Judô: Vascaínos foram homenageados na festa dos Melhores do Ano da FJERJ
Segunda-feira, 11/12/2023 - 02:53
2023 foi um ano para o Time Judô Rio celebrar. As seleções estaduais conseguiram grandes resultados em todas as classes de idade, sejam nos Brasileiros ou nos Jogos da Juventude. Além disso, os atletas do Time Judô Rio seguiram expandindo as fronteiras ao estar presente nos Mundiais Sub-18, Sub-21, Sênior e Paralímpico. Por isso, nada mais justo que homenagear os clubes e atletas que fizeram história esse ano com uma grande festa, no Melhores do Ano.

"Nós passamos entre treinos, viagens, eventos e competições, mais tempo juntos do que com a nossa própria família. Por isso, dizemos que essa é a família do judô. Sendo assim, procuramos fazer o melhor em prol do que nos une e isso nos fez atingir títulos em todas as categorias e ter representantes, dentro ou fora dos tatames, em todos os Mundiais. Vamos seguir trabalhando para que 2024 seja ainda melhor", disse o diretor-técnico Leonardo Lara.

Para lembrar, o Rio de Janeiro foi vice-campeão no feminino e no masculino no Brasileiro Sub-13; foi 6º no masculino e campeão no feminino no Sub-15; quarto no masculino e 10º no feminino no Brasileiro Sub-18; campeão no masculino e por equipes e terceiro no feminino no Sub-21 e, agora, campeão no feminino, vice no masculino e terceiro por equipes no Sênior. Nos Jogos da Juventude, que também é para atletas Sub-18, o Rio de Janeiro foi terceiro tanto no masculino quanto no feminino, mas conquistou o título por equipes.

Homenagens aos atletas do Time Judô Rio

O ponto alto da Cerimônia foi mesmo a entrega dos troféus aos atletas vencedores do ranking 2023, que capricharam no look para a festa de gala. Foram eles:

– No Sub-13: Maria Eduarda Souza Maciel (Impacto Fight School) e Pedro Jorge Assis Pinto de Carvalho (Associação Budokan Judo Karate Clube);

– No Sub-15: Gabriela Pereira Santos (Instituto Reação) e Henrique Rocha Bahiense (Clube De Regatas Do Flamengo);

"Treinei muito para chegar aqui. Não tem segredo, é treinar, treinar e treinar. É rever o que foi feito, treinar certo para poder chegar a algum lugar. O título mostra que o sacrifício de treinar todo dia vale à pena. Gostaria de dedicar o troféu para os meus pais e meus senseis. Quando sobe ali no palco, vê que tudo vale a pena e é muito bom. Para 2024, o objetivo é seguir representando o Rio de Janeiro nos campeonatos nacionais. Sei que é outro patamar agora que é Sub-18, vou enfrentar jovens mais experientes que eu, mas vou compensar nos treinos para conseguir tudo que eu quero", disse Henrique Bahiense.

– No Sub-18: Ana Gabrielle de Sousa Soares (Instituto Reação) e Victor Hugo Oliveira Santiago da Silva (Umbra/Clube De Regatas Vasco Da Gama);

"Queria agradecer a Deus, meus pais e meu clube. É somente gratidão porque esse ano passei por muita dificuldade, pelo desânimo, pelo abatimento depois de não conseguir os objetivos como foi no Mundial, mas é um começo. É seguir em frente, treinar e buscar os meus objetivos. Foi um ano de muitas experiências e dedico esse troféu especialmente para minha mãe Monique", contou Anna Gabriele.

– No Sub-21: Beatriz Rosa Comanche (Umbra/Clube De Regatas Vasco Da Gama) e Kauan Jorge da Cruz dos Santos (Clube De Regatas Do Flamengo);

"Esse ano, como era o último de Sub-21, transição pro Sênior, me dediquei bastante, o clube conseguiu investir muito em mim, tivemos treinamentos muito fortes, uma preparação muito boa para as competições, os resultados vieram e acabaram nesse troféu. A hora que eu subi ao palco pensei em todos os treinos, toda dedicação e todo meu esforço. Lembrei da minha família, da minha namorada, dos meus professores que estão todos os dias comigo, me ajudando a evoluir. Para o ano que vem, quero estar aqui de novo, sendo homenageado como o melhor do ano", afirmou Kauan Jorge.

