Basquete: Vasco vence o Caxias do Sul em São Januário por 78 a 73 pelo NBB
Sábado, 20/01/2024 - 19:07
O Vasco da Gama venceu o Caxias por 78 a 73 na tarde desta sábado, no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro. O veterano Marquinhos, que completa 40 anos em maio, foi o cestinha da partida com 21 pontos. Com a vitória, o Vasco mantém a quarta colocação no NBB. O Caxias segue na 15º posição entre os 19 times do Novo Basquete Brasil.

Com apoio da torcida no primeiro jogo em casa no ano, os vascaínos foram muito superiores nos primeiros minutos de partida. A equipe cruzmaltina dominou completamente o primeiro quarto e fechou em 28 a 11 com boas atuações do armador Cauê e do ala-pivô Marquinhos.

Logo no início do segundo quarto, o Caxias esboçou uma reação e fez com que o técnico Léo Figueiró a parar o jogo duas vezes e pedir atenção ao Vasco. O time de São Januário estourou rapidamente em falta e parou de ser efetivo no ataque. Assim, a equipe gaúcha derrubou a diferença para menos de dez pontos. No final, Marquinhos, com 14 pontos, ajudou o Vasco a manter uma boa vantagem e fechar o primeiro tempo em 40 a 30.

O tempo do intervalo acordou o armador Dawkins, de Caxias, que voltou como destaque do terceiro período. Novamente o time gaúcho encostou no placar, e graças ao americano chegou à menor diferença da partida, apenas um ponto atrás dos vascaínos. Mas o Vasco saiu do buraco e foi pro último quarto com 60 a 55.

Aquele jogo que parecia tranquilo para o Vasco no primeiro quarto, foi engrossando, engrossando, e ficou complicadíssimo nos últimos minutos de partida. Caxias teve a chance do empate, da virada, mas de novo a torcida empurrou e os vascaínos respiraram aliviados.

Na próxima segunda-feira, o Vasco volta a quadra em São Januário para enfrentar o União Corinthians. Já o Caxias, na terça-feira, encara o Flamengo, também no Rio de Janeiro.

A partir do dia 28, o Vasco participa do Super 8, competição que reúne apenas os oito primeiros colocados do NBB. A equipe joga a primeira partida eliminatória em casa, contra o Paulistano, atual quinto colocado do NBB.



Fonte: ge