Futmesa: Vasco disputa a Copa Geraldo Cardoso Décourt da modalidade Bola 12 Toques neste fim de semana
Sábado, 16/09/2023 - 03:36
A Copa Geraldo Cardoso Décourt de Futebol de Mesa será disputada neste fim de semana, dias 16 e 17 de setembro, na sede do Botafogo Futmesa, com a disputa das categorias máster (acima de 48 anos) e adulto, respectivamente. A competição será na regra brasileira internacional 12 toques e começa às 9h em ambos os dias. A entrada é gratuita para quem quiser acompanhar o evento na Rua do Riachuelo, 373 – 4º andar, no Centro do Rio.

Estarão presentes atletas de oito clubes: America, America de Três Rios, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Liga Campista e Vasco da Gama.

Esta será a terceira e última etapa classificatória para as finais do Campeonato Estadual Individual, que acontecem nos dias 25 e 26 de novembro. Além destas, foram realizados três Opens, competição que reúne atletas másters e adultos juntos, e uma Taça Cidade Maravilhosa, que tem o formato diferente das Etapas e Opens, sendo disputada em sistema de pontos corridos.

Ao final desta terceira etapa, o pior resultado desses sete eventos será descartado por todos os atletas. Ou seja, cada atleta vai somar as suas seis melhores pontuações no Ranking Geral de cada categoria. Os doze primeiros disputam a Série Ouro do Campeonato Estadual Individual. Os demais jogam as séries Prata, Bronze Extra, também com doze atletas cada.

Para a Copa Geraldo Cardoso Décourt estão inscritos 16 atletas na categoria máster e 38 na categoria adulto. O sorteio dos grupos acontece nesta quinta-feira (14/09), às 19h, no canal da modalidade 12 toques no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=W4usXFS968I

Atualmente os 12 melhores classificados, já considerando o descarte da temporada, em cada categoria são:

Adulto:
Nando (Vasco da Gama)
Rhaniery (Vasco da Gama)
Marcus Vinícius (Vasco da Gama)
Alessandro (Vasco da Gama)
Lucas Cavalcante (America)
Felipinho (Vasco da Gama)
Clóvis Pirica (Friburguense)
Igor Quintaes (Vasco da Gama)
Amon-Rá (America)
Rubinho (Vasco da Gama)
Marcos Antunes (Fluminense)
Hiego (Friburguense)

Máster:
Armando Amêndola (Flamengo)
Moacir (America)
Luiz Carlos (America)
Nélson Joazeiro (América de Três Rios)
Marco Pessoa (América de Três Rios)
Reynaldo (Fluminense)
Sérgio Castro (Flamengo)
Naldo (America)
Zé Luiz (América de Três Rios)
Cau Mendes (Flamengo)
Alexandre Souza (Flamengo)
Bad (Flamengo)

A nomenclatura da etapa é uma homenagem àquele que criou a primeira regra do esporte.

Geraldo Cardoso Décourt (14/02/1911 – 27/05/1998) foi um dos grandes divulgadores e difusores do que nós conhecemos hoje como futebol de mesa no Brasil (e não o fundador como muitos dizem). Por volta de 1928, Décourt criou o Celotex, que era o material usado para a confecção dos botões. Lança na mesma época o primeiro livro de regras publicado.

Vale salientar que esta regra não é mais utilizada, porém foi aprimorada e foi fundamental para o que é hoje utilizado nas mais variadas regras existentes no esporte.

Décourt conquistou o reconhecimento e admiração de uma legião de praticantes por sua incansável dedicação em colocar a brincadeira como um dos entretenimentos mais populares do Brasil. Nascido em Campinas/SP, foi pintor, escritor, compositor e ainda o maior propagador do futebol de botão em nosso país. O dia 14 de fevereiro dia do seu nascimento foi oficializado pelo governador Geraldo Alckmin, no ano de 2001, como o "Dia do Botonista".



Fonte: Fefumerj