Futmesa: Vasco vence o Dobermans e se garante na semifinal do Estadual 4x4 da modalidade Dadinho
Terça-feira, 05/09/2023 - 04:26
Grandes jogos e muito dadinho no filó agitaram o Estadual de Equipes 4 x 4, que chegou a um momento decisivo na temporada de 2023. Após as seis partidas da penúltima rodada da fase de classificação, no último fim de semana (26 e 27/8), Fluminense, no Grupo A, Flamengo e Vasco, no Grupo B, asseguraram presença nas semifinais da Série Ouro da competição, promovida pela Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj). Resta, agora, a definição do segundo colocado no grupo liderado pelo Tricolor (America, River ou Liga Fonte), bem como as agremiações que irão às Séries Prata e Bronze, o que acontecerá na quinta e última rodada, prevista para o dia 24 de setembro.

Mesmo fora de casa, em um duelo equilibrado, o Fluminense venceu o River, por 14 a 11, e, invicto, manteve os 100% de aproveitamento no Estadual. A classificação antecipada à Série Ouro veio com uma grande atuação do tricolor Aires, que venceu seis duelos e empatou dois, além de ter marcado 32 gols nos oito jogos que disputou — Marcelo Mendes, com 58,3% de aproveitamento, foi outro destaque da equipe das Laranjeiras. Pelo River, Marcinho, Lopes e o garoto Johnathan fizeram bonito, mas não conseguiram tirar a vantagem dos adversários ao longo do confronto, que chegaram a abrir 12 a 7 na sexta rodada. O líder Fluminense chegou aos 12 pontos ganhos no Grupo A, enquanto o River segue com seis.

Quem deu grande passo rumo à Série Ouro foi o América, que visitou o Grajaú Tênis Clube e não teve dificuldades para vencer por 23 a 5, chegando aos nove pontos ganhos e ficando a um empate — com o Olaria, em casa, na quinta rodada — para se classificar. Diogo Praça, Vargas, José Augusto, Gyraffa & Cia. não deram chances a Byke, Dudu, Minduba, Crespo, Deco e Barbosa, que, em momento algum, ameaçaram o triunfo do time Rubro, que abriu vantagem sobre River e Liga Fonte na luta pelo segundo lugar do Grupo A.

Com a vitória sobre o Olaria, por 23 a 3, a Liga Fonte, assim como o River, chegou aos seis pontos ganhos e segue com remotas oportunidades de ir à Série Ouro — as duas equipes vão se enfrentar na rodada final e quem vencer ainda terá que secar os americanos, mas têm presença quase certa na Série Prata. Fato é que, em seus domínios, a Liga Fonte foi superior à agremiação da Rua Bariri e com atuações seguras de Jorge Henrique (sete vitórias e um empate), Veras e Mello, dominou o confronto contra a equipe de Simonini, Shaolin, Luis Henrique, Netinho, Edmilson e Bolton. Grajaú, com três pontos, e Olaria (0) devem disputar a Série Bronze.

No Grupo B, Flamengo e Vasco mantiveram os 100% de aproveitamento no Estadual e já estão nas semifinais da Série Ouro. Os Rubro-Negros foram a Niterói e faturaram mais três pontos, chegando aos 12 no total: 15 a 10 sobre o FMN, que, com Garibaldi, Léo Machado, Serginho e Guanabara liderou o confronto na primeira rodada, ao vencer por 2 a 1. Só que levou o revés diante de um Flamengo que, comandado por Ricardo Mendonça, Proença, Belga e Jaime, foi abrindo vantagem a cada rodada sem maiores dificuldades. Os niteroienses, com um ponto ganho, devem disputar as semifinais da Série Bronze.

Já os Cruzmaltinos, em Cabo Frio, não tiveram pena dos Dobermans, que também devem ir à Série Bronze. Com excelentes atuações de Adriano, Edu, Cleciano e João, os vascaínos levaram a melhor sobre Ronaldo, Curvelo, Anderson e Alexander, e venceram por 20 a 6 — chegaram a fazer 7 a 0 no início do duelo. Com o Grupo B praticamente definido, resta saber quem ficará com a primeira colocação, já que Flamengo e Vasco, com 12 pontos ganhos cada um, irão se enfrentar na rodada final da fase de classificação, em São Januário, para ver quem terá a vantagem do empate na próxima fase da competição.

Na partida mais emocionante do fim de semana, o Piedade, em casa, derrotou o Botafogo, por 15 a 12, em um duelo definido apenas no oitavo e último confronto — o placar ficou em 10 a 10, na sexta, e em 12 a 12 na sétima e penúltima rodada. Os donos da casa saíram atrás nas primeiras palhetadas, assumiram a dianteira durante o duelo até os empates antes de um final eletrizante, com vitórias de Kaká sobre Renato (3 a 2), Maia sobre Malvar (3 a 2), e Juninho sobre Bê (5 a 2). O Piedade assumiu a terceira posição no Grupo B, com seis pontos ganhos. O Botafogo tem três e as duas equipes estão muito perto das semifinais da Série Prata.

A quinta e última rodada da fase de classificação do Estadual está prevista para o dia 24 de setembro e terá os seguintes confrontos: America x Olaria, Fluminense x Grajaú, River x Liga Fonte, Vasco x Flamengo, Dobermans x Piedade e Botafogo x FMN. Promessa de novas e fortes emoções.



Fonte: Fefumerj