Futmesa: Vascaínos são campeões da 3ª Expo Botão nas modalidades Subbuteo e Bola 3 Toques
Segunda-feira, 24/07/2023 - 19:19
vascofutmesa

Domínio vascaíno na modalidade Subbuteo na 3ª edição da Expo Botão - @expo.fb

Campeão - Abel Cepa
Vice - Paulão
Terceiro - Moraes
Quarto - Sérgio



Na modalidade Pastilha, Igor Quintaes foi o representante vascaíno melhor colocado na 3ª edição da Expo Botão - @expo.fb - terminando na 5ª colocação.



A dupla formada por Evandro e Ornelas se sagrou campeã 🏆 da 3ª edição da Expo Botão - @expo.fb - na modalidade 3 toques.

Éder e Marcelinho foram vice-campeões superando as duplas do Fluminense formadas por Marco André/Ricardo Machado e Dudu/Cláudio e a dupla rubro-negra formada por Bruno/Jota.



Na modalidade Dadinho 9x3, a equipe vascaína terminou como vice-campeã na 3ª edição da Expo Botão.



Na modalidade Dadinho Retrô, destaque para Nine, que terminou na 4ª colocação na EXPO BOTÃO, realizada ontem (23/07) no Grajaú Tênis Clube.



Resumo da participação vascaína na 3ª Expo Futebol de Botão, realizada no último domingo, 23 de julho, nas quadras do Grajaú Tênis Clube.

🏆Modalidade 3 Toques
Campeão Categoria Duplas: Evandro Gomes e Ornelas

🥈Modalidade Dadinho
Vice-campeão Por Equipes
Oliveira, Cleciano, Adriano e Edu.

🏆Modalidade Subbuteo
Campeão Categoria Individual
Abel Cepa

🎖 Modalidade Dadinho Retrô
4º lugar Categoria Individual
Nine

🎖 Modalidade Pastilha
5º Categoria Individual
Igor Quintaes

Não houve disputa das modalidades Sectorball, Chapas e 12 toques.

E o Vasco não participou das competições da regra 1 toque.



Fonte: Instagram Vasco Futmesa


BOLA 3 TOQUES NA EXPO FUTEBOL DE BOTÃO 2023 – TORNEIO DE DUPLAS FOI VENCIDO POR EVANDRO GOMES E ANTONIO ORNELAS

Pela modalidade Bola 3 Toques, foi realizado um Torneio de Duplas na ExpoFutmesa. Um clima de amizade, descontração, amizade e informalidade caracterizaram a disputa. Mais importante do que o título e a premiação, o foco da modalidade foi na demonstração das nuances e regras do jogo, dos gols improváveis e das diversas semelhanças com o futebol dos campos (impedimento, proporções do campo de jogo em escala similar ao futebol real, etc…).

Cinco duplas disputaram o Torneio, em sistema de todos contra todos. Ao final, a dupla vascaína Antônio Ornelas e Evandro Gomes sagrou-se campeã. Em segundo, veio outra dupla do Vasco da Gama, formada por Éder Patrocínio e Marcelo Lima. As demais duplas participantes foram Claudio Figueiredo e Dudu Tavares (Fluminense), Marco André e Ricardo Machado (Fluminense) e Alex Jota e Bruno Machado (Flamengo).

O resultado final da modalidade foi extremamente satisfatório: muitos presentes, desconhecedores da modalidade, se mostraram interessados em experimentar a denominada "Regra Carioca". Isso, somado ao clima de companheirismo e fair play, fez com que a modalidade tivesse um dia que será para sempre lembrado por seus participantes.

EXPO FUTEBOL DE BOTÃO 2023: FESTA RUBRO-NEGRA NO DADINHO

Com a presença de 150 botonistas das mais variadas modalidades, as feras do dadinho 9 x 3 também fizeram bonito na III Expo Futebol de Botão, realizada no domingo (23/7), no Grajaú Tênis Clube. Ao todo, 14 agremiações disputaram um emocionante campeonato de equipes 4 x 4, em pontos corridos — com jogadores federados e não federados —, no qual o Flamengo mostrou sua força. Após dez vitórias e três derrotas, o Rubro-Negro somou 30 pontos ganhos e ergueu o troféu de campeão. Com 28 pontos, o Vasco celebrou o vice-campeonato (nove vitórias, um empate e três derrotas), enquanto o River, único invicto na competição (sete vitórias e seis empates), ficou em terceiro lugar, fechando o pódio.

Antes da primeira palhetada do dia, foi feita uma homenagem a Jorge Ferraz, atleta do Vasco da Gama, com um minuto de silêncio em sua memória (ele faleceu no dia 18 de julho, em decorrência de complicações oriundas de uma cirurgia de hérnia).

