Medalhistas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago serão homenageados pelo Vasco nesta 3ª-feira
Segunda-feira, 04/12/2023 - 17:46
O Club de Regatas Vasco da Gama realiza nesta terça-feira (5/12) solenidade, no Salão de Beneméritos do Complexo de São Januário, para homenagear os atletas cruzmaltinos por seu desempenho nesta temporada, em especial pelos excepcionais resultados conquistados nos Jogos Parapan-Americanos, em Santiago do Chile, no mês passado. Para celebrar a performance extraordinária – foram 21 medalhas na natação e no futebol PC (atletas com paralisia cerebral) –, estarão reunidos no evento toda a equipe paralímpica do Vasco, Comissão Técnica e diretores.

A cerimônia, além da apresentação do balanço dos resultados alcançados e agraciar a todos, vai reconhecer a importância do desempenho da equipe e reafirmar o compromisso do Vasco com a causa da pessoa com deficiência em nossa sociedade. A intenção é ainda aproveitar o evento para divulgar o trabalho com o desporto paralímpico, que o Vasco desenvolve. "O envolvimento com o movimento paralímpico é algo identitário do nosso clube, que poucas pessoas têm conhecimento. É um trabalho institucional de muito anos", diz o presidente do clube, Jorge Salgado.

O objetivo é que o Vasco seja reconhecido pelo fundamental trabalho de inclusão de pessoas com deficiência por meio da educação e do esporte, tanto quanto já o é por sua luta histórica contra o racismo. São causas de mérito elevado, porém a atuação do Vasco em prol da causa da pessoa com deficiência não tem a mesma projeção na sociedade em geral, sendo mais visível nos círculos esportivos. Muitos vascaínos têm pouca percepção desse envolvimento do clube, que vem crescendo ao longo dos anos.

A Diretoria quer aproveitar a celebração desta terça-feira para vincular a apresentação dos resultados extremamente positivos dos atletas nos Jogos Parapan-Americanos no Chile à vocação histórica que o clube tem na defesa das causas sociais. "O apoio ao esporte paralímpico e à causa das pessoas com deficiência obedece aos princípios sobre os quais o Vasco da Gama foi fundado. Tudo o que é humano é caro aos vascaínos", enfatiza o 1° vice-presidente, Carlos Roberto Osório.

Entre os clubes de futebol, o Vasco tem situações singulares. Por exemplo, nenhum clube no Brasil desenvolve um trabalho similar ao vascaíno no esporte paraolímpico. O Vasco é o único clube de futebol reconhecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro como formador de atletas paralímpicos.

Muitos desses atletas frequentaram e frequentam o Colégio Vasco da Gama, que em 2023 completou 19 anos de criação. A escola educa, forma cidadãos e dá suporte à formação de atletas, ajudando a inserir pessoas com deficiência de forma plena na sociedade.

Resultado disso, são os resultados extraordinários conquistados pelos atletas cruzmaltinos nas principais competições internacionais, como os Jogos Paralímpicos, campeonatos mundiais e Jogos Parapan-Americanos. "O Vasco é o clube que tem o maior número de medalhas paralímpicas do Brasil entre os clubes de futebol. Os atletas paralímpicos são um exemplo de garra, força e superação. Temos muito orgulho em termos atletas com as nossas cores entre os melhores do mundo", declara Marcel Kaskus, vice-presidente de esportes olímpicos e paralímpicos do CRVG.



20 anos de lutas e vitórias no esporte paralímpico

O envolvimento do Vasco com o segmento paralímpico passa pelo trabalho da especialista em Gestão e Marketing Esportivo Livia Prates, que está no clube desde a criação do projeto e atualmente é a coordenadora de Esportes Paralímpicos. Em 2024, completará duas décadas no clube.

O nadador Mauro Brasil foi o atleta pioneiro no paradesporto do Vasco. Mesmo com uma deficiência na mão, nadava em provas regulares de natação e, como tal, era atleta filiado à Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (FARJ). Antes de ir para o Vasco, ele participava de competições paralímpicas por outra organização, e obtinha bons tempos, inclusive em nível mundial.



Mauro disputou três Paralimpíadas (Sydney, Atenas e Pequim) e conquistou duas medalhas (uma de prata e outra de bronze) e foi recordista mundial nos 50 metros livre. Nos Jogos Parapan-Americanos de 2007, no Rio, Mauro conquistou o ouro e, na premiação, ao receber a medalha do então secretário-geral do Comitê Organizador, o cruzmaltino Carlos Roberto Osório, Mauro desfraldou a bandeira do Vasco, quebrando o protocolo, já que não era uma competição de clubes, mas de seleções de países.

