Payet será o 3º jogador francês a atuar no futebol brasileiro
Quarta-feira, 16/08/2023 - 17:52
O Vasco recebe hoje o meia Dimitri Payet e, apesar dos 36 anos, o francês tem tudo para dar um pouco mais de qualidade e força ofensiva ao time. Se vai ser o suficiente para evitar uma nova queda, não se sabe. As experiências do clube com inscrições tardias para o setor de criação, como Nenê em 2015 e 2021, não se traduziram em medidas exitosas.

Mas com o ídolo do Olympique de Marseille a história tem tudo para ser diferente: nas mãos do argentino Ramón Díaz e com reforços mais rodados, o time ganhou competitividade. Os quatro pontos obtidos contra Grêmio e Bragantino, clubes que brigam no G-5, fez crescer a autoestima dos jogadores e o talentoso Payet chega para ser a cereja do bolo.

A contratação do meia nascido em março de 1987 nas Ilhas Reuniões, um departamento ultramarino da França, localizado no Oceano Índico, andou desafiando a memória de muita gente: seria Dimitri Payet o primeiro francês a vestir a camisa de um clube brasileiro em jogos oficiais? A resposta é não.

Dois outros conterrâneos tentaram a sorte no futebol brasileiro: os atacantes Danlaba Mendy, de família senegalesa, que fez quatro partidas pelo Grêmio em 98; e Aymen Souda, de origem tunisiana, revelado na base do Paraná e aproveitado em 16 partidas do clube entre 2012 e 2013.

O curioso é que dois dos quatro jogos oficiais de Mendy pelo Grêmio (14 no total) foram contra o Vasco, pela Copa Mercosul – os outros dois contra Internacional e Paraná. Ao todo, foram 35 minutos num time que tinha Danrlei, Ronaldinho Gaúcho, Tinga, Roger e Rodrigo Mendes. Mendy, de 22 anos, e vinha da IMG Academy, nos Estados Unidos, onde estudava e treinava.

Souda surgiu nos infantis do Nice, na França, mas completou a formação pelos juniores do Paraná, em 2011. No ano seguinte, aos 19 anos, fez quatro jogos pelos profissionais e em 2013 entrou em campo em 12 partidas da segunda divisão do paranaense. Chegou a marcar três gols, mas acabou sendo negociado com o Cádiz, da Espanha, em 2014.

Pelos 36 anos, com trajetória admirável pelo Olympique Marseile, Lille, West Ham e, sobretudo pela seleção francesa, a chegada de Payet ao Vasco me remete à passagem de Clarence Seedorf pelo Botafogo, em 2012. Nascido em Paramaribo, no Suriname, mas naturalizado holandês, o meia fez 58 partidas, com 12 gols e conquistou o Estadual de 2013. Que o francês tenha a mesma sorte!



Fonte: Blog Futebol, coisa & tal... - Extra