Diretor do projeto Só Cria de Educação, que firmou parceria com o Vasco, fala sobre a iniciativa
Segunda-feira, 13/11/2023 - 15:52
Criado em 2019, o projeto Só Cria de Educação Popular é uma rede de educação popular que tem como principal objetivo levar a educação para aqueles que precisam. Atualmente o projeto atua com curso de pré-vestibular com polos na Favela da Rocinha e Barreira do Vasco, em São Cristóvão, além do curso de pré-encceja, na Favela da FICAP, na Pavuna.

Recentemente, o Vasco cedeu parte da estrutura do colégio Vasco da Gama para as aulas do curso pré-vestibular, voltado para os moradores da Barreira.

O Papo na Colina entrevistou Derê Gomes, Diretor da FAFRJ e Coordenador do projeto Só Cria de Educação.

Como surgiu o projeto Só Cria de Educação?

– O Só Cria surge a partir do diálogo das Brigadas Populares, organização política nacional de luta por moradia e reforma urbana, da FAFERJ, Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro, com jovens da favela da Rocinha que estudavam no CIEP e estavam se organizando politicamente através do Grêmio Estudantil para reivindicar melhorias na escola. Esses jovens perceberam que não tinham perspectiva de entrar para a universidade e que era urgente que a Rocinha tivesse um preparatório gratuito para que esses jovens se preparassem para o vestibular, que é um verdadeiro filtro social.

O Vasco cedeu o Colégio Vasco da Gama, que fica dentro de São Januário e é voltado aos jogadores da base, para ser sede de um pré-vestibular gratuito para atender jovens da Barreira, Tuiuti, Arará e outras comunidades.

E como surgiu a parceria com o Vasco da Gama?

– Após o sucesso do Só Cria na Rocinha, com alunos aprovados para as principais universidades públicas do Estado, como a UERJ e a Universidade Federal Rural, e para a principal universidade privada, a PUC-RIO, com bolsa, nós decidimos que era hora de expandir o cursinho e transformá-lo em uma Rede de Educação Popular, com pólos espalhados por diversas favelas do Rio. Foi assim que chegamos na Barreira do Vasco, onde as Brigadas Populares e a FAFERJ já tinham um trabalho de luta por moradia e urbanização e uma relação com a Vaninha, presidenta da Associação de Moradores da Barreira do Vasco, filiada à FAFERJ. A Vaninha cedeu gentilmente o terceiro andar do prédio da associação para receber o Só Cria e montar a primeira turma lá. Após dois anos de atuação na Barreira do Vasco, na Associação de Moradores, o Vasco se interessou em receber o projeto nas instalações do Colégio Vasco da Gama, que o clube mantém em São Januário para os atletas da base do futebol e outras modalidades. Neste sentido, firmamos uma parceria entre o Só Cria, o Vasco da Gama e a Associação de Moradores da Barreira do Vasco para levar o projeto para lá, com uma melhor infraestrutura e maior alcance para trazer mais estudantes não só da Barreira do Vasco, mas também do Tuiuti, Arará e demais favelas do entorno.

É um projeto com um potencial imensurável, principalmente depois da comunidade ter sofrido com a longa interdição de São Januário, entre junho e agosto, que deixou comerciantes, ambulantes e outros trabalhadores do local com grandes prejuízos com os jogos sem público no Campeonato Brasileiro.

Como funciona o projeto?

– O projeto consiste em um curso preparatório cidadão, ou seja, além das aulas regulares das disciplinas como História, Matemática ou Física, os estudantes também têm "aulões" sobre temas pertinentes, fazem visitas guiadas na cidade como, por exemplo, na Pequena África, vão ao Teatro, ao Museu, enfim, entendem que a educação pode ser também uma forma de direito à cidade e à cultura. Além disso, também temos um grupo de pedagogos, assistentes sociais e psicólogos que fazem o acompanhamento psicossocial e pedagógico dos estudantes dentro e fora do projeto.

O projeto aceita doações?

O projeto aceita doação através do PIX socriapre@gmail.com. As doações são para pagar a inscrição no vestibular de alguns estudantes que não conseguem isenção e para financiar essas atividades extracurriculares que já citei. Também para ajuda de custos de passagem para os voluntários que precisam. Durante a pandemia também fizemos a entrega de cestas básicas para os alunos em maior situação de vulnerabilidade.

Como faz para se inscrever no projeto? As inscrições são abertas no início do ano tanto para voluntários (professores, pedagogos, psicólogos, etc) e alunos, quanto para os diferentes pólos. É importante ficar ligado nas redes sociais do Só Cria: @rede.socria



Fonte: Papo Na Colina