Vasco tem o maior público da história do Kleber Andrade antes e depois da reforma
Terça-feira, 27/02/2024 - 03:54
"Espírito Santo é, sempre foi e sempre será muito Vasco! Obrigado por todo apoio." Essa foi a mensagem que o Vasco postou em suas redes sociais logo após a vitória por 2 a 1 sobre o Volta Redonda, no sábado (24), no Kleber Andrade, em partida válida pela 10ª rodada da Taça Guanabara.

A afirmação pode até causar revolta nos capixabas torcedores dos clubes rivais, mas uma coisa ninguém pode negar: o Gigante da Colina estava em campo nos jogos com os dois maiores públicos da história do Kleber Andrade, seja neste novo Klebão, reinaugurado em dezembro de 2014, seja no antigo estádio famoso pelo barranco que ficava ao lado da arquibancada e colaborava para reunir milhares de torcedores.

Conforme o borderô, documento oficial da partida liberado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), 21.255 torcedores acompanharam o triunfo vascaíno sobre o Voltaço no Klebão. O que faz do público, o maior da história do novo Kleber Andrade. Até então, a partida entre Flamengo x Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro 2016 era a detentora do maior público do estádio, com 21 mil presentes.

Se ter o maior público da história do novo Kleber Andrade é a novidade do momento, a paixão do torcedor capixaba pelo Vasco já vem de longa data. O maior número de torcedores em uma partida de futebol realizada no Espírito Santo também aconteceu em um jogo do time cruz-maltino.

No dia 21 de setembro de 1986, o Vasco veio até o Kleber Andrade e perdeu para o Rio Branco por 1 a 0 em jogo válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse dia, de acordo com edição de A Gazeta de 22 de setembro de 1986, a partida registrou 32.308 pagantes, mas a matéria deixa bem claro que "havia pelo menos 40 mil pessoas no estádio alvinegro".

A diferença para a partida contra o Volta Redonda, disputada no último sábado, em que praticamente todos os torciam para o Vasco, é que em 1986, o público também foi impulsionado pela torcida do Rio Branco, que compareceu em massa no estádio para acompanhar o time capa-preta na elite do futebol nacional.



Fonte: A Gazeta