– No Sênior: Eduarda Oliveira da Silva Francisco (Instituto Reação) – representada pela treinadora do clube – e Pedro Henrique Alves Medeiros (Umbra/Clube De Regatas Vasco Da Gama).

"A premiação de Melhores do Ano é algo que eu gosto muito. Já é o segundo ano consecutivo que eu conquisto o ranking sênior. E eu me dedico o ano inteiro justamente para poder estar aqui hoje na premiação e estar sendo homenageado. Dedico para minha família, especialmente para o meu pai, meu coroa, que está aqui comigo hoje", contou Pedro Medeiros.

Além deles, outros atletas do Time Judô Rio foram homenageados pela participação e/ou medalhas em Mundiais.

– Luana Carvalho (Umbra-Vasco), Rafaela Silva (Flamengo) e Gabriel Falcão Lira (Instituto Reação) foram homenageados pela participação no Mundial Sênior realizado em Doha, no Qatar.

– Beatriz Rosa Comanche (Umbra-Vasco) recebeu um certificado por ter sido medalhista de bronze no Mundial de Judô Sub-21 realizado em Odivelas, Portugal.

"Esse ano teve muito treino, muita dedicação e esse certificado pela medalha significa todo meu esforço. Dedico essa conquista pra minha mãe, Luciana Comanche, que está sempre comigo, sempre me acompanhando e é muito importante na minha história", disse Beatriz.

– Matheus Abreu (Instituto Reação), Gabriel Falcão Lira (Instituto Reação) e Kauan Jorge Santos (Flamengo) também tiveram direito a certificados pela participação no Mundial Sub-21. O técnico do Campeonato Mundial, Victor Rodrigues Penalber de Oliveira, não pode comparecer à Cerimônia, mas também foi lembrado.

– Anna Gabrielle Soares (Instituto Reação), Victor Hugo Silva (Umbra-Vasco) e Renzo Inoue Machado (Instituto Reação) receberam certificados pela participação no Mundial Sub 18 realizado em Zagreb, Croácia.

– Brenda Freitas (Botafogo Judô), Willians Araújo (Botafogo Judô) e Sergio Fernandes Júnior (Botafogo Judô) foram homenageados pela participação nos Jogos Mundiais da IBSA realizado em Birmingham, Inglaterra.

Homenagens aos treinadores do Time Judô Rio

Depois dos atletas, foi a vez dos treinadores das seleções estaduais também foram lembrados na premiação. São eles:

Sub 13 e Sub 15:

Carolina Pereira – Instituto Reação
Jomar Machado Gomes Carneiro – Botafogo Judô
Jorge Luiz Menna Barreto Monclaro Da Rocha – Associação Budokan Judo Karate Clube
Luccas Ribeiro Caldas Correa Figueiredo Dos Santos – The Union Escola De Artes Marciais
Raphael Hottis Polycarpo De Vasconcelos – Impacto Fight School
Rodrigo Domiciano Silva – Clube De Regatas Do Flamengo
Jean Carlos Santos De Mello – Instituto Mello De Judô
Daniel Prado Garcez – Marina Barra Clube
Joyce Marques Michael Lima – Impacto Fight School
Jorge Mesquita Júnior – Judô Clube Leoonardo Lara
Marcio Clement Cordeiro De Carvalho – Judô Clube Ren Sei Kan
Marco Antonio Rodrigues Santos – Academia Estação 21

Sub-18:

Andre Luis Duque Estrada Amorelli De Freitas – Umbra /Club De Regatas Vasco Da Gama
Daniel De Aquino Loureiro– Instituto Reação
Gabriel Pinto Cardozo – Botafogo Judô
Thayo De Oliveira Magalhães – Jequiá Iate Clube
Walter Matheus Pinheiro Machado Da Silva – Clube De Regatas Do Flamengo
Ranniery Moreira Costa – Ranniery Moreira Judô Clube
Stefanie Dos Santos Miranda – Equipe De Judô Pinheiro

