Colecionador mostra páginas do Boletim do Vasco de abril de 1948; veja
Sexta-feira, 15/03/2024 - 03:36
essencia_vascaina

Revista Boletim Vasco Da Gama Abril 1948,.
Primeiro clube Brasileiro, Campeão Sul-americano invicto fora do Brasil. Nem mesmo a seleção Brasileira havia conseguido tal proeza.
Foi num domingo, 14 de março de 1948, que o Vasco da Gama rompeu as fronteiras do Brasil para se tornar o primeiro clube campeão sul-americano da História. O Gigante da Colina conquistou o Torneio Sul-Americano de Clubes Campeões, no Chile, competição que foi embrião para a disputa, a partir de 1960, da Copa Libertadores da América. Aliás, há correntes que afirmam que este formato também teria dado origem à Liga dos Campeões da Europa, que começou a ser disputada em 1955.
O pioneiro título do Vasco foi conquistado após um empate sem gols com o River Plate (ARG). No River, o time tinha os notáveis Di Stéfano (que se consagrou no espanhol Real Madrid, anos depois), Labruna e Loustau. Jogava o Vasco com Barbosa; Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ismael e Chico. Os argentinos, com Grisetti; Vaghi e Rodríguez; Yácono, Rossi e Ramos; Reyes, Moreno, Di Stéfano, Labruna e Loustau.
Num jogo tenso, o explosivo Chico foi expulso após uma troca de agressões com Méndez, que entrou no segundo tempo.
Pelos últimos minutos, um pênalti para o River. O chute que podia ter mudado o destino daquele título foi feito pelo grande Ángel Labruna. Mas, do outro lado, também havia um grande: Moacir Barbosa, o goleiro cruz-maltino, caiu para o canto esquerdo após um chute fraco e manteve o zero no placar.
Ao fim dos 90 minutos, mais cinco minutos de prorrogação viram o River perder duas chances claras e a confirmação de que o Vasco da Gama era o primeiro campeão sul-americano, diante de um lotado Estádio Nacional de Santiago. Se a comemoração já foi grande no Chile, no Rio, dias depois, a festa foi imensa.
A conquista foi grandemente valorizada pela imprensa do Brasil e do exterior. A primazia de um título continental fez o Vasco ser reconhecido compunham dos maiores times do mundo.
Acervo @essencia_vascaina



Fonte: Instagram Gustavo Rego