Basquete: Vasco tenta encostar nos líderes do NBB e Botafogo busca reação no clássico desta 6ª-feira
Sexta-feira, 09/02/2024 - 14:11
A temporada 2023/2024 marcou o retorno de Botafogo e Vasco ao NBB. As duas equipes reforçaram o cenário do Rio de Janeiro na Liga, mas tiveram resultados muito diferentes na competição. Enquanto o Cruzmaltino contou com uma classificação para o Super 8, o Alvinegro luta nas últimas colocações da tabela. Nesta sexta-feira, às 20h, os rivais enfrentam-se em São Januário enquanto vivem momentos opostos.

Botafogo e Vasco passaram anos afastados do NBB e retornaram à disputa na atual temporada. Antes do início da competição, os cariocas chegavam apenas com a esperança de surpreender e ter uma participação positiva na liga. O decorrer da temporada mostrou cenários diferentes para os rivais.



Vasco conta com Marquinhos para brigar no topo

A equipe do Vasco chegou na temporada 2023/2024 com uma equipe bem jovem. Eram oito jogadores com menos de 23 anos, entre eles Cauã Euler, destaque do Vasco na LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete). Dois reforços mudaram o cenário do Cruzmaltino para o campeonato: o armador Cauê Verzola e o ala Marquinhos.

"Playmaker" do Vasco, Cauê Verzola é o líder de rebotes (5,4 por jogo) e assistências (5,8 por jogo) da equipe. Experiente, o armador é quem cria as jogadas do Cruzmaltino e lidera a equipe nas transições rumo ao ataque. O principal jogador, porém, é outro: Marquinhos, ídolo do rival Flamengo e hexacampeão do NBB.

A chegada de Marquinhos foi um momento inesperado pela idolatria que o ala tinha no Flamengo. No Rubro-Negro entre 2012 e 2021, o jogador de 39 anos foi multicampeão pelo clube. Ele havia deixado o São Paulo e escutava rumores de aposentadoria antes de fechar com o Vasco. Marquinhos quebrou qualquer rumo de encerrar a carreira e entregou resultado nas quadras.

Com média de 13,7 pontos por jogo, Marquinhos não é apenas o destaque do Vasco, mas também um dos principais jogadores desta edição do NBB. Comandado por Léo Figueró, o Cruzmaltino atingiu a quarta colocação da competição, o Cruzmaltino garantiu a vaga no Super 8, mas caiu na primeira fase para o Paulistano.



Botafogo não encaixa e luta nas últimas colocações

Para o retorno ao NBB, o Botafogo acertou com o ídolo Jamaal Smith. O armador possui boas médias, mas o desempenho não seguiu igual para a equipe. O Alvinegro é o 17º colocado em um total de 19 equipes no campeonato e vive uma situação alarmante.

Foram apenas seis vitórias em 24 jogos na temporada 2023/2024, e o Botafogo não vingou na volta à liga. Apesar de possuir boas médias de pontuação com Thornton (19,9), Jamaal (12,8) e França (11,3), a equipe não atingiu um desempenho defensivo que a ajudasse no NBB.

As seis derrotas seguidas transformam o Botafogo em uma equipe sem vitórias em 2024. Com média de 85,7 pontos sofridos por jogo, o Alvinegro tem a pior média no NBB. A estatística defensiva é o que mostra como o time está entre os últimos colocados.

O duelo entre Vasco da Gama e Botafogo está marcado para as 20h desta sexta-feira, no Ginásio de São Januário. Na quarta colocação, o Cruzmaltino quer se aproximar dos líderes, enquanto o Alvinegro quer fugir das últimas posições do NBB.

Fonte: ge