Basquete: Gerente-executivo Carlos Magno e técnico Léo Figueiró falam sobre o retorno do Vasco à modalidade
Sexta-feira, 08/09/2023 - 18:26
Depois de três temporadas tendo apenas um representante no NBB, o basquete carioca retorna ao cenário nacional com três dos quatro times de camisa da cidade. Para esta temporada, que começa em outubro, o Flamengo ganhou a companhia de Botafogo e Vasco, que ficaram três anos de fora da competição. Para além da competição, os gestores dos clubes e também da Federação do Estado estão animados com a transformação pela qual o basquete carioca pode passar.

O Vasco — a associação e não a 777 Partners — iniciou a sua retomada a modalidade no ano passado, quando montou um projeto e foi atrás de apoiadores. O clube conseguiu patrocinadores para bancar o time sem a necessidade de recorrer a lei de incentivo. O projeto do clube, além do time principal envolve ter equipes em todas as divisões de base e se consolidar como uma das lideranças do esporte em um prazo de até cinco anos, conforme explicou o gerente-executivo do clube, Carlos Magno.

— O plano é voltar a ser um expoente nacional dentro do basquete, voltando a disputar as finais de NBB, das principais competições nacionais e garantir vagas para competições internacionais. No prazo de 3 a 5 anos temos a expectativa de estar fazendo várias finais, disputando títulos, e o mais importante, que voltemos a ser um celeiro de formação de grandes atletas para o clube — contou.

O Botafogo também reativou o seu basquete profissional. O clube ainda está dividido entre dois projetos, um maior e outro menor, e depende de respostas da lei de incentivo para saber qual irá adotar. Porém, segundo fontes do clube, o objetivo do clube é se consolidar como formador e a ideia é que haja de quatro a seis jogadores da base no time que irá atuar nesta temporada. O entendimento é que o projeto é a médio prazo e que o clube deve ter resultados relevantes em um prazo de três anos.

O projeto é 100% elaborado pelo Botafogo associação, mas existe a possibilidade de a SAF dar suporte. Reuniões estão acontecendo e a ideia é que haja patrocínios casados, compartilhamento de redes sociais, departamento médico e outros. Representantes do clube foram contactados pela reportagem, mas não responderam.

No Flamengo, o retorno de Botafogo e Vasco foi considerado como "excepcional". O vice-presidente do rubro-negro, Guilherme Kroll, diz que o esporte precisa de rivalidade e isso é motivador.

— O retorno (dos clubes) é mais do que bom, é excepcional. O esporte vive da rivalidade e é muito ruim quando faltam adversários. A vontade de vencer alguém é que faz você crescer o investimento. E é mais motivador você derrotar o Botafogo e o Vasco, adversários históricos, do que quem não é. Essa rivalidade motiva também os patrocinadores, a diretoria.

Léo Figueiró, técnico do Vasco, compartilha da opinião:

— Com essas três equipes jogando em alto nível, vai ter um maior número de jogos de alto nível aqui no Rio. E com as camisas de peso com certeza esse torcedor do basquete voltará para o ginásio e estará muito feliz com a disponibilidade de grandes jogos aqui novamente.

Único clube de camisa que não tem um time de equipe profissional — apesar de estar presente em todas as categorias da base — o Fluminense afirmou que está buscando parcerias para voltar a ter uma equipe adulta.

— O basquete tricolor vem se fortalecimento em suas categorias de base com o intuito de voltar a ter uma equipe adulta que honre as nossas tradições. Para isso, estamos buscando parcerias e desenvolvendo projeto através das leis de incentivo ao esporte. Voltar a ter um basquete forte e competitivo é um desejo do clube — disse Márcio Trindade, vice-presidente do Departamento de Esportes Olímpicos do Fluminense.

O retorno dos clubes, além do NBB, traz esperanças de fortalecer também o campeonato estadual. O deste ano tem previsão de começar ainda em setembro, mas apenas com cinco clubes e com a presença apenas de Flamengo e Botafogo, a princípio. Porém, segundo o presidente da Federação de Basquete do Rio de Janeiro, Daniel Riente, há um planejamento para o ano que vem, que pode ter novidades.

— Esperamos que com esse processo de retorno do Vasco da Gama e do Botafogo possamos reorganizar nosso Estadual Adulto Masculino e trazer os torcedores de volta aos ginásios, como já vimos em um passado distante. Temos um calendário apertado por conta de algumas ações a serem realizadas pelas equipes, mas com o amadurecimento das estruturas dos clubes, para a temporada 2024, teremos grandes novidades — contou Riente



Fonte: Extra