Futmesa: Cleciano fica em 3º lugar na 5ª etapa do Estadual Individual da modalidade Dadinho
Sexta-feira, 22/09/2023 - 04:13
No duelo entre experiência e juventude, prevaleceu o talento do multicampeão Ronald Neri sobre o menino-prodígio José Augusto. Em uma decisão épica, com direito a 12 gols, o atleta do Flamengo fez valer a vantagem do empate, após um emocionante 6 a 6, e faturou o título da Série Ouro na quinta e penúltima etapa do Estadual individual de 2023 de futebol de mesa. O botonista do América, porém, jogou como gente grande, e, no tem-chute, quase chegou a uma virada histórica para estragar a festa rubro-negra e levantar seu primeiro troféu de campeão na categoria adulto. Fato é que o Grajaú Tênis Clube foi palco, no domingo (17/9), de uma das finais mais emocionantes dos últimos tempos. O dia também foi de celebração para Sarti Neto (Flamengo) e Arthur Kruger (Light), que subiram ao lugar mais alto do pódio na Master e no Sub-18, respectivamente.

Ronald Neri chegou ao título com uma campanha exemplar, dez vitórias, um empate e apenas uma derrota e a impressionante marca de 66 gols marcados em 12 partidas, média de 5,5 dadinhos no filó a cada 14 minutos. Na decisão, o craque rubro-negro usou sua experiência para abrir uma vantagem segura no placar e comandar as ações na mesa, mesmo diante de um José Augusto muito concentrado na busca pela virada. No intervalo, o Flamengo vencia o América por 4 a 2. A vantagem foi mantida até os minutos finais, quando Ronald abriu 6 a 4. Determinado, porém, o atleta rubro chegou à igualdade e teve a chance de vencer no tem-chute, após o cronômetro zerar, mas sua finalização parou no goleiro. Frustração para José Augusto, alegria e alívio para Ronald Neri, que, com a conquista, subiu para o segundo lugar no ranking do returno do Estadual — está apenas dez pontos atrás do líder Paulinho Quartarone (Fluminense): 950 a 940. Quartarone, por sua vez, terminou a quinta etapa do Estadual na quinta colocação da categoria adulto. A disputa do terceiro lugar foi entre Cleciano (Vasco) e Belga (Flamengo), com vitória por 3 a 2 do atleta cruzmaltino. Completaram o pódio da Série Ouro João César (América), na sexta colocação; André Santos (River), em sétimo; e Adriano (Vasco), em oitavo lugar.

Na Série Prata, o título ficou com Brayner (Vasco), que, na final, bateu Marcus (Grajaú), por 2 a 1. O terceiro lugar foi de Eduardo Medeiros (Piedade), que derrotou Wellington (Flamengo), por 2 a 0. Completaram o pódio Edmundo (Fluminense), Paulo Caldas (Fluminense), Osmar (Fluminense) e João Pedro (River).

Na categoria Máster, a festa também foi rubro-negra, após empate de Sarti Neto (Flamengo) em 3 a 3 com Latino (Duque de Caxias), em outra final emocionante, na qual o atleta do Flamengo sagrou-se campeão invicto. Na disputa do terceiro lugar, BYK, campeão do primeiro turno e garantido nas finais do Estadual, derrotou Veras (Liga Fonte), por 3 a 0. O pódio foi completado por Washington (Duque de Caxias), Maia (Piedade), Monstro (Fluminense) e Marcelo Fish (Vasco). A liderança do returno está com Veras, que soma 970 pontos ganhos, seguido por BYK, com 935, Maia, com 925, e Latino, com 905, em acirrado duelo pelas três vagas restantes às finais da competição, em dezembro.

Duelo acirrado também se observa na categoria Sub-18. Na quinta etapa, disputada em pontos corridos, o título ficou com o garoto Arthur Kruger (Light), que ergueu o troféu após cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, com 63% de aproveitamento. O segundo lugar ficou com Drago (Botafogo), campeão do primeiro turno e que segue firme, palhetada a palhetada, pelo título do returno para ser campeão estadual antecipadamente. Completaram o pódio Matheus (Grajaú) e Izac Arcanjo (River). A liderança do ranking do segundo turno está com o botonista alvinegro, que soma 980 pontos, dez a mais que Izac Arcanjo e 20 a mais que Kruger e Matheus.

Sinônimo de fortes emoções para o dia 11 de novembro, na sexta e última etapa da primeira fase do Estadual, promovido pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj).



Fonte: Fefumerj