Futmesa: Vasco fica em 3º lugar no Brasileiro da modalidade Sectorball
Terça-feira, 18/07/2023 - 00:43
Foi disputado nas dependências do Botafogo durante o fim de semana (15 e 16 de Julho de 2023) o mais esperado e cobiçado torneio do calendário nacional da modalidade Sectorball. Com uma mescla de nomes conhecidos, novas promessas e uma dose de surpresas, o Campeonato Brasileiro foi um prato fundo e cheio para quem gosta de futebol de mesa.

O Torneio Individual (Sábado)

Desde o início, boa parte das atenções se voltava para o tetracampeão individual Weber (Bangu), que tentava o penta. Com uma campanha boa e performance que subia a cada rodada, tudo parecia encaminhado para mais uma final com um dos maiores botonistas do sectorball brasileiro, e isso se confirmou após um shootout contra o bicampeão Lages (Vasco da Gama) nas semifinais. Enquanto isso, mais um bicampeão, Robson Marfa (Botafogo), enfrentava um inspirado Gabriel Barbosa (Olaria) em uma partida que terminou com vitória do atleta botafoguense e selou a repetição da final de 2022. Contudo, as semelhanças param por aí. Se em 2022 Weber foi o campeão em um tenso shootout após empate no tempo regulamentar, agora foi a vez de Robson vencer exatamente da mesma forma e conquistar seu terceiro título individual. Na decisão de terceiro lugar, Gabriel venceu Lages por dois gols a zero em uma partida que poderia muito bem ter sido a grande decisão do título.

Confira a classficação final da competição:

1º Robson Marfa (Botafogo)
2º Weber Gomes (Bangu)
3º Gabriel Barbosa (Olaria)
4º Marcelo Lages (Vasco da Gama)
5º Paulão Costa (Vasco da Gama)
6º Bolton (Olaria)
7º Lauro Couto (Vasco da Gama)
8º Halisson (Botafogo)

Os principais vencedores do Campenato Brasileiro Individual de Sectorball são:

Weber Gomes – 4 títulos (2014, 2016, 2019 e 2022)
Robson Marfa – 3 títulos (2011, 2015 e 2023)
Marcelo Lages – 2 títulos (2012 e 2013)
Horácio Junior – 1 título (2017)
Abel Cêpa – 1 título (2018)

O Torneio de Equipes (Domingo)

Depois das emoções do individual, os botonistas se reuniram outra vez para, dessa vez, jogar o Campeonato Brasileiro de Equipes. Bangu, Botafogo, Olaria e Vasco da Gama mediram forças para decidir qual equipe seria a campeã. Após excelentes partidas, chegou-se a uma rodada final onde todos poderiam ser campeões, o Bangu de Weber, Marcelo Coutinho, Luisinho, Ricardo e Junior defendia seu título contra o Olaria de Gabriel, Simonini, Paulo do Carmo, Márcio Bolton, Allan Shaolin e Maciel, enquanto o heptacampeão Vasco da Gama de Abel Cêpa, Paulão, Lages e Lauro buscava uma vitória contra o Botafogo do campeão individual Robson Marfa, Jorge, Halisson e Marcos Moysés. O final dos jogos, de maneira invicta, o estreante Olaria surpreenderia ao conquistar seu primeiro título, sendo o quarto clube na história a ser campeão brasileiro da modalidade, seguido pelos anfitriões botafoguenses, Vasco da Gama e Bangu.

Classificação Final:

Campeão – Olaria A.C.
Vice-Campeão – Botafogo F.R.
Terceiro Lugar – C.R.Vasco da Gama
Quarto Lugar – Bangu A.C.

Os principais vencedores do Campenato Brasileiro Interclubes de Sectorball são:

Vasco da Gama – 7 títulos (2014, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017)
Portuguesa – 2 títulos (2018 e 2019)
Bangu – 1 título (2022)
Olaria – 1 título (2023)

Conclusão:

Enquanto o pódio no individual teve quatro atletas de quatro diferentes clubes, mostrando como houve um crescimento da modalidade em função dos esforços de todos os clubes, o resultado da competição de clubes mostrou a mescla de um clube novo na modalidade com os já estabelecidos que é muito sadia, fazendo do Sectorball em geral o grande vencedor do dia.



Fonte: Fefumerj


XI Campeonato Brasileiro Individual de Sectorball

Dia 15 de julho foi realizado o XI Campeonato Brasileiro Individual de Sectorball na bela e agradável sala do Botafogo Futmesa.

22 atletas abrilhantaram a competição com jogos muito disputados com muita técnica. O mais interessante foi a estréia de muitos botonistas novos na modalidade mostrando a crescente do Sectorball.

Na primeira fase os atletas foram distribuidos em 2 grupos de e 2 grupos de 6, classificando os quatro primeiros para oitavas de finais.

Nas oitavas foram os seguintes resultados:

Lages 1×0 Juninho, Paulão(shoout) 0x0 Shaolin, Robson 1×0 Paulo Carmo, Gabriel 2×0 jorge, Barthez 0 x 3 Lauro, Abel 0 x0 (shoout)Halisson, Alexandre S 1 x 2 Bolton e Weber 1×0 Luizinho.

Nas quartas de finais :

Lages 2×0 Halisson, Robson 1x 0 Lauro, Bolton 0x6 Gabriel e Paulão 1×1(shoout)Weber.

Nas semi-finais:

Lages 0 x 0(shoout) Weber
Gabriel 0x2 Robson

Na disputa pelo terceiro Gabriel 2×0 Lages e a final após empate de 0x0 Weber começou a ganhar no shoout e Robson conseguiu empatar na primeira séria de cobranças em 1×1. Na segunda série por aproximação no shoout Robson conseguiu converter em gol e weber chutou raspando na trave consolidando o tricampeonato de Marfa.

Assim ficou a classificação final :

Campeão Robson Marfa – Botafogo;
Vicê Weber gomes – Bangu;
Terceiro Gabriel Barbosa -Olaria
Quarto Marcelo Lages – Vasco
Quinto Paulão – Vasco
Sexto Bolton – Olaria
Sétimo Lauro – Vasco
Oitavo Halisson – Botafogo

No domingo, 16 de julho foram três rodadas para consolidar o campeão de clubes pela primeira vez na estréia, Olaria atlético clube.

Olaria 1×1 Vasco
Botafogo 3×0 Bangu

Olaria 2×0 Botafogo
Vasco 1×1 Bangu

Vasco 1×1 Botafogo
Olaria 1×0 Bangu



Fonte: CBFM