Pedrinho quer envolver moradores da Barreira do Vasco nas obras de reforma de São Januário
Terça-feira, 19/03/2024 - 19:42
O presidente do Vasco, Pedrinho, e seus pares da diretoria foram recebidos hoje (19), na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, para tratar do projeto de potencial construtivo que visa a reforma e modernização de São Januário.

O que aconteceu

Participaram 23 vereadores dos 51 que compõe a Câmara, além do presidente da casa, Carlos Caiado. Estavam no encontro representantes de praticamente todas as bancadas e partidos.

Pedrinho revelou a intenção de incluir os moradores da Barreira do Vasco nas obras. A comunidade é vizinha a São Januário e assim seria uma forma de amenizar o prejuízo deles com o tempo que o estádio ficará sem jogos.

Foi também costurado um acordo para acelerar o processo na Câmara. A ideia é votar o projeto no primeiro semestre, pois no trâmite normal, aconteceria só em outubro e a eleição municipal poderia fazer ficá-lo em "banho-maria".

Foi acertado que terão reuniões de líderes dos partidos no começo de abril. Nelas, serão definidas datas de apresentação do parecer conjunto das comissões.

Duas datas serão agendadas para audiências públicas: uma na Câmara e outra no bairro da Barra da Tijuca, um dos locais que receberão o potencial construtivo. A Avenida Brasil é outra região escolhida para ser contemplada com o projeto.

Alexandre Isquierdo será uma espécie de coordenador do projeto na Câmara. Atualmente ele é secretário estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável, mas retornará ao cargo de vereador em abril. O político tem sido um aliado do Vasco no projeto de reforma de São Januário e também colaborou no processo de cessão do terreno onde hoje funciona o CT Moacyr Barbosa, que os profissionais do Cruzmaltino treinam.

- Estou muito otimista depois dessa reunião, até porque tinham mais de 20 vereadores presentes, não só vascaínos, mas também flamenguistas, tricolores e botafoguenses. Todas as falas lá dentro foram de apoio à aprovação. Esse projeto não beneficia só o Vasco ao possibilitar recursos para ampliação e reforma de São Januário. Ajuda também o entorno do estádio, que vai receber melhorias urbanísticas importantes
Pedro Duarte, vereador do Novo e entusiasta do projeto

O que é o potencial construtivo?

O que será colocado em votação é o potencial construtivo de São Januário. A ideia é transferir o do estádio para outras regiões da cidade, com o Vasco tendo o direito de vendê-lo no mercado e utilizar os recursos para financiar a reforma.

Potencial construtivo é a autorização dada pelo município para construção acima do permitido pelo zoneamento em determinado terreno. Ou seja, é um acréscimo ao direito de construir, que possibilita aumentar o número de pavimentos e/ou a área de construção.

No caso do Vasco, o prefeito Eduardo Paes transferiu o potencial construtivo de São Januário para regiões do bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste (RJ), e da Avenida Brasil. Uma vez aprovado, a Câmara apontará quais os pontos específicos destes locais que podem receber o potencial.

O UOL apurou que três empresas estão dispostas a comprar o potencial construtivo de São Januário: uma famosa rede de hospitais, uma construtora e um fundo imobiliário. O Vasco calcula arrecadar cerca de R$ 500 milhões com a venda.

A Prefeitura obriga o Vasco a aplicar 100% dos recursos arrecadados na reforma. O projeto de ampliação e modernização prevê um estádio para cerca de 47 mil pessoas.



Fonte: UOL