Vasco faz parceria com a Rede Só Cria de Educação Popular e cederá o Colégio Vasco da Gama para pré-vestibular comunitário
Segunda-feira, 23/10/2023 - 20:31
O Vasco quer estreitar cada vez mais os laços com a Barreira do Vasco. Principalmente depois da comunidade ter sofrido com a longa interdição de São Januário, entre junho e agosto, que deixou comerciantes, ambulantes e outros trabalhadores do local com grandes prejuízos com os jogos sem público no Campeonato Brasileiro. E, entre outros projetos que o clube já tem voltados para a população das comunidades que cercam o estádio, agora o Vasco vai, mais uma vez, abrir as portas de São Januário para colaborar com o acesso de jovens das comunidades a universidade.

Nesta semana, o Vasco vai dar início a parceria com a Rede Só Cria de Educação Popular e a Associação de Moradores da Barreira do Vasco. O clube cedeu o Colégio Vasco da Gama, que funciona dentro de São Januário e é voltado aos jogadores da base do Cruz-Maltino, para ser sede de um pré-vestibular comunitário. Assim, o Só Cria vai utilizar as instalações do Colégio Vasco da Gama para dar prosseguimento as aulas com os adolescentes da Barreira do Vasco e de outras comunidades que cercam o local. As aulas são voltadas para as provas do ENEM e do vestibular da UERJ. Antes, as aulas do Só Cria aconteciam em um espaço da Associação de Moradores.

A ideia do Vasco é fortalecer cada vez mais a relação com a comunidade da Barreira do Vasco. E este projeto surge logo após a Barreira ter comprado a briga do clube pela liberação de São Januário, e o Vasco ter saído em defesa da Barreira, que foi atacada com argumentos preconceituosos por um juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no processo que acabou gerando a interdição do estádio por mais de 70 dias. Durante este período, os comerciantes dos arredores da Colina perderam até 60% das respectivas rendas.

— A gente pôde ver com todo esse imbróglio do fechamento de São Januário como é importante a relação do Vasco com a comunidade. Não só com a Barreira, mas com o Tuiuti, o Arará também, o Caju, a Mangueira… Todas elas ali, elas respiram o Vasco e sofreram economicamente com a interdição dos jogos. O Vasco é o irmão mais velho da Barreira do Vasco e das comunidades no entorno. O Vasco está aqui há quase 100 anos. E o futebol, o esporte, movimenta. Tem todo o movimento da economia local – afirmou Horário Júnior, vice-presidente de História e Responsabilidade Social do Vasco.

O Vasco está muito inserido, ligado umbilicalmente com a Barreira, e essa parceria é indissolúvel. Um faz parte do outro, um ajuda o outro, e é assim que tem que ser, desde sempre, por muitos anos – completou o VP do Vasco.

Projeto pode impactar a vida de até 20 jovens

A Rede Só Cria já existe desde 2009 e, em 2021, abriu a sede na Barreira do Vasco, com o pré-vestibular comunitário. Agora, em São Januário, o projeto vai utilizar a estrutura do Colégio Vasco da Gama para um "intensivão" voltado para o ENEM e o vestibular da UERJ. A expectativa é receber até 20 alunos nas aulas que começam nesta segunda-feira (23) e vão até o fim do ano. A inauguração da nova sede, em São Januário, acontece nesta noite, com um "aulão" de redação e um passeio histórico pelo estádio. Mesmo com o início das aulas, pela procura, as inscrições, que podem ser feitas através das redes do Só Cria, foram prorrogadas até o próximo dia 30 de outubro.

— Vai ser uma grande contribuição (do Vasco) para todo mundo, porque o Colégio do Vasco já tem uma estrutura. Então, vai dar uma opção bem legal para a gente. Vamos ter um intensivão para o ENEM, com revisão, e depois vamos ter a segunda fase da UERJ – afirmou Letícia Pinheiro, coordenadora e fundadora da sede da Barreira do Vasco do Só Cria.

"A parceria entre a Rede Só Cria de Educação Popular, Associação de Moradores da Barreira e o Vasco da Gama significa um poderoso avanço na criação de um futuro melhor para o bairro de São Cristóvão e seus moradores. Além disso, sublinha a importância da colaboração na resposta às necessidades da comunidade e reflete uma visão partilhada da urgência de se promover oportunidades aos jovens das favelas", compartilhou o Só Cria em um comunicado, reforçando a parceria com o Vasco.

Vasco também quer incentivar participação de jogadores do clube

Além dos adolescentes da Barreira e de outras comunidades, o Vasco também quer incentivar outros jovens a focarem nos estudos. E até mesmo os jogadores da base do clube, que estudam no Colégio Vasco da Gama, e filhos de funcionários do clube, que também poderão participar do pré-vestibular do Só Cria.

— A gente entende que fazer parceria com o Só Cria é interessante para gente incentivar os nossos alunos, que geralmente têm um objetivo mais voltado pro futebol, pra ver se, sabendo que tem outras pessoas ali da comunidade estudando naquele mesmo espaço em um pré-vestibular acessível, se interessem também em fazer isso. Nem que seja depois, no futuro. Com parentes também que se interessem para fazer o pré-vestibular. E também vai ser aberto pra filhos de funcionários, a galera aqui do entorno que tiver interesse. A gente está aqui para isso – afirmou Andressa Werneck, coordenador executiva de História e Responsabilidade Social do Vasco.

— Nossa pasta, de Responsabilidade Social, está sempre procurando ações em conjunto e parcerias com outros atores sociais. Estamos sempre em contato com esse pessoal e estamos de portas abertas para recebê-los, fazer eventos, trabalhos em conjunto – completou Andressa.

Além do pré-vestibular comunitário, o Vasco tem uma série de outros projetos voltados para a comunidade de Barreira do Vasco. O clube oferece aulas de tênis, natação e polo aquático nas instalações do Complexo de São Januário para crianças e adolescentes. Além disso, o Vasco também tem o Ciclo de Oficinas, com aulas de dança, teatro, produção audiovisual e música. Dentro das oficinas, na parte da dança, os idosos também podem participar. Cerca de 200 pessoas participam destas atividades dentro de São Januário.



Fonte: Trivela