O Parapan do Rio gerou mais visibilidade para os esportes paralímpicos no Brasil e dentro do clube em particular. Livia conta que, no Vasco, "crescia exponencialmente todas as semanas a procura de pessoas com deficiência, querendo praticar algum tipo de esporte. Esse interesse incentivou o Clube a elevar ainda mais o investimento que já vinha fazendo no segmento. Dar a oportunidade a crianças e jovens com deficiência de se tornarem atletas é uma emoção que não se pode descrever. O esporte paralímpico simboliza a essência do que é ser Vasco".

Em 2010, o Vasco criou o Departamento de Esportes Paralímpicos. Estavam subordinados a esse Departamento três modalidades: natação, futebol 7 – de paralisados cerebrais – e o voleibol sentado, que existem até hoje. Com isso, o clube passou a ter direito a suporte financeiro do Comitê Paralímpico Brasileiro. Daí em diante, o Departamento passou a fomentar o esporte paralímpico, desde a escola até o alto rendimento, passando inclusive pela capacitação de professores.

Hoje em dia, o paralímpico faz parte indissociável da vida do Vasco. Os próprios professores que trabalhavam nas modalidades existentes criaram o Instituto Paradesporto CRVG, que administra todos os esportes em que o clube tem representantes. Na administração atual foi assinado um contrato, dando aos professores a responsabilidade de cuidar do esporte paralímpico do Vasco.

Veja a seguir os resultados dos atletas cruzmaltinos no Parapan-Americano 2023, no Chile:

Douglas Matera (S12) – Oito medalhas de ouro

50m livre
100m livre + Recorde Parapan-Americano (56s45)
100m costas
100m borboleta
200m medley
400m livre + Recorde Parapan-Americano (4m36s66)
revezamento misto 4x100m livre 49 pontos
revezamento misto 4x100m medley 49 pontos

Lídia Cruz (S4) – Três medalhas de ouro

50m livre
revezamento misto 4x50m livre 20 pontos
revezamento misto 4x50m medley 20 pontos

Três medalhas de prata

50m costas
100m livre
200m livre

Duas medalhas de bronze

150m medley
50m peito

Thomaz Matera (S12) – Uma medalha de prata

50m livre

Três medalhas de bronze

100m livre
400m livre
100m borboleta

Futebol PC

Os atletas vascaínos Bira, Evandro, Léo Morais e Lucas conquistaram a medalha de ouro.

Abaixo, as medalhas nos Jogos Paralímpicos conquistadas por atletas do Vasco ao longo da história:



  • 2000 – Mauro Brasil – Natação Paralímpica 50m Livre S9 e Revezamento 4x100m Livre (1x prata e 1x bronze)

  • 2000 – Luis Silva – Natação Paralímpica 50m Borboleta S6, Revezamento 4x50m Livre e Revezamento 4x50m Medley (3x prata)

  • 2000 – Adriano Gomes de Lima – Natação Paralímpica 100m Livre S6, Revezamento 4x50m Livre, Revezamento 4x50m Medley, Revezamento 4x50m Livre Misto 20 Pontos e Revezamento 4x100m Livre (4x prata e 1x bronze)

  • 2000 – Antônio Tenório – Judô Médio-Sênior 87 kg (ouro)

  • 2000 – Clodoaldo Silva – Natação Paralímpica 100m Livre S4, 4x50m Livre, Revezamento 4x50m Medley e 50m Livre S4 (3x prata e 1x bronze)

  • 2000 – Danilo Glasser – Natação Paralímpica Revezamento 4x100m Livre e 50m Livre S10 (2x bronze)

  • 2000 – Genezi Alves de Andrade – Natação Paralímpica 150m Medley SM3 (bronze)

  • 2000 – Fabiana Sugimori – Natação Paralímpica 50m Livre S11 (ouro)

  • 2016 – Diego Delgado – Futebol de 7 Paralímpico (bronze)

  • 2016 – Felipe Rafael – Futebol de 7 Paralímpico (bronze)

  • 2016 – Fernandes – Futebol de 7 Paralímpico (bronze)

  • 2016 – Gilvano Diniz – Futebol de 7 Paralímpico (bronze)

  • 2016 – Hudson Hyure – Futebol de 7 Paralímpico (bronze)

  • 2016 – Igor Romero – Futebol de 7 Paralímpico (bronze)

  • 2016 – Jônatas Santos – Futebol de 7 Paralímpico (bronze)

  • 2016 – Susana Ribeiro – Natação Paralímpica Revezamento 4x50m Livre Misto 20 Pontos (prata)

  • 2020 – Douglas Matera – Natação Paralímpica Revezamento 4x100m Livre Misto (prata)


Fonte: Site oficial do Vasco