Judô: Beatriz Comanche projeta estreia no Mundial Sub-21 nesta 5ª-feira às 5h da manhã
Quarta-feira, 04/10/2023 - 23:41
umbravascojudorj

🌎 Campeonato Mundial Sub21 🥇

Beatriz Comanche @biacomanche (-57kg) ja está em Odivelas - Portugal em busca do Título de Melhor do Mundo 🔥

Nossa guerreira entra em ação amanhã as 05 da manhã e ja tem seu primeiro confronto definido e estreia na competição contra FARANGIZ REDJEPOVA (UZB) 🇺🇿

Estamos todos na torcida! 🙏



Fonte: Instagram Umbra/Vasco da Gama


Representantes do Judô Rio preparados para o Campeonato Mundial Sub-21

Com 541 participantes de 68 países e 6 continentes terá início nesta quarta-feira, 4 de outubro, em Odivelas, Portugal, o Campeonato Mundial Sub-21. A seleção brasileira estará presente com 16 atletas, sendo 4 deles representantes de agremiações afiliadas à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ): Gabriel Falcão e Matheus Guimarães, do Judô Comunitário Instituto Reação, Beatriz Comanche, da Umbra – Club de Reagatas Vasco da Gama, e Kauan dos Santos, do Clube de Regatas do Flamengo. E se existe um sentimento que define a expectativa dos representantes do Judô Rio às vésperas da principal competição internacional da classe Júnior, este é confiança na preparação bem feita.

Atual líder do ranking mundial Sub-21 na categoria Leve (73Kg), Gabriel Falcão chega a Odivelas empolgado pelo recente tricampeonato no Pan-Americano e Oceania Júnior, conquistado em Calgary (Canadá): "Minha preparação foi muito boa. Treinei bastante e me sinto bem preparado para fazer um grande Campeonato Mundial e poder trazer a medalha de ouro para casa". Cabeça de chave número 1, Gabriel Falcão vai à luta na quinta-feira, estreando contra o vencendor do confronto entre Ruslan Korotich (Estados Unidos) e Abubakr Sherov (Tajiquistão).

Quem também sobe aos tatames na quinta-feira é Beatriz Comanche, pela categoria Leve (57Kg), começando sua jornada diante de Farangiz Redjepova (Uzbequistão). Com uma sólida temporada internacional em 2023, incluindo medalhas de prata no Pan-Americano e Oceania Júnior e de bronze na Copa Europeia Júnior de Graz, Beatriz Comanche ocupa a 6ª posição no ranking mundial da classe: "Fiz uma ótima preparação, dei o meu melhor todos os dias e chego para o Campeonato Mundial confiante".

A sexta-feira será o dia de Kauan dos Santos, 7º do ranking mundial Júnior no Meio-Médio (81Kg), que terá como primeiro adversário o vencedor de Vukan Stanimirovic (Sérvia) e Algirdas Zulys (Lituânia). O importante bronze na Copa Europeia Júnior de Paris e a prata no Pan-Americano e Oceania Júnior motivam Kauan dos Santos, que se sente mais experiente a cada evento: "Minha preparação para o Mundial começou desde o início do ano, pois este é o meu principal objetivo. Todas as competições que fiz foram pensando no Mundial. Agora, na reta final, só foquei em ajustar alguns pontos que estava tendo mais dificuldade. Como é meu segundo Mundial, me sinto sem aquele nervosismo do ano passado, e isso está me deixando mais confiante para chegar forte".

O último nome do Judô Rio a competir nas disputas individuais será o Meio-Pesado (100Kg) Matheus Guimarães, duelando no sábado com David Dudy (República Tcheca). Com apenas 18 anos, o Mundial será apenas a segunda competição internacional de Matheus Guimarães na classe Júnior, tendo ganhado um bronze no Open Pan-Americano da Bahia. Até por isso o judoca vai a Portugal com uma mistura leveza e confiança: "Há um tempo venho treinando de uma forma diferente, sem me cobrar tanto. Quando soube que iria ao Mundial, fiquei feliz pois estava treinando bem dessa forma. Acho que estou vivendo uma fase muito boa e posso chegar muito bem neste Mundial".

Encerrando o Campeonato Mundial Sub-21, o domingo promove as disputas por Equipes Mistas. A transmissão do evento será realizada ao vivo pela JudoTV.

Fonte: FJERJ