Basquete: Vasco perde para o Urubu na prorrogação em São Januário pelo NBB: 68 a 65
Sexta-feira, 10/11/2023 - 20:56
O Flamengo venceu o Vasco na noite desta sexta-feira, por 68 a 65, no ginásio de São Januário, casa do Cruz-Maltino, pela primeira fase do Novo Basquete Brasil (NBB) 2023/2024. O Rubro-Negro chegou a quarta vitória em cinco jogos disputados. Já o Gigante da Colina sofreu sua segunda derrota em seis partidas.

O time da Gávea errou muitos chutes de três pontos (6 acertos em 43 tentativas), no entanto compensou no alto número de rebotes ofensivos (26). Individualmente, o destaque rubro-negro da partida foi Cuello, cestinha da partida com 20 pontos, além de 4 rebotes. Pela equipe vascaína, Mathias marcou 15 pontos e 11 rebotes.

O confronto deveria ter acontecido na última quinta-feira, mas acabou adiada a pedido do Vasco, pois a equipe cedeu o estádio de São Januário para o Botafogo disputar partida da 33ª rodada do Brasileirão 2023 com o Grêmio, visto que o estádio Nilton Santos recebeu show da banda Rebelde. E com duas grandes torcidas (Botafogo e Vasco) no mesmo local, ficaria inviável a realização de ambos os eventos. Lembrando que o clássico dos milhões pelo NBB não teve torcedores do Flamengo.

O primeiro quarto começou com o Vasco empolgado com a torcida em seu ginásio e rapidamente abriu 9 a 2, mas viu o Flamengo encostar. No entanto, o Fla errou seus primeiros 11 arremessos de 3 pontos na partida, até acertar com Didi. O Rubro-Negro virou a partida em 15 a 14, mas na jogada seguinte, Mathias virou de volta para o Gigante da Colina em 16 a 15, poucos segundos antes do fim do 1º quarto.

No segundo quarto, o equilíbrio do clássico prevaleceu, com muitas trocas de liderança e muita disputa a cada jogada. Marquinhos, ala do Vasco e ex-jogador do Flamengo, sofreu com a marcação cerrada dos adversários. O Rubro-Negro acertou apenas três bolas de 3 em 21 tentativas, mas compensou nos rebotes ofensivos: foram 12 apenas no primeiro tempo da partida. Para deixar nítido como foi parelho o primeiro tempo, a partida foi para o intervalo em 31 a 31.

Na volta do terceiro quarto, o Flamengo abriu os trabalhos marcando os primeiros cinco pontos, mas Marquinhos e Mathias lideraram o Vasco na virada de 12 a 0 nos minutos seguintes, abrindo 43 a 36. A partir de então, as equipes seguiram trocando cestas, sem que o Cruz-Maltino perdesse a vantagem de seis pontos até o fim do quarto e ainda aumentasse um ponto: 49x42.

O último quarto começou e o Rubro-Negro cortou a diferença para um ponto (49x48), trazendo mais emoção ao jogo. Faltando pouco menos de um minuto, Paulichi colocou o Vasco com 3 pontos de vantagem após bandeja. No entanto, Didi, em jogada de três pontos, fez uma bandeja para o Fla, sofreu falta e acertou o lance livre, deixando o placar em 56 a 56.

Na prorrogação, as equipes iniciaram trocando bolas de três, levando o jogo para 59 a 59. Em seguida, trocaram bandejas, deixando o placar em 61 a 61, faltando um minuto no placar. Cuello acertou quatro lances livres seguidos em duas faltas recebidas no fim da partida e colocou o Rubro-Negro em vantagem de 65 a 61. Na volta do tempo técnico, Humberto descontou para 65 a 63. Didi acertou mais 2 lances livres para o Fla. Na saída de bola, Eugeniusz fez nova bandeja para o Vasco: 67 a 65. Balbi converteu o primeiro lance livre, mas errou o segundo: 68 a 65. No rebote, Marquinhos colocou a bola para fora. Com a posse rubro-negra, a equipe da Gávea ficou com a vitória.

A próxima partida do Flamengo pelo NBB será contra o Cerrado Basquete, na próxima segunda-feira, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, pela 7ª rodada. Já o Vasco entra em quadra apenas na próxima quarta-feira, contra o mesmo Cerrado Basquete, mas pela 8ª rodada, novamente no ginásio de São Januário.





Fonte: Youtube ge


Veja fotos de Vasco 65 x 68 Flamengo



Fonte: NBB