Confira o esquema de segurança e transporte para Vasco x Volta Redonda no Kleber Andrade
Sábado, 24/02/2024 - 15:02
O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, vai ser palco do confronto entre Vasco e Volta Redonda, válido pela 10ª rodada do Campeonato Carioca. O jogo acontece neste sábado (24), a partir das 17h30. Para garantir o conforto dos torcedores que vão assistir ao jogo, o Governo do Estado anunciou os reforços de transporte e policiamento no local.

Foram colocados à venda 20 mil ingressos para a partida e todos já estão esgotados. O Kleber Andrade tem capacidade para 21,8 mil torcedores e essa será a primeira partida do ano no estádio envolvendo times de fora do Estado.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, comemorou a casa cheia e desejou um bom jogo para os torcedores. "Estamos recebendo um dos clubes mais tradicionais do Brasil e aguardamos uma grande torcida no Espírito Santo. A Sesport, em conjunto com as outras secretarias do Estado, preparou diversas ações para que todos aproveitem a partida e que seja um momento memorável. Desejo um bom jogo às equipes e aos torcedores", disse Nunes.

Segurança

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) planejou um esquema especial de segurança para o jogo entre Vasco e Volta Redonda, neste sábado (24), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Carioca. Com reforço do efetivo na Delegacia Regional de Cariacica, policias militares de unidades especializadas, bombeiros militares e apoio das Guardas Municipais de Vitória e Cariacica, o objetivo é promover um evento pacífico e seguro.

"Realizamos este planejamento a muitas mãos, com antecedência e tomando todas as medidas possíveis para evitar qualquer tipo de tumulto ou imprevisto. Realizamos reuniões com a empresa organizadora do evento, forças de segurança, instituições representativas e outros órgãos do Governo do Estado envolvidos nesta realização e esperamos, com todas as medidas adotadas, proporcionar um belo espetáculo", frisou o gerente de Operações Integradas da Sesp, coronel Sebastião Biato Filho.

O efetivo total empregado no evento será de cerca de 170 agentes das forças de segurança, sendo o maior contingente, da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Serão 142 militares dedicados exclusivamente ao evento, realizando policiamento ostensivo e preventivo. Além de policiais a pé e em viaturas, o evento vai contar com o Regimento de Polícia Montada (RPMont), Força Tática e Batalhão de Missões Especiais.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) vai providenciar reforço no plantão da Delegacia Regional de Cariacica, para dar celeridade ao recebimento de possíveis ocorrências. O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) atua no evento de forma preventiva, realizando a fiscalização do espaço e mantendo equipe de prontidão em caso de necessidade de atendimento de emergência.

As Guardas Municipais de Vitória e Cariacica ficarão responsáveis pela escolta das delegações no caminho entre os respectivos hotéis e o local do jogo. A equipe do Volta Redonda ficará hospedada em Cariacica e a do Vasco, em Vitória. A Prefeitura de Cariacica também vai atuar com agentes de fiscalização de posturas e vigilância sanitária, bem como na organização do trânsito nas vias do entorno do Estádio.

Foco na entrada e saída de torcedores

O planejamento da Sesp foca, principalmente, nos horários de entrada e de saída dos torcedores do Estádio. O público previsto para o jogo é de, aproximadamente, 20 mil torcedores e, para evitar tumulto, foram adotadas medidas específicas, visando a facilitar o fluxo na entrada do Estádio.

As torcidas organizadas vão entrar no Estádio por acessos exclusivos, direcionados aos setores C e D das arquibancadas. Além disso, barreiras de contenção serão dispostas no trajeto até a portaria principal, permitindo apenas a passagem de pessoas que já tenham o ingresso. Essas barreiras serão promovidas por agentes da empresa de segurança privada contratada pela organização e contarão com apoio da Polícia Militar, que poderá intervir em caso de necessidade.

A abertura dos portões ocorrerá às 14 horas, ou seja, três horas e meia antes do horário previsto para o início da partida, que é às 17h30. A Sesp também sugeriu à empresa organizadora que aumente a quantidade de catracas nos portões de acesso. Com mais tempo e mais catracas, o objetivo é que os torcedores acessem seus assentos com tranquilidade, reduzindo o risco de tumultos.

"Nossa orientação é que os torcedores cheguem cedo, tomem seus assentos e aguardem o jogo com tranquilidade, especialmente as famílias que estiverem com crianças ou pessoas idosas. Também sugerimos que evitem ir ao jogo de carro, já que estacionar na região poderá ser difícil. A Ceturb participou das reuniões e terá reforço na frota de ônibus neste dia, oferecendo mais coletivos para quem optar por este meio de transporte. Transporte por aplicativo, táxi e carona solidária também são boas opções", orientou o coronel Biato.

Transporte

Os torcedores que forem assistir à partida entre Vasco da Gama e Volta Redonda, no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, neste sábado (24), contarão com dez carros extras na porta do estádio ao término da partida. O jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Carioca está marcado para começar às 17h30 e deve terminar por volta de 19h30.

Os veículos estarão à espera dos torcedores para levá-los ao Terminal de Jardim América, em Cariacica. A frota programada para este sábado (24) estará funcionando normalmente para auxiliar no transporte dos torcedores até os demais terminais de integração e aos bairros. A medida visa auxiliar na dispersão do público após a partida, evitando confusões e aglomerações desnecessárias no entorno do estádio.

Agentes da Ceturb-ES vão acompanhar de perto a operação para fazer os ajustes necessários durante a realização do jogo.

As linhas que passam pelo Estádio Estadual Kleber Andrade:

509 - T. Carapina / T. Campo Grande via Expedito Garcia / Reta da Penha
515 - T. Laranjeiras / T. Campo Grande via Beira-Mar
524 - T. Campo Grande / Praça de Eucalipto via Marechal Campos
526 - T. Campo Grande / T. Vila Velha via Vasco da Gama / Expedito Garcia
531 - T. Campo Grande / T. Vila Velha via Maruípe
535 - T. Carapina / T. Campo Grande via T. Jardim América / Serafim Derenzi
536 - T. Campo Grande / T. Vila Velha via Maruípe - Expresso
591 - Serra / T. Campo Grande via Reta da Penha / BR-262
700 - T. Campo Grande / T. Itacibá via Campo Grande
729 - T. Campo Grande / Alto Boa Vista via Expedito Garcia - Circular
731 - T. Campo Grande / T. Jardim América via Vale Esperança
742 - T. Campo Grande / T. São Torquato via Expedito Garcia / T. Jardim América
748 - São Geraldo / T. Jardim América
753 - Roda D'Água / T. Itacibá via BR-262
781 - T. Campo Grande / T. Itacibá via BR-262
783 - Nova Rosa da Penha / T. Itacibá via Campo Grande
784 - Vila Merlo / T. Jardim América via Bubu / Ceasa
785 - Duas Bocas / T. Campo Grande via Itacibá / Av. Expedito Garcia
792 - Novo Brasil / T. Campo Grande via Expedito Garcia



Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo