Basquete: Vasco vence o Botafogo por 79 a 62 e segue na liderança do NBB por pontos
Sábado, 04/11/2023 - 17:00
No primeiro clássico carioca nesta edição do NBB - a dois dias do jogo decisivo para ambos os times no Campeonato Brasileiro de futebol - o Vasco venceu o Botafogo, neste sábado, por 79 a 62. O cestinha foi o vascaíno Paulichi, com 19 pontos.

O Botafogo chegou ao jogo deste sábado com quatro derrotas em quatro partidas enquanto o Vasco somava três triunfos em quatro jogos. O alvinegro ainda jogou sem a principal contratação para a temporada, o americano Jaamal, que voltou ao clube. Ele foi campeão sul-americano com o Botafogo em 2019. O cruzmaltino, agora, tem 80% de aproveitamento no NBB, e o alvinegro segue zerado.

O jogo

O Botafogo começou melhor e liderou até o nono ponto. O Vasco, então, pôs Marquinhos - multicampeão pelo Flamengo e com passagem pelo time vascaíno nos anos 2000 - em quadra, e a reação teve início. A 2min24s para o fim da primeira etapa, o cruzmaltino vencia por 12 a 9. No fim do período, 17 a 14 para o clube de São Januário.

No segundo quarto, o Botafogo, jogando bem coletivamente, impôs 26 a 19. O destaque era Lucas, àquela altura com 100% nos arremessos (três bolas de três pontos e duas de dois, somando 13 no total). O Vasco insistia nas bolas de longa distância mas com aproveitamento baixo (cinco cestas em 15 tentativas). Quando passou a girar mais o jogo, conseguiu encostar novamente: 30 a 27 para o alvinegro. E foi para o intervalo na liderança: 36 a 33.

O Vasco ampliou no terceiro período. Rodando mais o jogo, o time abriu 59 a 39, a maior vantagem no jogo então. O Botafogo ficou quase quatro minutos sem pontuar enquanto o Vasco aumentava a dianteira. O alvinegro, no entanto, reagiu nos minutos finais, reduzindo a desvantagem para 11 pontos (60 a 49). Se o Vasco fez 23 a 6, o Botafogo, no fim do período, somou 10 a 1.

O cruzmaltino controlou o placar no último período. Não deixou o Botafogo encostar mais, manteve com pouco mais de 10 pontos. E até abriu, de novo. A 4min07s para acabar, o time de São Januário vencia por 72 a 53, com Humberto. No fim, vitória - especialmente no segundo tempo - tranquila para o Vasco: 79 a 62.

- Vitória muito importante, estamos construindo uma coisa muito legal. Serve para consolidar nosso grupo. Vasco x Flamengo, agora, é um jogo à parte - disse o cestinha Paulichi.

Mais clássicos na semana

A semana será de mais clássicos entre os times do Rio. Na terça-feira, o Flamengo recebe o Botafogo no Maracanãzinho, às 20h. Na quinta, é a vez de Vasco x Flamengo, em São Januário, às 20h, com transmissão do sportv3. Os jogos entre cariocas contam apenas com torcida do mandante.



Fonte: ge


Vasco Basketbal | Daniel Morais 🏀 @BasketballVasco
DESTAQUES DO VASCO NA VITÓRIA CONTRA O BOTAFOGO

- Paulichi: 19 pts e 4 rebotes

- Mathias: 17 pts e 9 rebotes

- Humberto: 11 pts, 4 rebotes e 2 assistências

- Eugeniusz: 10 pts, 8 rebotes e 5 assistências

- Fabrício Russo: 7 pts

Fonte: X Vasco Basketball


R10 Score Vasco da Gama vence mais uma partida no NBB Caixa 23/24

O R10 Score Vasco da Gama vence o Botafogo por 79 a 62 em mais uma partida válida pelo NBB Caixa 23/24. Essa é a quarta vitória consecutiva da equipe cruzmaltina, que segue líder do campeonato com quatro vitórias e uma derrota. O próximo desafio do R10 Score Vasco é contra o Flamengo, na quinta-feira (9/11), às 20h, com local a definir.

Paulichi (#13) foi o cestinha da partida com 19 pontos, seguido por Mathias (#12) com 17, que também foi líder em rebotes, com 9.

"Hoje fizemos um bom jogo, um ótimo segundo tempo, conseguindo implementar o que o Léo queria, que era intensidade na defesa e no ataque. Eu tive a felicidade de grandes números no ataque, ajudando a minha equipe da melhor forma. Isso é o mais importante. Agora é continuar firme, quinta temos um grande clássico. O campeonato é longo e precisamos dessa vitória", falou Mathias após a importante vitória contra o Botafogo.

O R10 Score Vasco venceu o primeiro quarto da partida pela parcial de 17 a 14, empatou o segundo em 19 a 19, venceu o terceiro por 24 a 16 e fechou o último quarto com 19 a 13. O treinador Léo Figueiró comentou sobre a atuação da equipe na tarde deste sábado (4/11).

"Hoje o jogo não foi como a gente queria em termos de desempenho, mas valeu muito pela vitória. A gente veio de um jogo em Caxias do Sul muito desgastante, com voo cancelado, chegamos de madrugada, não tivemos tempo para treinar para esse jogo de hoje. E isso acabou comprometendo os jogadores, pois eles estavam realmente mais cansados do que o habitual. Mas o que importa é que a gente soube ganhar e é importante a gente acumular vitórias no NBB. Agora é descansar porque temos um grande jogo contra o Flamengo, na quinta-feira", destacou o técnico vascaíno.



Fonte: Site oficial do Vasco