Futmesa: Paulão ficou em 6º lugar na 1ª etapa do Estadual de Dadinho Retrô
Terça-feira, 20/02/2024 - 06:36
18 de fevereiro de 2024. Urna data que entra para a história da modalidade Dadinho no Rio de Janeiro. Com 62 jogadores participantes, entre federados e não-federados, foi realizada na Sala do Botafogo FR a primeira etapa de um total de cinco (incluindo a final com os 16 mais bem ranqueados no ano) previstas para 2024 desta categoria, jogada com botões de até 4,7cm máximos de diâmetro, e em mesas com 1,40m de comprimento x 0,80m de largura. E sobrou emoção dos primeiros ao último jogos.

Antes de destacar o que ocorreu nas mesas, e preciso ressaltar fatos que justificam o tratamento desta data como algo verdadeiramente especial. Primeiro, uma linda "disputa quantitativa"entre jogadores federados e os ditos amadores, que dentro da mesa mostraram que de amadores não têm nada. São esportistas na essência. Foram 27 atletas de várias ligas (Tijucana, ABI, Ernbaixadres do Rei, CZR, Liga Raíz, UB, AFOCEN, ABR, UBRI, Rebouças, LFB e avulsos), contra 35 federados, representando muitos clubes tradicionais do nosso esporte, como Botafogo (maioria, com 7 atletas), Grajaú TC (com 6), Light (4), Duque de Caxias, Piedade, Fluminense, Vasco, Flamengo, River, Olaria, São Cristóvão, LA FU M E, FM Niterói e o America de onde saiu o campeão. Mas isso é assunto pra daqui a pouco.

Tambem merece menção a garotada presente. Foram 8 jogadores, sendo oito menos de 18 anos, participando no meio dos adultos com poder de competitividade. Destaques para Arthur, da Light, em 11º lugar e o Tomáz, da Liga Raíz, que ficou em 14º com apenas 9 anos e sem nunca antes ter disputado uma competição oficial. O charme do Betinho Coelho, do Botafogo, o caçulinha, com 8 anos, jogando em cima de suporte para atingir a altura da mesa também fez sucesso. Acima de tudo, o Retrô será a porta de entrada dos futuros grandes atletas da modalidade Dadinho.

Agora sim, vamos para a história do torneio! Após uma primeira fase bem acirrada, cada um dos oito grupos apurou quatro jogadores para as fase de mata-mata. Vitor Luzes, do America, fez a melhor campanha no cômputo geral. E isso o deu a vantagem do empate em todos os seus jogos eliminatórios," até o final, quando derrotou o Carlos Belga, do Flamengo, por 6×2, ficando com o titulo de maneira incontestável. Completaram o pódio, do terceiro ao oitavo lugares, os jogadores Isaac (avulso), Geocarlos (LFB), Sarti Neto (Flamengo), Paulão Costa (Vasco), André Leal (Grajau TC) e Fernando (AFOCEN), ou seja, cinco federados e três não-federados nas posições mais nobres. E a temporada está só começando. A próxima etapa será dia 07 de abril. A festa continua!



Fonte: Fefumerj


vascofutmesa

💢 Paulão Costa é 6º lugar na 1ª Etapa do Estadual 2️⃣4️⃣ da Regra Dadinho Retrô



Fonte: Instagram Vasco Futmesa