Serginho saiu do banco para fazer o gol que manteve o Vasco na Série A
Quinta-feira, 07/12/2023 - 23:32
Pouca gente entendeu quando Ramón Díaz trocou Payet por Serginho, instantes após o Bragantino empatar o jogo. Por mais que o francês não estivesse bem, a opção pelo atacante causou desconfiança. Afinal, Serginho praticamente não vinha sendo aproveitado no na reta final do Brasileirão. Nesta quarta, no entanto, ele saiu do banco para se tornar o herói improvável da permanência na Série A.

Foram 17 minutos que que mudaram a trajetória de Serginho no Vasco. Ele entrou aos 19 da etapa final. Oito minutos depois, sofreu falta e causou a expulsão de Reauple. Com um jogador a mais o Vasco foi para cima, e Serginho fez o gol da vitória aos 36. A vitória por 2 a 1 assegurou o clube na Série A em 2024.

- Eu estou muito feliz porque trabalhei muito para estar aqui. Eu vim de lugares difíceis, que não têm tanta visibilidade. Mas eu sempre lutei muito na minha vida. Hoje Deus me abençoou e eu pude ajudar o Vasco - disse Serginho, emocionado, após o jogo.

Serginho, de 28 anos, chegou ao Vasco em julho, após rescindir com o Giresunspor, da Turquia. Desconhecido no Brasil, ele fez carreira em países de menor expressão no futebol, como Kosovo, Albânia e Macedônia. Até por isso sua contratação gerou críticas, uma vez que o Vasco atravessava um péssimo momento, e a torcida ansiava por reforços de peso.

O fato gerou constrangimento em sua apresentação. Serginho foi indagado, durante a coletiva, sobre o fato de ser um jogador desconhecido e sobre as críticas em relação a sua contratação. A imagem do atacante constrangido com o questionamento viralizou.

- É dentro de campo que eu tenho que me apresentar – respondeu Serginho, na ocasião.

Até viver a noite de herói nesta quarta, Serginho teve uma trajetória difícil, com poucas oportunidades. Primeiro reforço do Vasco na janela de meio de ano, o atacante foi contratado antes da chegada de Ramón Díaz. Com o treinador, ele pouco jogou.

Com Ramón, Serginho foi titular em apenas quatro jogos. Fez uma boa partida na primeira oportunidade, com direito a gol da vitória sobre o Atlético-MG, no Maracanã, mas depois só iniciou outras três vezes. A última no empate por 1 a 1 com o Goiás, no fim de outubro, quando não foi bem.

Desde então, Serginho praticamente não jogou. O atacante não saiu do banco nas seis partidas seguintes, sequer entrou em campo em novembro, e reapareceu nos acréscimos da derrota para o Grêmio, no domingo passado. Até por isso sua entrada no segundo tempo contra o Bragantino surpreendeu. Ramón Díaz explicou a decisão.

Vasco apresenta Serginho, atacante e andarilho do futebol

- Já havia colocado o Serginho pela esquerda na última partida (nos acréscimos). Gostei muito do jeito que ele vinha treinando, trabalhando. Ele é um jogador que tem muita capacidade e controle. Tínhamos que resolver o problema quando saiu o gol do Bragantino. Então eu lhe dei confiança, tranquilidade e disse que fosse profundo porque seria o que a gente precisava. Tinha visto isso nessa semana de trabalho. Ele sempre trabalhou forte e dei a oportunidade de jogar hoje. Tivemos a sorte que ele resolveu – disse Ramón Díaz.

Após um início difícil no Vasco, Serginho termina a temporada como herói e espera ter mais espaço para mostrar seu futebol na próxima temporada. Tempo para isso ele terá. O atacante tem contrato até dezembro de 2025, com possibilidade de renovação automática por mais um ano, em caso de metas batidas.



Fonte: ge