Sub-21:

Andre Luiz Fonseca Da Silveira E Silva – Instituto Reação
Antonio Da Silva Moutella Neto – Moutella Judo
Fabricio Duque Estrada Amorelli De Freitas – Umbra/Club De Regatas Vasco Da Gama
Murilo Gouveia Bezerra – Clube De Regatas Do Flamengo
Rafael Barbosa – Instituto Santa Cruz De Esporte
Rubens Neres Da Silva – Equipe Ilha De Judô

Sênior

Andre Luis Duque Estrada Amorelli De Freitas – Umbra/Club De Regatas Vasco Da Gama
Murilo Gouveia Bezerra – Clube De Regatas Do Flamengo
Victor Rodrigues Penalber De Oliveira – Instituto Reação
Rafael Barbosa – Instituto Santa Cruz De Esporte

Homenagens às agremiações do Time Judô Rio

Foram premiadas as agremiações de destaques da 4ª Etapa do Circuito Hajime e do Campeonato Estadual de Judô.

A premiação do Ranking melhores do ano 2023, teve troféus para as cinco agremiações que mais tiveram atletas no Circuito Hajime 2023: Associação Judô Zoshikan Helio De Oliveira como campeão; Instituto Renascer, vice; Botafogo Judô, terceiro colocado; Liga De Judo Do Estado Do Rio De Janeiro, em quarto; e Legião Da Boa Vontade e Dojô Zareba empatados na 5ª colocação. O Judofinho, mascote da FJERJ, foi o responsável por entregar os troféus aos representantes das agremiações.

As três melhores agremiações do Ranking do Circuito Estadual – Classificação Geral entre os clubes do interior do Estado foram: Impacto Fight School, campeão; Instituto Santa Cruz de Esportes, vice-campeão; e Premier Judô, como terceiro. Já entre os clubes da capital, Instituto Reação foi o campeão; Flamengo ficou com o vice; e a Umbra-Vasco conseguiu a terceira colocação.

Na classificação geral, o ranking ficou assim:

– 5º Colocado Geral – Botafogo Judô
– 4º Colocado Geral – Impacto Fight School
– 3º Colocado Geral – Umbra/Clube De Regatas Vasco Da Gama
– Vice-Campeão Geral- Clube De Regatas Do Flamengo
– Campeão Geral: Instituto Reação

"É claro que a gente trabalha para ser o melhor, mas nas nossas bases temos a formação do indivíduo, da pessoa, não só do atleta. E acaba sendo um processo natural. Desde as escolinhas que a gente trabalha nesse sentido e isso acaba se refletindo no alto rendimento. Mais uma vez conquistando esse título muito importante para a gente. O objetivo é sempre melhorar seja como pessoa, no rendimento e no geral", disse Bernardo Seabra, coordenador do Programa Reação Olímpico.

Também foram entregues os troféus do ranking das agremiações por classe.

"A FJERJ se sente honrada por ter todos aqui. ‘Juntos somos mais fortes' é o nosso lema e temos demonstrado isso com trabalho e resultados. Aos nossos apoiadores, o nosso obrigado porque, sem eles, nada disso seria possível", comentou Jeferson Vieira, vice-presidente da FJERJ.

"Foi uma verdadeira festa do Judô Rio, no padrão que todos merecem. Não medimos esforços para trazer os melhores eventos, a melhor estrutura, tentando evoluir sempre. Agradecemos aos mestres que seguem contribuindo com o Judô Rio; as agremiações que lutam para estar presentes, superando os obstáculos. Nós estamos numa crescente, com novos valores surgindo, em diferentes clubes. Temos dificuldades diversas, mas temos superado tudo isso e entregado resultado. Seguimos e acreditamos que 2024 será ainda melhor", completou o Presidente Jucinei Costa.



Fonte: FJERJ


biacomanche

Gratidão 🥋🙏🏼❤️



Fonte: Instagram da judoca Beatriz Comanche