Ainda emocionados e consternados com tamanha perda — Jorge era um dos mais bem conceituados jogadores do circuito, tanto dentro quanto fora das mesas —, os botonistas deram início à busca pelo título, com muitos dadinhos no filó em duelos emocionantes.

Com campanhas consistentes, America, em 4º lugar, com 24 pontos ganhos; Botafogo (5º, com 23); Fluminense (6º, com 22); Piedade A (7º, com 21); e Flamengo B (8º, com 21) perseguiram os líderes rodada a rodada, mas sucumbiram nos momentos decisivos. Não menos emocionante foi a luta pelas demais posições na classificação geral: a Liga Fonte terminou na nona posição, com 16 pontos ganhos, um a mais que o Piedade B. Com dez pontos ganhos, o FMN ficou em 11º lugar e levou a melhor sobre Tropa de Elite (12º, com 9 pontos); São Cristóvão (13º, com 7); e Liada SG (14º, com 2).

Rivalidades e triunfos à parte, o que realmente valeu o dia foi o clima de união e confraternização entre todos os atletas do dadinho, que, ao lado dos praticantes do 1 toque, 3 toques, Chapas, Pastilha, Sectorball e Subbuteo mostraram a força do futebol de mesa carioca e o quanto o esporte pode crescer e aparecer no cenário nacional. O evento, promovido pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj), ainda contou com competições das modalidades experimentais Dadinho Retrô, Carpete e Futsal de Mesa. Uma verdadeira festa do querido futebol de botão, precursor de tudo que este esporte vivencia hoje.

PASTILHA NA EXPO FUTEBOL DE BOTÃO 2023

No dia 23 de julho de 2023, domingo, ocorreu a 3ª Expo Botão, no Grajaú Tênis Clube, Rio de Janeiro. O evento já se consagrou como uma grande confraternização entre botonistas, jogando praticamente todas as modalidades praticadas no estado do RJ, e possibilitando o intercâmbio entre atletas de diferentes origens.

No torneio individual de Pastilha participaram 16 atletas, representando os clubes A.A. Light, Botafogo, Fluminense, Friburguense, Olaria e Vasco da Gama, além de um atleta não federado. O torneio foi disputado no ginásio 2, compartilhando o espaço com as modalidades Retrô e Subbuteo. Houve um significativo aumento de participantes em relação à edição da 2ª Expo, realizada em 2021.

O torneio foi disputado em quatro grupos com quatro atletas cada, classificando os dois primeiros para a disputa das quartas-de-final. O título, pela segunda vez consecutiva, foi para um atleta do Friburguense, dessa vez para Anísio, vencendo por 2 x 1 a final com Marcelo, do Fluminense.

A Expo Botão consolida-se como um importante evento para a Pastilha, atraindo a atenção de todos os presentes e possibilitando a interação com atletas de outros clubes que podem se juntar à modalidade no futuro e fortalecê-la ainda mais. O próximo evento é o 1º OpenFlu de Pastilha, dia 12 de agosto de 2023 na sede do Fluminense, aberto a todos os interessados. Abaixo, segue a classificação final do torneio.

Campeão: Anísio – Friburguense
Vice-Campeão: Marcelo – Fluminense
3º: Campito – Friburguense
4º: Moisés – Fluminense
5º: Igor – Vasco da Gama
6º: Salac – Fluminense
7º: Carlos André – Fluminense
8º: Paulão – Vasco da Gama
9º: Cocada – A.A. Light
10º: Arthur – A.A. Light
11º: Rapozão – Fluminense
12º: Abel – Vasco da Gama
13º: Marcão – Fluminense
14º: Fábio – Friburguense
15º: Marcus – Botafogo
16º: Lauria – Não federado

SUBBUTEO NA 3ªEXPO FUTEBOL DE BOTÃO 2023

No dia 23 de julho de 2023, domingo, ocorreu a 3ª Expo Botão, no Grajaú Tênis Clube, Rio de Janeiro.

O evento já se consagrou como uma grande confraternização entre botonistas, jogando praticamente todas as modalidades praticadas em nosso estado.

Pela modalidade Subbuteo tivemos atletas dos clubes: Vasco, Olaria e Light.

Nosso agradecimento ao holandês Peter Van den Houten por vir de longe prestigiar e participar também da competição.

Tivemos 8 participantes divididos em 2 grupos de 4 passando os 2 primeiros de cada grupo para as semifinais.

Nas semifinais, tivemos no primeiro confronto: Abel vencendo Sergio por 2×0 e no outro confronto tivemos Paulão vencendo Moraes também pelo placar de 2×0.

Na final, Abel venceu Paulão pelo placar de 2×1.

Fonte: Fefumerj