Futmesa: Vasco fica em 6º lugar na Taça Abertura de Dadinho
Terça-feira, 30/01/2024 - 07:40
Sangue! Com nove vitórias e um empate, o America A sagrou-se campeão invicto da Taça Abertura de Equipes 4 x 4, que deu início à temporada de 2024 do futebol de mesa no Rio de Janeiro, domingo (28/01/2024), no Shopping Nova América, em Del Castilho. Na final da Série Ouro, os Rubros derrotaram o Fluminense A — atual campeão brasileiro —, por 3 a 0, com destaque para os craques Victor Praça, Régis, Rodrigo Macieira e José Augusto.

Na disputa do terceiro lugar da Série Ouro, o River A, outro tradicional clube da regra dadinho 9 x 3, bateu o América B, por 3 a 1. O campeão da Série Prata foi o Flamengo A, que, na final, fez 2 a 1 no Friburguense, uma das gratas surpresas da competição.

Além do título, o America, com suas formações A e B, se classificou para o Torneio Rio-São Paulo de Equipes, dias 16 e 17 de março, na capital paulista. Fluminense A e River A e B também garantiram vaga na competição. A campanha do America A até a conquista de mais um troféu para a sua vasta coleção foi a seguinte: 3 x 0 Grajaú, 3 x 0 Piedade B, 2 x 2 River A, 4 x 0 Humaitá B, 3 x 1 Light, 3 x 0 Flamengo A, 4 x 0 Vasco B, 3 x 0 Flamengo B, 2 x 0 River A e 3 x 0 Fluminense A. Promovida pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj), a Taça Abertura teve 26 agremiações e quase 200 botonistas nas mesas.

As emoções tiveram início logo na primeira palhetada do dia. Com dois grupos de nove conjuntos e um de oito, os favoritos ditaram as regras na primeira fase. No A, Fluminense A, com 21 pontos, e Vasco A, com 16, não deram chance ao azar e ficaram com as duas vagas diretas para a Série Ouro. O Flamengo B, com 14, se classificou como o segundo melhor terceiro colocado, enquanto o Friburguense, com 13, se garantiu na Série Prata. Piedade A (12), Lafume (9), Nova Friburgo (8), São Cristóvão B (6) e Liga Fonte B (4) completaram a tabela.

No Grupo B, marcado pelo equilíbrio, America B e River B somaram 19 pontos ganhos e empataram em todos os critérios técnicos. A primeira colocação foi definida apenas no confronto direto — vitória Rubra por 2 a 0. As duas equipes, porém, celebraram a ida à Série Ouro, assim como a Liga Fonte A, que somou 15 pontos, ao lado do Duque de Caxias, mas levou a melhor no saldo de gols (9 a 6). A equipe da Baixada Fluminense foi para a Série Prata. Botafogo (13), Fluminense B (9), Olaria (5), São Cristóvão A (4) e Humaitá A (2) completaram a classificação.

Já o Grupo C teve o América A em primeiro lugar, com 19 pontos ganhos e 90,5% de aproveitamento, mas certa surpresa. Afinal, o aguerrido River A, com 16 pontos ganhos, desbancou o favorito Flamengo A, que somou apenas 12 — ao lado de Grajaú e Vasco B — e se classificou à Série Prata por ter obtido um melhor saldo de gols (8 a 2 a -3, respectivamente). Light (7), Piedade B (4) e Humaitá B (0) fecharam a classificação. Se a primeira fase foi emocionante, restava saber o que viria a partir das oitavas de final da Série Ouro.

E… Logo no primeiro confronto, o America A não tomou conhecimento do Flamengo B: 3 a 0, mesmo placar de Fluminense A e Liga Fonte A, a favor dos tricolores. A maior surpresa do dia veio no confronto entre América B e Vasco A. Na base da garra e do sangue frio, a equipe Rubra eliminou a cruzmaltina por 2 a 1. Na definição da última vaga rumo às semifinais, River A e B fizeram um duelo no qual a formação principal venceu sem dificuldades: 4 a 0.

Enquanto isso, nas semifinais da Série Prata, o Friburguense passou pelo Duque de Caxias, por 2 a 1. O Flamengo A se refez da decepção de não ter ido à Série Ouro e eliminou o Grajaú por 2 a 1. Na finalíssima, prevaleceu a experiência da formação da Gávea, que bateu o Tricolor da Serra, também por 2 a 1, e sagrou-se campeã.

Nas semifinais da Série Ouro, momentos de tensão e adrenalina. No primeiro duelo, o América A, no detalhe, passou pelo River A, por 2 a 0, enquanto, no segundo confronto, prevaleceu a categoria dos atuais campeões brasileiros de equipes: Fluminense 3 x 1 America B. Na disputa do terceiro lugar, o River A levou a melhor sobre o América B, por 3 a 1. Na grande final, com duelos de titãs, como Victor Praça x Paulinho Quartarone e Bandini x Régis, o time A do América superou o A do Tricolor, venceu por 3 a 0 e levou para casa o cobiçado troféu da Taça Abertura de 2024.

A classificação final foi a seguinte: 1º America A, 2º Fluminense A, 3º River A, 4º America B, 5º River B, 6º Vasco A, 7º Liga Fonte A, 8º Flamengo B, 9 Flamengo A, 10º Friburguense, 11º Duque de Caxias, 12º Grajaú, 13º Vasco B, 14º Botafogo, 15º Piedade A, 16º Lafume, 17º Fluminense B, 18º Nova Friburgo, 19º Light, 20º São Cristõvão B, 21º Olaria, 22º Piedade B, 23º Liga Fonte B, 24º São Cristóvão A, 25º Humaitá A, 26º Humaitá B.

Fonte: Fefumerj