Basquete: Pelo NBB, Vasco enfrenta o Urubu nesta 6ª-feira às 18h45 em São Januário com Sportv 2
Sexta-feira, 10/11/2023 - 00:04
Um clássico que mexe com a emoção de milhões de torcedores em todo o Brasil está de volta ao NBB CAIXA depois de quatro temporadas. Uma rivalidade que nasceu no Rio de Janeiro no século passado, mas que ao longo do tempo ganhou o país. Confronto que mexe com o emocional dos atletas, que costuma ser pegado e "soltar faísca" quando a bola sobe. Estamos falando de Vasco x Flamengo, jogo que movimenta o NBB CAIXA nesta sexta-feira (10/11), às 18h45, em São Januário, com transmissão ao vivo no SporTV.

A história do "Clássico dos Milhões" transcende as fronteiras da Cidade Maravilhosa e muitos jogadores que viveram as emoções do duelo ainda guardam sensações por algum motivo especial.

Maracanãzinho lotado

Uma referência antiga do confronto é Vanderlei Mazzuchini, jogador do Flamengo na década de 90 e atual gestor do Bauru Basket, que ainda guarda a lembrança de quando disputou o clássico há quase 30 anos:

"Acredito que a lembrança mais marcante que tenho seja a final do Campeonato Carioca de 1997. Nós conseguimos o título no Maracanãzinho lotado, com 20 mil pessoas. Eram dois grandes times e muitos jogadores da nossa geração estavam vivendo o seu auge técnico. Certamente, foi uma partida que entrou para a história", lembra Vanderlei.

Helinho Rubens, hoje técnico do SESI Franca, atuou com a camisa do Vasco no começo dos anos 2000 e foi bicampeão nacional com o cruzmaltino em 2001 e 2002. Para ele, o clássico inesquecível já vai completar 23 anos:

"O clássico mais marcante para mim foi o quarto e decisivo jogo da final do Brasileiro de 2000, quando o Vasco ganhou de três a um a série, se consagrando campeão no ano da virada de século. Foi muito marcante", comenta o treinador bicampeão do NBB CAIXA pelo Franca.

Em contrapartida, para Marcelinho Machado, ídolo da torcida do Flamengo e comentarista da TV Globo/SporTV, o clássico que não sai de sua memória veio sete anos depois:

"No meu primeiro ano no Flamengo, em 2007, nas finais do Carioca, nós ganhamos do Vasco, que era representado pelo Brasília, contra quem acabamos fazendo a final do campeonato nacional também. Foram algumas finais seguidas, com o Brasília representando o Vasco na final do Carioca. Foi bem legal viver um pouco dessa rivalidade", diz Marcelinho, relembrando uma época em que o Lobos Brasília fez um acordo para que a equipe jogasse o campeonato carioca com a camisa do Gigante da Colina.

Retrospecto recente

O retrospecto do confronto no NBB CAIXA é amplamente favorável ao Clube de Regatas do Flamengo, com cinco vitórias e uma derrota. A última vez que as equipes se encontraram em quadra foi em 16 de março de 2019, com o Mengão vencendo por 107 a 67. Curiosamente, a única vitória do Vasco foi no primeiro confronto da história do clássico no NBB CAIXA, em 28 de janeiro de 2017, por 78 a 77.

Basílio, ala do R10 Score Vasco da Gama, já participou desse confronto e lembra de uma disputa apertada em uma das derrotas cruzmaltinas:

"O clássico mais marcante foi na temporada 2017/2018. Clássico dos Milhões, começo do ano, um jogo muito disputado para os dois lados, decidido nos minutos finais lá na Arena Carioca 1. O Vasco perdeu por seis pontos, mas foi muito disputado por dois times de muita qualidade, acho que foi um dos jogos mais marcantes da minha carreira", diz Basílio.

Na ocasião, em 27 de janeiro de 2018, Gustavo Basílio esbanjou dedicação nos 27 minutos em que ficou em quadra e totalizou dez pontos, cinco rebotes e três assistências (12 de eficiência).

Inclusive, ele pode ajudar o R10 Score Vasco da Gama a diminuir essa diferença histórica diante de seu torcedor nesta sexta-feira e ao lado de Marquinhos, que vestiu a camisa do rival por nove anos. Não só o ala do Vasco, mas outros dois jogadores estarão reencontrando seus ex-times: Gui Deodato defendeu as cores do Vasco no NBB CAIXA 2017/2018 e Humberto fez parte do elenco rubro-negro entre 2016 e 2018.

Nesta temporada, o Vasco tem o seu melhor início dentro do NBB CAIXA com quatro vitórias e uma derrota. Conta com Paulichi em ótima fase, com aproveitamento de 60% nas bolas de 2 e 47% nas bolas de 3.

O Flamengo vem construindo uma identidade de jogo físico e agressivo no NBB CAIXA 2023/2024, sendo o líder da Liga em aproveitamento nas bolas de 2, com 62%. O armador Franco Balbi é o líder de assistências do NBB CAIXA 2023/2024, com 8,0 por jogo.

A volta do clássico

Independentemente da rivalidade dentro de quadra, que promete esquentar o jogo, todos que já jogaram ou ainda disputam esse clássico são unânimes na opinião sobre a relevância do confronto para a competição.

"É inegável que os clubes que possuem camisas pesadas no futebol geram um grande apelo. Essa mobilização é muito importante para o NBB, tanto pelas torcidas, como pela atenção da mídia e pela parte comercial. Não é à toa que Flamengo x Vasco é conhecido como o ‘Clássico dos Milhões'. E o mais bacana de tudo é que as duas equipes também possuem muita tradição no basquete", analisa Vanderlei.

"Traz mais visibilidade para a modalidade e para o NBB CAIXA. Eu bato na tecla de que é importante ter clubes de camisa, mas que tudo seja feito com muita consciência e responsabilidade, que é o que está sendo feito no Vasco com o Gegê à frente do projeto. Vejo com bons olhos e tem tudo para ser um grande jogo", acrescentou Marcelinho.

Helinho, por sua vez, tem grande expectativa em relação ao jogo:

"Acho fantástico ter o clássico entre duas grandes equipes de volta ao NBB CAIXA, com excelente nível técnico, com camisas fortíssimas do cenário do esporte brasileiro e isso só vem para valorizar ainda mais o basquete brasileiro", afirma o treinador.

Basílio lembra um aspecto fundamental:

"São dois times muito respeitados por conta das torcidas. Os dois têm torcidas muito grandes no Brasil. Acho que isso dá um tempero a mais ao clássico e tê-las no NBB CAIXA é de suma importância", diz Basílio, contando que sua torcida ajude a fazer a diferença em São Januário.

Uma coisa é certa para fã do NBB CAIXA: não vai faltar emoção nesta sexta-feira à noite em São Januário e será mais um jogo para entrar para história do Clássico dos Milhões e da competição.



Fonte: LNB