Basquete: Paulichi e Léo Figueiró analisam vitória sobre o Corinthians
Quinta-feira, 28/12/2023 - 00:36
Jogando no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, o R10 Score Vasco da Gama fez seu último jogo no ano e conquistou sua 13ª vitória no NBB Caixa 2023/2024. A equipe comandada por Léo Figueiró bateu o Corinthians por 80 a 78, nesta quarta-feira (27/12). A vitória foi suada e só aconteceu no último segundo. Com um tapinha do ala/pivô Rafael Paulichi (#13) garantiu os dois pontos que o R10 Score Vasco precisava para não ir para a prorrogação.

"Foi uma vitória muito importante. Acredito que tudo isso que estamos vivendo é uma recompensa de um trabalho que a gente vem fazendo já faz bastante tempo, treinando forte, se ajudando, se cobrando, sempre querendo o melhor. A gente jogou cada jogo como se fosse o nosso último, dando sempre o nosso melhor. Hoje, nosso time soube sofrer, jogou mal, se adaptou, passou à frente, ficou atrás", comenta o cestinha da partida com 21 pontos.

Sobre a pressão de um jogo empatado faltando menos de dez segundos, o jogador de 25 anos que na última semana revelou para uma matéria no site da Liga Nacional de Basquete ter o companheiro de equipe como seu maior ídolo do esporte (Marquinhos), Paulichi fala sem levantar a voz, calmamente, como de costume: "acho que isso é o legal do basquete. Literalmente, enquanto não acabar, não zerar, tem jogo, né?!", avalia o autor de seis rebotes e três assistências no confronto contra o Corinthians.

O Gigante das Quadras chegou ao seu sétimo triunfo fora de casa, em nove partidas, contabilizando 77% de aproveitamento longe de São Januário. Com este resultado, a equipe cruzmaltina garantiu o direito de jogar em casa no primeiro compromisso do Super 8. "Não tinha maneira melhor de fechar o ano. Vitória fora de casa é importante, selando a gente realmente ali no primeiro pelotão. É só agradecer, cara. Agradecer ao Vasco pela maneira como me recebeu. Agradecer ao Vasco pela maneira que deixou eu trabalhar, confiou naquilo que eu propus, confiou e deu condições para que eu pudesse trabalhar. Muito na figura do Gegê [Coordenador Geral de Basquete do Vasco], que vem fazendo realmente a diferença. E aos jogadores. Os jogadores estão de parabéns por todo o comprometimento, pela garra, por jogar até o final. É impressionante o que eles estão fazendo nessa temporada. Meu trabalho só aparece através deles. Então, assim, tem que dar honra para quem merece honra. Então, toda a honra para eles. E agradecer muito a Deus por esse momento único na minha vida", relata o técnico Léo Figueiró.

O R10 Score Vasco da Gama ficou dez pontos atrás no 1Q (24 a 14), conseguiu tirar cinco pontos de diferença no segundo (17 a 22 - parcialmente), chegando ao intervalo com placar de 41 a 36. No 3Q mais uma vez ficou a frente na parcial (18 a 26), o que permitiu pela primeira vez no jogo terminar um quarto à frente: 59 a 62. No 4Q, o quarto com o placar mais apertado, o placar parcial foi de 19 a 18.

O balanço do primeiro turno do NBB Caixa 23/24 é de 13 vitórias, sendo sete fora de casa e cinco em casa. Com isso, o R10 Score Vasco da Gama garantiu a quarta colocação na tabela, o que permite jogar em casa no primeiro jogo do Super 8 (que será de 27/01 a 03/02/24). No campeonato, o segundo turno começa em 08 de janeiro, contra o Flamengo, no Maracanãzinho. Na sequência, a equipe cruzmaltina tem mais dois jogos fora de casa: Minas (13/01) e Pato (15/01). Mesmo antes do Super 8, a torcida poderá ir a São Januário para torcer nos jogos contra o Caxias do Sul (20/01) e o União Corinthians (22/01).



Fonte: Site oficial do Vasco