Bernardo relembra vitória sobre o Fluminense no Brasileiro de 2011; veja reportagem do 'Globo Esporte'
Quinta-feira, 14/09/2023 - 15:07
Bernardo e Tartá relembram jogos de Vasco e Flu no Nilton Santos - hoje, 14/09/2023



Fonte: ge


Ex-Vasco, Bernardo recorda dia de herói contra o Flu em 2011: "Recebo muito mensagem sobre esse gol"

Bernardo é um dos nomes marcados no confronto entre Vasco e Fluminense. Em 2011, o meia marcou um gol salvador contra o rival no apagar das luzes, no Estádio Nilton Santos. A vitória por 2 a 1 na penúltima rodada manteve o time com chances de conquistar o Brasileirão.

Doze anos depois, os clubes se enfrentam no mesmo estádio, às 16h (de Brasília) deste sábado. Ao Globo Esporte, Bernardo relembrou o momento heroico pelo Vasco.

O jogador ainda tem lembranças vivas na memória dos torcedores vascaínos, especialmente os mais jovens. Integrante do time campeão da Copa do Brasil (a última grande conquista nacional do clube) e vice no Campeonato Brasileiro de 2011, Bernardo foi o artilheiro do Vasco naquela temporada, com 18 gols marcados. Ao todo, foram três passagens pelo time: 2011 (emprestado pelo Cruzeiro), 2013 e 2014, com total de 33 gols em 119 partidas.

- Eu recebo muito mensagem sobre esse gol. Que eles (torcedores) possam lembrar esse domingo de 2011. Vai ser um jogo muito importante para o Vasco. A gente vai estar na torcida e espero que o Vasco possa ter esse resultado positivo para começar a caminhada para fora da zona de rebaixamento - disse o jogador.

Aquela vitória do Vasco tirou as chances de título do Tricolor e deixou o sonho do vascaíno vivo. Memória feliz às vésperas de mais um clássico.

- Foi uma decisão que a gente teve. Já tínhamos sido campeões da Copa do Brasil. Foi um jogo meio conturbado. Tanto nós quanto eles tiveram chances de fazer um placar diferente - lembrou Bernardo.

- Com certeza (é o time que tenho mais carinho). Foi o clube que me colocou na prateleira do futebol brasileiro, foram mais de 100 jogos. Tenho carinho por todos os outros clubes que passei, principalmente o Cruzeiro, que foi o clube que me revelou, tive passagens pelo Santos e pelo Palmeiras, mas o que marcou mais foi o Vasco.

Em jogo marcado por diversas chances perdidas dos dois lados, aos 31 minutos da etapa final, Fellipe Bastos cobrou escanteio, Rômulo desviou de cabeça na direção de Alecsandro, na segunda trave, que cabeceou para abrir o placar. A bola ainda tocou nas duas pernas de Diego Cavalieri antes de entrar.

Sete minutos depois, aos 38, após o mesmo Alecsandro perder uma grande chance um pouco antes, Fred recebeu lançamento do meio de campo, já dentro da área, dominou de peito e, de voleio, empatou a partida.

O empate dos rivais cariocas deixaria o título com o Corinthians, mas a estrela de Bernardo brilhou e reascendeu a esperança vascaína. O camisa 31, no momento em que recebeu o cruzamento de Alecsandro na área, apareceu por trás dos zagueiros e cabeceou à queima roupa para defesa de Cavalieri, que espalmou para frente. A bola foi ao encontro de Bernardo, e o atacante aproveitou para marcar e colocar o 2 a 1 no placar.

Com a vitória, o Vasco chegou aos 68 pontos, contra 70 do Corinthians. Na última rodada, Vasco e Flamengo empataram em 1 a 1, e o título ficou com o clube paulista, que venceu o Palmeiras.

Invicto contra o Flu jogando pelo Vasco

Bernardo nunca perdeu para o Fluminense atuando pelo Vasco em todas as suas passagens pelo clube. Foram nove partidas, com quatro vitórias, cinco empates e dois gols marcados.

- É diferente. O Fluminense marcou bastante porque o time era muito qualificado, tinha o Deco, que jogou no Barcelona, o Fred, que estava em uma grande fase. Era um time muito forte de se jogar. Contra o Flamengo também é uma grande emoção, é uma rivalidade muito forte no Rio de Janeiro. Jogar clássico é sempre maravilhoso.

De jogador a torcedor

No último dia 27 de agosto, na 21ª rodada do Brasileirão, Bernardo deixou a vida de jogador de lado e trocou o gramado pela arquibancada. O setor visitante do Allianz Parque foi a casa do meia no confronto do Vasco contra o Palmeiras.

- É muito legal. Eu sempre acompanho. É um clube que se identificou comigo e foi uma experiência incrível, pois eu já tinha ido a São Januário e no Maracanã, mas sempre nas cadeiras, em um lugar mais calmo. Ir no Allianz e ficar onde o torcedor fica foi incrível poder torcer e o pessoal me recebeu muito bem. Eu vejo que sou um cara bem querido pela torcida do Vasco .

Fonte: ge