Futmesa: Vascaínos disputaram a 4ª etapa do Estadual Individual da modalidade Dadinho
Quarta-feira, 12/07/2023 - 02:28
Vence o Fluminense, com o verde da esperança… Em uma final tricolor, emocionante e digna das tradições do clube no futebol de mesa, Rodrigo Bandini venceu Paulinho Quartaroni, por 3 a 1, e faturou o título da Série Ouro (categoria Adulto) da quarta etapa do Estadual, domingo (9/7), no ginásio do Grajaú Tênis Clube. Com a presença recorde de 138 botonistas e a estreia de dois clubes de tradição no cenário carioca (São Cristóvão e Duque de Caxias), a abertura do returno da competição, promovida pela Fefumerj, foi realizada em grande estilo. Além de Bandini, outros campeões brilharam. Na Master, Veras (Liga Fonte) fez a festa. Na Sub-18, disputada em pontos corridos, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Izac Arcanjo (River).

Como quem espera sempre alcança, Bandini, enfim, mostrou todo o seu talento em busca do título estadual de 2023. Com uma campanha digna de campeão (nove vitórias, dois empates e uma derrota), teve sangue frio para superar um gênio das mesas e assumir a liderança isolada do returno, com 500 pontos. Quartarone, com oito vitórias, dois empates e duas derrotas, além do melhor ataque (47 gols) na etapa de julho, também segue na briga pelo título — é o vice-líder, com 490 pontos. O terceiro lugar na Série Ouro foi decidido em um duelo de atletas do America: vitória por 2 a 0 de Rodrigo Macieira, terceiro no returno (480), sobre Victor Praça, em quarto (470), mas já finalista do Estadual por ter sido o campeão do primeiro turno. O pódio da Série Ouro foi completado por Régis (América), em quinto lugar, seguido por Maia Jr (Piedade), Leo Arcanjo (River) e André Santos (River).

Já o título da Série Prata foi disputado por dois jogadores que chegaram invictos à decisão. Com uma emocionante vitória sobre Rafael (Flamengo), por 5 a 4, Allan Jorge (Dobermans) ergueu o troféu de campeão após nove vitórias e três empates. Rafael, por sua vez, estava com 100% de aproveitamento na competição (11 vitórias) até a finalíssima. Na disputa do terceiro lugar, Ricardo Mendonça (Flamengo) fez valer a vantagem do empate e ficou no 4 a 4 com Libório (Botafogo). Também subiram para a Série Ouro Valcy (Piedade), Eduardo Massa (FMN), Vargas (America) e Israel (River). Caíram para a Série Prata Tarouca (Vasco), Tanoco (Liga Fonte), Edmundo (Fluminense), Tubarão (Flamengo), Nine (Vasco), Ademir (River), Wellington (Flamengo) e Brayner (Vasco).

Na categoria Master, disputada por 35 botonistas, outra final entre invictos. O título ficou com Veras (Liga Fonte), que bateu João Carlos (Botafogo), por 2 a 1, e fez uma campanha com oito vitórias e dois empates — o alvinegro vinha de seis triunfos e três empates até o revés na decisão. Em tempo: campeão do primeiro turno, BYK (Grajaú Tênis Clube) também não foi derrotado (quatro vitórias e quatro empates), mas caiu nas quartas de final. Esta etapa da Master, porém, teve uma grata surpresa.

Em sua apoteótica estreia no Estadual, o São Cristóvão celebrou o histórico terceiro lugar de Carlos André (Casandré), que em sua primeira competição como federado, venceu Maia (Piedade), por 2 a 1, e foi presença marcante no pódio, completado por Gil Almeida (Fluminense), BYK, Jaime (Flamengo) e Elias (FMN). A liderança no ranking do returno está com Veras (500 pontos), seguido por João Carlos (490), Casandré (480) e Maia (470).

Na categoria Sub-18, o River ditou o ritmo. Com direito a barba, cabelo e bigode. De forma invicta (12 vitórias e dois empates), melhor ataque (25 gols) e melhor defesa (6 gols), Izac Arcanjo somou 38 pontos ganhos em 14 rodadas e faturou o título da primeira etapa do returno. Campeão do turno e finalista antecipadamente do Estadual, Drago (Botafogo) terminou na segunda posição, com 29 pontos, à frente de Matheus (Grajaú Tênis Clube), que, com 25 pontos, ficou com a terceira colocação. Kelwin (FMN), Arthur Kruger (Light), Maria (America) e Lorran (Fluminense) completaram o pódio.

A quinta etapa do Estadual está marcada para o dia 17 de setembro, com a promessa de muita emoção e grandes jogos na busca pelo título e pela soma de pontos importantes no ranking de 2023.

Fonte: Fefumerj