando o Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de São Januário, saudando os Vereadores, a Diretoria do CRVG e a todos os presentes. Proferiu o trabalho de excelência do seu grupo ao longo dos seus 13 anos de existência, sempre interagindo com Autoridades Públicas e Dirigentes do CRVG, de modo a maturar a Revitalização do Entorno daquele Estádio, visando a Acessibilidade e a Mobilidade Urbana, para quando a Reforma de São Januário ocorrer, possa ser feita a contento.
O Abaixo Assinado, de 10.313 Assinaturas, entregue a Prefeitura do Rio de Janeiro, na época anterior a Olimpíada de 2016, reivindicando a Revitalização daquela área, deu o "estribo" necessário para a representatividade colaborativa deste grupo.
Ele também citou o Potencial de Investimentos, que serão realizados naquela região e na própria cidade, como: Educação, Saúde, Transporte, Cultura, Lazer, entre outros, principalmente com a geração de empregos diretos e indiretos, na Construção Civil.
Seu discurso técnico terminou com o seu agradecimento, pela atenção de todos e pediu que "Deus Abençoasse a todos os presentes"!
Dando continuidade, a palavra passou para o Sr Marcelo Rocha, representando a Associação das Torcidas Organizadas do Vasco da Gama (ASTOVAS), iniciando os Parabéns ao Presidente do CRVG, Pedrinho, por não ter prometido nada de impossível, durante a sua campanha eleitoral.
Ele lembrou também do episódio negativo ocorrido no ano passado, referente a rigorosidade excessiva das Autoridades, em deixar o Estádio fechado por quase 90 dias, não somente prejudicando o Clube, mas também os Moradores da Região, que dependem dos Jogos do Vasco da Gama, para ganharem o sustento das suas famílias, com o trabalho informal.
Por último, o Presidente da ASTOVAS, Sr Marcelo Rocha, agradeceu ao Pedrinho, pelo empenho em querer ampliar São Januário, assim como assumiu o compromisso, com a Sra Vânia Rodrigues (Associação de Moradores da Barreira do Vasco) de que quando o Vasco da Gama realizar partidas fora de casa, irão ser realizados eventos, com as torcidas do Vasco, para juntos na porta de SJ movimentarem os comércios formais e informais da região.
Fechando as palavras dadas ao Público, na Tribuna, o Sr Vinícius Moura, Vice Presidente das ASTOVAS proferiu a honra de poder estar no plenário, defendendo a Obra de Ampliação de São Januário, por já estar pequeno para o tamanho da nossa torcida. O mesmo fez uma crítica, pela "exclusão" do Vasco na Licitação do Maracanã.
Ele enfatizou a consideração do Clube em prestigiar o torcedor popular, ao contrário da "Elitização" dos novos Estádios Brasileiros, onde serão destinados quase 70% de Setores Populares, mantendo o aspecto de "Caldeirão"!
O Presidente da Assembléia, Vereador Eliseu Klesser, ao final das Considerações feitas na Tribuna, perguntou a mesa se alguém desejaria fazer alguma Consideração Final? Sendo assim, o Vereador Alexandre Isquierdo sugeriu ao Presidente do CRVG, para que puxasse o Grito de Guerra Vascaíno, o Tradicional "Casaca"!
Prontamente todos os presentes ficaram de pé e entoaram o "Casaca"!
Nada mais a ser feito, o Presidente da 1ª Assembléia Pública agradeceu a presença de todos e declarou a mesma encerrada.
Segue abaixo o vídeo contendo a Audiência Pública completa (avance até o minuto 05:27, pois nesse intervalo a TV da Câmara Municipal do Rio de Janeiro manteve um trecho de um programa que estava passando antes de se iniciar a Audiência Pública).
Por hora é isto e que o sonho de termos um Estádio Reformado e Ampliado, tenha se iniciado nesta Audiência Pública do "Potencial Construtivo", onde a Convicção de se realizar este nobre propósito, está próximo de virar uma realidade, pelo que foi observado nesta Audiência.