Presidente do Fluminense reclama de ação judicial do Vasco para jogar no Maracanã
Segunda-feira, 14/08/2023 - 14:39
A judicialização do Vasco para mandar a partida contra o Atlético-MG no Maracanã, no próximo dia 20, não caiu bem nas Laranjeiras. Isso porque, às vésperas de encarar o Olimpia, pelas quartas de final da Libertadores, o Fluminense se irritou com o pedido e nutre duas preocupações: o desgaste excessivo do gramado e o risco de multa por parte da Conmebol.

Depois de ter pedido negado pelo Consórcio Maracanã, o Vasco entrou na Justiça para jogar contra o Atlético-MG no estádio. Porém, um dia antes, o Fluminense entra em campo para enfrentar o América-MG. Com dois jogos em sequência e no mesmo fim de semana no Maracanã, o gramado ficaria em condições ruins para o duelo contra o Olimpia, na quinta-feira seguinte. Para o presidente Mário Bittencourt, trata-se de uma tentativa vascaína de tumultuar.

- O Rio de Janeiro tem outro estádio, mas, infelizmente, fica claro que o objetivo do Vasco é apenas o de tumultuar a nossa gestão do estádio - iniciou o presidente.

- Esperamos que haja sensibilidade por parte do Poder Judiciário. Essa semana tem semifinal da Copa do Brasil, semana que vem tem quartas de final da Libertadores. Jogos decisivos pelos quais os clubes se preparam o ano inteiro. O gramado não pode estar ruim - completou.

Entre os motivos que irritaram o Fluminense, estão o desempenho técnico e preocupação financeira. Quanto pior o gramado, mais problemas a equipe do técnico Fernando Diniz terá para impor o seu estilo de jogo de toque de bola. Em contrapartida, um jogo mais físico tende a favorecer o Olimpia. Seriam 14 horas entre um jogo e outro.

Datas dos jogos

Fluminense x América - 19/08/2023 (Campeonato Brasileiro)
Vasco x Atlético-MG - 20/08/2023 (Campeonato Brasileiro)
Fluminense x Olimpia - 24/08/2023 (Libertadores)
Flamengo x Internacional - 26/08/2023 (Campeonato Brasileiro)

Já sobre finanças, no último dia 4, a Conmebol abriu processo disciplinar contra o Flamengo devido, entre vários motivos, o estado ruim do gramado do Maracanã. O prazo para o Rubro-Negro se defender era até 11 de agosto. Na ocasião, o delegado escreveu que "devido ao uso excessivo, o campo tem áreas bastante afetadas, as linhas de marcação excedem a medida de 12cm e se aprofundaram, ficando abaixo do nível da grama".

Caso o Flamengo seja considerado culpado, a punição prevista nos códigos disciplinares da Conmebol é de multa. O Fluminense teme que o mesmo expediente seja aberto contra o clube.

- Por ser o estádio que receberá a final da competição, a Conmebol está acompanhando de perto e pressionando para que haja um maior cuidado - completou Mário Bittencourt.

O Vasco já havia jogado no Maracanã uma vez neste Brasileirão, contra o Palmeiras, pela segunda rodada. Na ocasião, o clube precisou entrar na Justiça para conseguir a liberação.



Fonte: ge