Natação Paralímpica: Vascaíno Douglas Matera conquista a medalha de bronze nos 100m costas S12 no Mundial
Terça-feira, 01/08/2023 - 08:07
ocpboficial

Os primeiros medalhistas do Mundial de Natação de Manchester 2023!
🥇🥉🥉🥉🥉

A competição começou com um bronze de @ceciliaraujo_ , seguido pelos bronzes de @samukasuperaofc , @douglasmatera e @rodriguesphelipe . Além é claro, do ouro garantido por @mariacarolinasantiago!

Parabéns a todos os atletas que representaram o Brasil no primeiro dia de provas no Manchester Aquatics Centre. 🇬🇧💦

Continue na torcida, porque tá só começando! 🩵🇧🇷



Fonte: Instagram Comitê Paralímpico Brasileiro


Carol Santiago fatura primeiro ouro do Brasil no Mundial de natação paralímpica

O Brasil havia emplacado três medalhas de bronze no Mundial de Natação Paralímpica, nesta segunda-feira, em Manchester, na Inglaterra. Mas, Carol Santiago, enfim, colocou o país no topo o conquistar o ouro nos 100m costas S12, com o tempo de 01:08:89. A australiana Jenna Jones e a espanhola Maria Delgado, respectivamente, completaram o pódio. Phelipe Rodrigues, Cecília Araújo, Samuel Oliveira e Douglas Matera faturaram o bronze neste início de competição.

Carol Santiago comemorou o resultado, a 99ª medalha de ouro do Brasil em Mundiais, e torce para que o país alcance logo a centésima conquista.

- A gente fica muito concentrado, é um trabalho sério que a gente faz. Chegando próximo da prova, passa na cabeça a estratégia, tudo, então a gente vem concentrado. Deu certo, a prova foi boa. A comissão técnica e eu estamos animados com esse começo. Será uma grande competição. Pra mim é uma honra levar o nome do Brasil. Fico feliz de fazer parte dessa história. Se vier o centésimo, que venha com muita garra e determinação como foi nessa prova.

Detentor de 17 medalhas em Mundiais, Phelipe Rodrigues adicionou mais uma à sua coleção. O atleta, que encerrou os trabalhos para o Brasil nesta segunda-feira, completou os 50m livre da classe S10 em 23s72 e levou o bronze para casa.

Da atual delegação do Brasil, Phelipe é quem possui o maior número de medalhas. E ele celebrou o resultado, conquistado na cidade onde morou, há cerca de uma década, visando aos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012.

- Ganhar medalha é sempre bom, né? Fiquei um pouco longe do meu melhor na vida, mas estou feliz, participando de um campeonato mundial e estar medalhando com essa galera... Eu e o David, da Espanha, somos os mais velhos da prova e, mais cedo, quando fui nadar, a gente brincou e falou assim: "A nova geração está vindo forte, né (risos)?". Mas estamos aí, dando trabalho ainda - comentou o atleta, que está em sua última edição de Mundial.

Primeira representante do Brasil a entrar em atividade, Cecília Araújo anotou seu melhor tempo (5:08:94) na temporada. A nadadora bateu em terceiro lugar e faturou o bronze nos 400m livre S8.

- Eu me emocionei no pódio. Muitas vezes eu fui chamada de atleta de uma prova só, e hoje meu esforço foi recompensado, sabe? Esse ano foi muito decisivo em relação a isso: a minha mudança de postura, a garra, a [vontade de] querer vencer e o respeito que meu treinador teve por mim. Eu precisei me afastar um pouco, muita gente achou que eu estava desistindo da natação, que minhas escolhas seriam em vão... Mas eu agradeço por tudo, quem conviveu comigo nesse ultimo ano e quem respeitou essa minha mudança de postura para me tornar cada vez mais uma atleta de alta performance, e não uma atleta de uma prova só.

Samuel Oliveira, de 17 anos, entrou compenetrado, sem dancinha, como de costume. Samuca quebrou o recorde das Américas (31s58) e levou a medalha de bronze.

- Prova excelente, fiz tudo que a gente estava treinando. Foram muitos meses pra conseguir conquistar esse tempo. Essa marca é muito especial pra mim porque eu já bati ela 2x em treino mas nunca foi oficial. Sempre em competições, como lá em São Paulo, Open, Brasileiro... nunca saiu, mas dessa vez eu disse "esse tempo vai sair em um lugar especial" e foi no mundial. Estou muito feliz, não esperava 31.5s, esperava 31.8s, que é minha marca, mas foi além do que eu estava pensando né, só tenho que agradecer a todo mundo que estava torcendo aí por mim.

Nos 100m costas S12, Douglas Matera foi pressionado na terceira posição, mas sustentou o lugar e garantiu presença no pódio. Ele exibiu a medalha de bronze no peito com o tempo de 01:04:60.

- Foi ótimo! O especial é que a gente só sabe o resultado depois que a gente sai da piscina, foi o Maceió ali que me deu a notícia, comemorei muito. A competição está muito atrasada, isso prejudica muito porque a gente se planeja para ficar pronto, pra aquecer, colocar o traje, que é muito apertado. Eu fiquei com ele quase 1h30 quando o ideal é ficar por, no máximo, 40min. Na sala de preparo também fica muito calor, então tudo isso te afeta.

RESULTADOS DO BRASIL NAS FINAIS:

400m livre S8 Fem - Cecilia Araújo - 3º lugar
100m peito SB9 Masc - Ruan Felipe - 6º lugar
50m livre S5 Masc - Samuel Oliveira - 3º lugar
50m peito SB2 (SB1-2) Masc - Gabriel Araújo - 6º lugar
200m livre S14 Masc - Gabriel Bandeira - 5º lugar
50m peito SB3 Fem - Patrícia Santos - 4º lugar
100m costas S12 Masc - Douglas Matera - 3º lugar
100m costas S12 Fem* - Carol Santiago - 1º lugar
100m peito SB4 Fem - Susana Schnarndorf - 7º lugar
50m livre S10 Masc - Phelipe Rodrigues - 3º lugar

Fonte: ge